quarta-feira, 22 de abril de 2015

Pequenas atitudes podem ajudar o meio ambiente - Preservar é preciso!!!


Algumas iniciativas fazem a diferença para preservar a natureza

Manter praias, praças, rios, lagos limpos só depende de nós. Existem muitas iniciativas que podemos tomar para evitar que lixo se acumule e com isso haja enchentes e mortes de humanos e animais. Comecemos pelo lixo.
Ao ir à praia, recolha sacos plásticos que estiverem na água ou areia. Você pode salvar a vida de muitos animais marinhos. Muitas espécies se enroscam com esse material e acabam asfixiadas. Atitude parecida vale se estiver andando pela rua ou em algum lugar onde não há lixeiras por perto. O que se deve fazer é guardar seu lixo no bolso e descartá-lo em um local mais apropriado.
Em casa ou no escritório
Descarte pilhas e baterias em locais corretos. Apenas uma delas pode contaminar 30 mil litros de água por 500 anos. Seguindo a mesma lógica, pense duas vezes antes de trocar de computador. Ele pode ser atualizado com novas peças e você evita de contribuir com o descarte de 20 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano no Brasil.
Mobilização
Movimente seu bairro organizando campanhas para a construção de ciclovias, bicicletários além de grupos para limpeza e recuperação de praças e áreas verdes. Incentive todos a guardarem pneus velhos em locais em que a água não acumule para evitar a proliferação de mosquitos causadores de doenças.

Dicas de reciclagem

Aprenda maneiras úteis de reutilizar caixas de leite no dia a dia

Porta-trecos feitos de caixa de leite

Caixas de leite são consumidas em grande quantidade no mundo e no Brasil. Essas embalagens podem ser recicladas, desse modo, além de diminuir o desperdício de matéria prima, há a redução do gasto com recursos naturais, como água e energia utilizados no processo de reciclagem.
Mas antes de destinar sua caixinha, você pode prolongar a vida útil do item por mais algum tempo. Confira algumas dicas uteis de reutilização:

1. Formas de gelo gigantes

Limpe bem a embalagem, encha-a com água e ponha-a no refrigerador. Esses cubos de gelo gigantes são ótimos para serem utilizados em coolers para viagens, pique-niques, festas, etc.

2. Armazenamento de líquidos congelados

Limpe bem a embalagem e armazene nela o líquido. Congele o recipiente. Quando retirar a embalagem congelada, não é necessário descongelar o recipiente inteiro, basta cortar a quantidade necessária e, em seguida, retire o papelão em volta do líquido para descongelá-lo. É ótimo para para sopas, sobremesas congeladas ou creme de chantilly.

3. Contêineres de tinta

Corte o topo da caixa e use-a para guardar pequenas quantidades de tinta. Muito útil para retoques na pintura da casa.

4. Vasos

Com um pouco de trabalho é possível fazer vasos modernos a partir de caixas de leite por se tratar de um material impermeável. Confira o vídeo abaixo - o resultado é bem legal.

5. Porta-trecos

Corte o topo da embalagem, limpe-a, cubra-a com uma embalagem de presente, papel contact ou outro papel decorativo e use-a para guardar canetas, botões, nozes e outros objetos.

6. Absorver a gordura de alimentos

Abra a embalagem na parte lateral. Ela pode ser usada para absorver a gordura de alimentos fritos. O papel absorve o óleo enquanto o lado encerado evita que o mesmo vaze (a caixa de leite é composta por diversos materiais).

7. Pesos de porta

Embalagens com tampa são ótimas como pesos de porta, basta adicionar areia.

8. Coletor de lixo

Retire o topo da embalagem e utilize como lixo. Para evitar insetos ou odores, basta selar a parte superior da embalagem.

9. Plantadores

Corte o topo da embalagem até a altura desejada e, em seguida, adicione terra e plante sua semente. Quando crescer o suficiente, replante-a em outro recipiente. Pode ser enfeitada com algum tecido como linho, por exemplo.
Vasos feitos de caixas de leite

10. Protetores de chão

Quando for mover cadeiras, mesas ou sofás, simplesmente utilize caixas de leite cortadas em volta dos "pés" do objeto, evitando assim arranhões e desgastes no chão.

11. Alimentador para pássaros

Corte um retângulo no meio da caixa de forma para deixar um espaço no fundo para guardar a comida. Veja no vídeo abaixo como:

12. Artesanato

Caixas de leite podem se tornar brinquedos, bolsas e outros objetos.
Brinquedos feitos de caixas de leite


quarta-feira, 15 de abril de 2015

Árvores da Caatinga

PAU BRANCO (Auxemma oncocalyx)

Informação básica da planta





               

quarta-feira, 8 de abril de 2015

#Desaparecimento das abelhas: conheça algumas ações individuais para amenizar problema

Ausência de ação pode causar déficit na produção alimentícia mundial

Abelhas cumprem um papel importante no ecossistema, assim como em nossas vidas. Elas são os agentes polinizadores mais eficientes da natureza, além de serem responsáveis pela reprodução e perpetuação de milhares de espécies vegetais, produzindo alimentos, conservando o meio ambiente e mantendo o equilíbrio dos ecossistemas.
A polinização feita por elas garante a alta produtividade e qualidade dos frutos. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO - na sigla em inglês), 70% das culturas de alimentos depende das abelhas. Mas a eficácia delas não para por aí! Ao transportar o pólen entre as plantas, elas garantem a importante variação genética das espécies para o equilíbrio dos ecossistemas e a reprodução das espécies. Ou seja, sem abelhas, não temos alimentos na mesa (seja vegetal ou animal) e muito menos oxigênio.
Nos últimos anos, os apicultores perceberam a morte massiva de abelhas em apiários, após um grande número de espécies polinizadoras desaparecerem em um fenômeno chamado de "Síndrome de Colapso de Colônias".
Os culpados? Eles são muitos e nós já falamos de pelo menos um deles. Entre os especialistas parece haver um consenso entre os vilões do desaparecimento das abelhas polonizadoras: pesticidas e o desmatamento. Esse último, por exemplo, traz diversas consequências ruins. Para as abelhas, significa a perda de seu lar e dos frutos que as alimentam, tornando difícil sua sobrevivência. Já o uso de químicos, como pesticidas e agrotóxicos, causa problemas na memória da abelhas, fazendo com que elas se desorientem e percam a habilidade de retornar à colmeia; razão esta que torna impossível para os apicultores encontrarem as abelhas desaparecidas.
O problema não é somente a morte das abelhas, pois elas não são as únicas polinizadoras, mas sim que o seu desaparecimento iria desencadear uma reação em cadeia no meio ambiente que iria afetar cada ser vivo da natureza.
Tome a produção agrícola no Brasil como exemplo. Colmeias são alugadas para polinizar culturas em fazendas por todo o país. Em 2011, não havia abelhas para polinizar culturas de maçã, pepino, melão e melancia. Por falta de polinização suficiente, os frutos nascerem com sabor e formato adulterado. Houve perda de produção de outros alimentos, como laranja, algodão, soja, abacate e café, segundo David De Jong, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto, em entrevista à Revista Planeta.


E o que podemos fazer para amenizar este problema?

A campanha "Sem Abelha, Sem Alimentos", aconselha os seguintes passos para ajudar:

O aplicativo Bee Alert é uma plataforma de registro do desaparecimento ou morte de abelhas em apiários para fins científicos.
• Consuma produtos orgânicos
Dê preferência aos produtos orgânicos: são mais saudáveis por não conterem agrotóxicos, e não contaminam o meio ambiente em sua produção, além de essa ser uma medida de apoio à produção local orgânica.
• Tenha uma colmeia em casa
Cultive uma colmeia de abelhas nativas sem ferrão em seu jardim – um movimento cada vez mais universal, e de ampla recomendação para os amantes da natureza.
O Brasil possui mais de três mil espécies de abelhas, sendo sua maioria de abelhas nativas sem ferrão. Espécies como a jataí, iraí, jandaira ou mandaçaia, entre outras, são abelhas dóceis e que podem fazer parte de seu jardim. Só assim podemos admirar e preservar estes maravilhosos polinizadores.
Para saber mais sobre como criar sua colmeia em casa, confira a To-Bee ou a BeeHive.
• Plante árvores e cultive flores
Plante em sua casa, nos parques e nos bosques de sua cidade, espécies da flora apícola; flores com pólen e néctar fornecem o alimento natural das abelhas.
• Não utilize pesticidas
Não utilize pesticidas que sejam tóxicos às abelhas, particularmente os sistêmicos (neonicotinoides); dê preferência ao controle biológico de pragas.

 Claro que essas ações individuais têm abrangência pequena se comparadas às necessárias ações governamentais e de indústrias, mas contribuem para evitar maiores danos.