domingo, 5 de maio de 2013

Olá falando sobre a Mutuca...

Mutuca!



Todos já ouviram falar da bendita mosca chamada mutuca. Pois é aquela mosca grandinha, que gosta de picar cavalos, bois, e, pelo que vi, também humanos. Ontem levei 2 picadas de uma dessas, e já tinha levado umas outras picadas há algumas semanas. A primeira me deu tonturas, dores pelo corpo, e ficou uma mancha feia até hoje, na perna. As duas de ontem, me fizeram amanhecer hoje com inchaços enormes no local da picada,. Devido a isso, resolvi colocar algo sobre esses insetos aqui no blog hoje.Pesquisei bastante e descobri varias coisas interessantes.E que tem mais gente alegica a mutuca também.... Então, lá vai.

*

A mutuca tem o nome científico Tabanus bovinus e tem como características principais corpo redondo, colorido com tonalidades vivas e brilhos metálicos. Possuem o abdome fusiforme, cabeça volumosa mais larga que o tórax, olhos ocupam quase toda a superfície, antenas curtas, aparelho bucal curto tipo picador-sugador, tromba adaptada para picar e sugar, asas claras com pequenas manchas , antenas relativamente longas e tamanho maior que o de uma mosca doméstica . Ataca o gado bovino e equino, de grande porte, com comprimento variando de 2 a 2,5 cm.
Larvas são anfíbias com forma de cones alongados. Têm dois ganchos na cabeça e o abdome almofadado. Isso lhes permite rastejar em chão úmido sobre plantas aquáticas. As mandíbulas da mutuca são como um par de espadas afiadas, com saliências nos lados como se fossem serras, e que se cruzam como as lâminas de uma tesoura. Suas maxilas são como pequenas lanças de ponta aguçada, capazes de entrar e sair de um orifício como se fossem uma broca pneumática. Mas isso não é tudo. Esse estranho cirurgião, como se estivesse numa sala cirúrgica, suga o sangue de sua vítima, usando seu aparelho sugador. Finalmente, usa um anticoagulante para que o sangue não coagule. A picada da mutuca em si não é prejudicial, embora seja dolorosa, contudo, pode transmitir moléstias: a doença do sono ao ser humano na África e aos cavalos na Índia. No campo este inseto incomoda o gado e cavalos, pousando geralmente na região da anca, dorso do animal, pescoço e patas, locais onde o animal dificilmente consegue "espantá-las". Além de perturbarem o hospedeiro, podem transmitir agentes infecciosos e desencadear reações alérgicas.
Habitat – áreas rurais, pastagens e capoeiras. Vivem em geral próximas aos criadouros, abrigando-se nas matas.
Ocorrência – todo o Brasil
Hábitos – pica durante as horas quentes do dia. Raramente invadem casa e estábulos, preferindo picar animais a céu aberto. Predominam nos meses quentes e chuvosos, emergindo os adultos sempre nas mesmas estações do ano.
Alimentação – as larvas são carnívoras, alimentam-se de pequenos invertebrados de água doce. As fêmeas alimentam-se de sangue, isto é, são hematófagas. Os machos alimentam-se de pólen e néctar das flores.
Reprodução – os ovos são colocados às centenas em plantas aquáticas e junto das águas e as larvas desenvolvem-se na água.
Predadores naturais – peixes, anfíbios, aves, pássaros e répteis.

*

Bom, é isso. Estou colocando gelo e passando vick, que descobri pela net que pode ser bom. acho que terei de tomar um antialergico mas por enquanto vou deixando ver...Se não melhorar, vou ao médico depois.

Um comentário:

  1. Aqui em casa usamos histamine sobre a picada. Aqui em Arraial do Cabo Rj tem muiiiitaaaaa

    ResponderExcluir