domingo, 5 de maio de 2013

Pensando no Meio Ambiente...


Pessoal, peço desculpas pelo tempo que demorei a postar novamente por aqui. Não vou inventar desculpas pra isso, mas vou dizendo logo que pretendo manter este blog atualizado com mais frequencia a partir de agora, e espero a participação de vocês, nos pedidos sobre o que vocês querem ver aqui, tá certo?
Este mês estaremos dando inicio ao Projeto Meio Ambiente - Despertando uma consciêcia ecológica aqui na escola onde trabalho e vou começar com esta postagem aqui.


Vamos continuar com o papo sobre preservação do planeta, que é um dos mais preocupantes e que diz respeito a todos nós. Vou repassar algumas dicas sobre o cuidado que devemos ter em casa. Sei que muitos já devem saber de algumas dessas dicas, mas não custa relembrar e, principalmente, pô-las em prática, não é mesmo? Então tente colocar esses costumes como hábitos diários em sua casa. Faça com que seus familiares e amigos façam o mesmo e repassem isso aos amigos e familiares deles também. Só assim, dominaremos o mundo! huauhahua Brincadeirinha.

Bom, então aqui vão algumas dicas:

A. Gaste menos energia (principalmente a sua) - O que fazer? Invista em tralhas amigas do planeta

1. Troque a lâmpada.
Convidou a namorada para um jantarzinho íntimo? Prefira luz de velas. Mas, como não dá para viver como os Flintstones o tempo todo, compre lâmpadas certificadas pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (selo Procel), que oferecem boa iluminação com baixo consumo. Só para comparar, a Compacta Flúor da FLC, com apenas 9 watts, ilumina tanto quanto uma lâmpada sem selo de 40 watts. "Elas também reduzem o consumo de energia em até 80%", acrescenta Miriam Duailibi, coordenadora do Instituto Ecoar, ONG paulistana que realiza projetos de educação ambiental pelo país afora.

2. Feche a torneira.
Como diz a canção Hágua, de Seu Jorge, "água doce, bebível, potável está acabando". Além do desperdício, apenas 0,3% da água do planeta é doce. "Para economizar, instale no bico das torneiras um arejador de vazão constante, à venda nas lojas de material de construção. Ele reduz o consumo de 15 para 6 litros por minuto", explica o engenheiro Carlos Lemos da Costa, consultor especialista em uso racional de água, de São Paulo.

2. Mude de privada.
O vaso sanitário do seu banheiro foi instalado antes de 2003? Então é hora de substituí-lo por um que tenha a inscrição 6 LPF (6 litros por função) e consuma apenas esse volume de água na descarga. Para gastar menos, coloque a válvula Duoflux, daDeca, que usa só metade (3 litros) se o objetivo é mandar embora apenas urina. "Bacias instaladas antes daquele ano chegam a gastar 15 litros por operação. A troca gera uma economia de 80%", aponta Lemos da Costa. Assim você evita que seus netos vivam na seca, pois a água da descarga é tão pura e potável quanto a da torneira.

B. Vá para o tanque - O que fazer? Dê uma geral na área de serviço

1. Compre sabão ecológico.
Em Santo André (SP), oInstituto Triângulo é uma ONG que fabrica e vende sabão biodegradável produzido com óleo de cozinha reciclado (2,50 reais o quilo). "Ele evita a poluição provocada pelo óleo jogado na pia", frisa Paulo Correia, diretor da organização. Em outras palavras, a química diabólica não vai transformar os filhos dos seus filhos em mutantes com três olhos.

2. Evite a secadora de roupas.
Como ela gasta muita energia, as usinas têm que detonar CO2 no ar para alimentá-la. Um levantamento daOrganização de Renovação Ambiental, em São José dos Campos (SP), diz que trocar a secadora pelo varal durante meio ano pode reduzir até 317 quilos em emissões de CO2. Pendure a roupa e espie as calcinhas no varal de sua vizinha - desde que ela não seja a Dercy Gonçalves.

C. Emita menos gases - O que fazer? Maneire no repolho e não tenha uma vaca
Suas bufas contêm gás metano (CH4), 23 vezes pior para o efeito estufa que o dióxido de carbono (CO2). É científico! Mas não precisa segurar: seu bombardeio emite, em média, 700 mililitros de gases por dia e só 26 são metano. Uma quantidade irrisória para ferrar o meio ambiente, em comparação às vacas, que soltam 250 ml por peido. Especialistas crêem que o gado é o terceiro maior poluente do planeta.


Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário