segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Feira de Ciências da Etelvina - FECETEL

A Feira de Ciências da Escola Etelvina é um evento anual que visa incentivar a produção científica nas escolas, oportunizando a apresentação de pesquisas através de projetos e experimentos, além de auxiliar na divulgação da Ciência!

Objetivos: 
Promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa nos estudantes, para despertar vocações e incentivar a pesquisa nas escolas;

 Estimular o planejamento e a execução de projetos por estudantes e professores, incentivando o desenvolvimento da produção científica juvenil;

Divulgar o avanço científico-tecnológico educacional alcançado pelas Escolas no que se refere às habilidades e atitudes investigadoras;





A Feira de Ciências da Escola aconteceu no dia 10 de setembro de 2015 no horário de 07h as 11:20h; 13h as 17:20h e de 18h as 21 h. Com apresentações de experimentos e projetos realizados na escola como nota complementar a Feira será pedido um relatório entregue aos educandos para obtenção de notas.
Segue então algumas das experiências de Biologia dos turnos manhã e tarde e algumas fotos.



A importância da preservação da Água
Educandos : Jovane Cardoso e Ana Claúdia
Turma : 2ª série A Manhã
Introdução
A água é a fonte fundamental da vida que sustenta todos os seres, sem ela seria o fim da vida neste planeta, nós temos impensadamente desperdiçado e envenenado este recurso natural finito, que é um elemento vital para a existência, temos que preservar o meio ambiente e os mananciais, pois desta forma estaremos contribuindo com o futuro do nosso planeta e de todas as espécimes.
Objetivo
Fazer uma breve reflexão acerca da importância da água, como elemento vital a todos os seres vivos, bem como da necessidade premente de se proteger esta riqueza finita, a fim de garantir seu uso para as futuras gerações, com fundamento no princípio da solidariedade ecológica
Metodologia
Apresentação e exposição de banner com explicação oral e o Quiz da Água.

10 Minutos para aprender sobre a dengue
Educanda: Raquel Camelo
Turma: 1ª série B Manhã
Introdução
A Dengue é uma virose, ou seja, uma doença causada por vírus. O vírus é transmitido para uma pessoa através da picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes Aegypti.
Objetivo
Mostrar como essa doença é transmitida e como podemos evitá-la .
Metodologia
Com exposição de banners, exposição oral.

Análise dos órgãos reprodutivos da flor
Educandos : Enedina, Mário, Fabíola, Camila, Larissa, Cinara.
Turma : 2ª série B Manhã
Introdução
A flor é o aparelho reprodutor dos vegetais mais evoluídos, que são as Gimnospermas e as Angiospermas.
Nas Gimnospermas, que surgiram primeiro, as flores são incompletas, pois além de não possuirem sépalas e pétalas, que formam o revestimento externo, não produzem os óvulos dentro de um ovário, não formando, portanto, frutos.
Objetivo
Analisar a anatomia de uma Flor de Hibisco(Hibiscus sp.),suas determinadas partes que exercem funções que atuam principalmente na produção da Espécie.
Metodologia
Com exposição de bannes, exposição oral e prática das partes da flor Hibisco ou outra.

Gravidez na Adolescência, e o que a escola tem a ver com isso?
Educandos : Elisiane, Rosângela e Raquel.
Turma : 3ª série B Manhã
Introdução
O processo ensino aprendizagem visa à formação integral do indivíduo. Por isso os aspectos de âmbito físico, cognitivo, social, mental e moral, enfim, todos devem ser contemplados e receberem tratamento especial e individualizado.
A gravidez na adolescência é um dos fatores que levam os jovens brasileiros a abandonarem os estudos. Na maioria dos casos, por serem de famílias de baixa renda, os adolescentes deixam a escola em busca de trabalho e novas formas de sustento. As garotas, depois que se afastam para cuidar do bebê, encontram muitas dificuldades para retomar os estudos. Segundo o estudo Juventudes Brasileiras, realizado pela UNESCO em 2006, 25% das meninas que engravidam na adolescência abandonam a escola. E quando acontece: as situações em que a prevenção falha e a aluna engravida, ou pior ainda: os casos em que ela engravida e sai da escola!
Objetivo
Mostrar a importância da prevenção aos adolescentes tanto para impedir uma gravidez quanto doenças sexualmente transmissíveis.
Orientar a forma correta de se fazer uso dos métodos e a importância de se ir ao medico para obter informações e fazer as consultas anuais.
Metodologia
Com exposição de banners, exposição oral, apresentação do aparelho reprodutor feminino e das fases da gestação.

Métodos Contraceptivos
Educandos : Monária, Rayane, Natanaelly, Thalia,
Turma : 3ª série D tarde
Introdução
Os métodos contraceptivos são utilizados por pessoas que têm vida sexual ativa e querem evitar uma gravidez. Além disso, a camisinha, por exemplo, protege de doenças sexualmente transmissíveis (DST).Há vários tipos de métodos contraceptivos disponíveis no mercado, como a camisinha masculina, camisinha feminina, o DIU (dispositivo
disponíveis intrauterino), contracepção hormonal injetável, contracepção hormonal oral (pílula anticoncepcional), implantes, espermicida, abstinência periódica, contracepção cirúrgica, contracepção de emergência, entre outros.
Objetivo
Conscientizar os jovens da importância do uso dos métodos contraceptivos para evitar uma gravidez precoce e principalmente as DST’s.
Metodologia
Com exposição de banes, exposição oral, apresentação do aparelho reprodutor feminino.

Sexualidade – Fala Sério ou Com certeza?
Educandos : Wádylla , Clarisse, Andreyna, Rafaelly, Rafaella, Emanuelly, Mara Beatriz.
Turma : 1ª série C Tarde
Introdução
O processo ensino aprendizagem visa à formação integral do indivíduo. Por isso os aspectos de âmbito físico, cognitivo, social, mental e moral, enfim, todos devem ser contemplados e receberem tratamento especial e individualizado.
A sexualidade é atualmente vista como um problema de saúde pública, sendo a escola local privilegiado de implementação de políticas públicas que promovam a saúde de crianças e adolescentes.
Objetivo
Mostrar a importância da prevenção aos adolescentes e tirar as duvidas que possam surgir e forem citadas ou estiverem presentes no jogo.
Orientar a forma correta de se fazer uso dos métodos e a importância de se ir ao medico para obter informações e fazer as consultas anuais.
Metodologia
Com exposição de banners, exposição oral e jogo do Fala Sério?

Meio Ambiente e Sustentabilidade
Educandos : Sandy, Rebeca, Lidia, Francilene, Lindines. 
Turma : 2ª série A e 3ª série C Manhã e Tarde
Introdução
O meio ambiente é a nossa fonte de vida sem as águas e o ar limpo não sobreviveremos, conheça um pouco mais sobre o lugar onde vivemos.
Vivemos no planeta chamado Terra, e nele temos o meio ambiente, este que tem envolvido coisas vivas e as que não são vivas. O meio ambiente nos afeta diretamente, pois todos estes recursos naturais fazem parte do meio ambiente alguns deles: a água, o ar, a terra, rios, lagos, oceanos, as florestas, as árvores, as plantas, os animais, o nosso clima, o tempo, enfim todos estes recursos fazem parte do meio ambiente, e também de nossas vidas.
OBJETIVOS
- Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.
-Conscientizar os educando sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada para a realização deste projeto foram pesquisas em sites, músicas, jogos, vídeos e slides educativos, mostrando principalmente a realidade do Estado do Ceará com ênfase no município de Pentecoste. A principio é trabalhado nas turmas com o intuito de fazer com que cada um escolha tema para ser trabalhado em seu grupo: desmatamento; reciclagem; resposta da natureza e reflorestamento. Em seguida, os resultados obtidos foram trazidos para serem apresentados em sala de aula e discutidas as maneiras a se melhorar as situações por eles identificadas.
Os temas trabalhados são
Meio Ambiente
Água e Poluição
Reciclagem
Resposta da Natureza - Catástrofes ambientais
Desmatamento e Preservação Ambiental

DSTs - como se prevenir
Educandos : Rosimayra, Ma de Fátima , Erislane,

Turma : 3ª série D Tarde
Introdução


As relações sexuais também podem resultar em doenças. São as doenças sexualmente transmissíveis (ou DSTs), que podem ser transmitidas de uma pessoa contaminada para uma sã durante uma relação sexual.
Se é verdade que podemos dizer que algumas doenças que acometem o homem são, ainda hoje, inevitáveis, como é o caso de alguns tipos de câncer, acreditamos que o mesmo não se aplica às doenças sexualmente transmissíveis, DSTs. Embora algumas delas sejam conhecidas desde os primórdios da civilização humana, os métodos diagnósticos, aliados a inúmeros métodos preventivos, nos autorizam a concluir que as DST são perfeitamente evitáveis.

Objetivo

Mostrar as principais formas de Doenças sexualmente transmissíveis e suas formas de prevenção. 

Metodologia

Exposição de banners , esplanada oral e apresentação de vídeos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário