Objetivos:
Promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa nos estudantes, para despertar vocações e incentivar a pesquisa nas escolas;
Estimular o planejamento e a execução de projetos por estudantes e professores, incentivando o desenvolvimento da produção científica juvenil;
Divulgar o avanço científico-tecnológico educacional alcançado pelas Escolas no que se refere às habilidades e atitudes investigadoras;
A Feira de Ciências da Escola aconteceu no dia 10 de setembro de 2015 no horário de 07h as 11:20h; 13h as 17:20h e de 18h as 21 h. Com apresentações de experimentos e projetos realizados na escola como nota complementar a Feira será pedido um relatório entregue aos educandos para obtenção de notas.
Segue então algumas das experiências de Biologia dos turnos manhã e tarde e algumas fotos.
A
importância da preservação da Água
Educandos
: Jovane Cardoso e Ana Claúdia
Turma
: 2ª série A Manhã
Introdução
A
água é a fonte fundamental da vida que sustenta todos os seres, sem
ela seria o fim da vida neste planeta, nós temos impensadamente
desperdiçado e envenenado este recurso natural finito, que é um
elemento vital para a existência, temos que preservar o meio
ambiente e os mananciais, pois desta forma estaremos contribuindo com
o futuro do nosso planeta e de todas as espécimes.
Objetivo
Fazer
uma breve reflexão acerca da importância da água, como elemento
vital a todos os seres vivos, bem como da necessidade premente de se
proteger esta riqueza finita, a fim de garantir seu uso para as
futuras gerações, com fundamento no princípio da solidariedade
ecológica
Metodologia
Apresentação
e exposição de banner com explicação oral e o Quiz da Água.
10 Minutos para aprender sobre a dengue
Educanda:
Raquel Camelo
Turma:
1ª série B Manhã
Introdução
A
Dengue é uma virose, ou seja, uma doença causada por vírus. O
vírus é transmitido para uma pessoa através da picada da fêmea
contaminada do mosquito Aedes Aegypti.
Objetivo
Mostrar
como essa doença é transmitida e como podemos evitá-la .
Metodologia
Com
exposição de banners, exposição oral.
Educandos
: Enedina, Mário, Fabíola, Camila, Larissa, Cinara.
Turma
: 2ª série B Manhã
Introdução
A
flor é o aparelho reprodutor dos vegetais mais evoluídos, que são
as Gimnospermas e as Angiospermas.
Nas
Gimnospermas, que surgiram primeiro, as flores são incompletas, pois
além de não possuirem sépalas e pétalas, que formam o
revestimento externo, não produzem os óvulos dentro de um ovário,
não formando, portanto, frutos.
Objetivo
Analisar
a anatomia de uma Flor de Hibisco(Hibiscus sp.),suas determinadas
partes que exercem funções que atuam principalmente na produção
da Espécie.
Metodologia
Gravidez
na Adolescência, e o que a escola tem a ver com isso?
Educandos
: Elisiane, Rosângela e Raquel.
Turma
: 3ª série B Manhã
Introdução
O
processo ensino aprendizagem visa à formação integral do
indivíduo. Por isso os aspectos de âmbito físico, cognitivo,
social, mental e moral, enfim, todos devem ser contemplados e
receberem tratamento especial e individualizado.
A
gravidez na adolescência é um dos fatores que levam os jovens
brasileiros a abandonarem os estudos. Na maioria dos casos, por serem
de famílias de baixa renda, os adolescentes deixam a escola em busca
de trabalho e novas formas de sustento. As garotas, depois que se
afastam para cuidar do bebê, encontram muitas dificuldades para
retomar os estudos. Segundo o estudo Juventudes Brasileiras,
realizado pela UNESCO em 2006, 25% das meninas que engravidam na
adolescência abandonam a escola. E quando acontece: as situações
em que a prevenção falha e a aluna engravida, ou pior ainda: os
casos em que ela engravida e sai da escola!
Objetivo
Mostrar
a importância da prevenção aos adolescentes tanto para impedir uma
gravidez quanto doenças sexualmente transmissíveis.
Orientar
a forma correta de se fazer uso dos métodos e a importância de se
ir ao medico para obter informações e fazer as consultas anuais.
Metodologia
Com
exposição de banners, exposição oral, apresentação do aparelho
reprodutor feminino e das fases da gestação.
Educandos
: Monária, Rayane, Natanaelly, Thalia,
Turma
: 3ª série D tarde
Introdução
Os
métodos contraceptivos são utilizados por pessoas que têm vida
sexual ativa e querem evitar uma gravidez. Além disso, a camisinha,
por exemplo, protege de doenças sexualmente transmissíveis (DST).Há
vários tipos de métodos contraceptivos disponíveis no mercado,
como a camisinha masculina, camisinha feminina, o DIU (dispositivo
disponíveis
intrauterino), contracepção hormonal injetável, contracepção
hormonal oral (pílula anticoncepcional), implantes, espermicida,
abstinência periódica, contracepção cirúrgica, contracepção de
emergência, entre outros.
Objetivo
Conscientizar
os jovens da importância do uso dos métodos contraceptivos para
evitar uma gravidez precoce e principalmente as DST’s.
Metodologia
Com
exposição de banes, exposição oral, apresentação do aparelho
reprodutor feminino.
Educandos
: Wádylla , Clarisse, Andreyna, Rafaelly, Rafaella, Emanuelly, Mara
Beatriz.
Turma
: 1ª série C Tarde
Introdução
O
processo ensino aprendizagem visa à formação integral do
indivíduo. Por isso os aspectos de âmbito físico, cognitivo,
social, mental e moral, enfim, todos devem ser contemplados e
receberem tratamento especial e individualizado.
A
sexualidade é atualmente vista como um problema de saúde pública,
sendo a escola local privilegiado de implementação de políticas
públicas que promovam a saúde de crianças e adolescentes.
Objetivo
Mostrar
a importância da prevenção aos adolescentes e tirar as duvidas que
possam surgir e forem citadas ou estiverem presentes no jogo.
Orientar
a forma correta de se fazer uso dos métodos e a importância de se
ir ao medico para obter informações e fazer as consultas anuais.
Metodologia
Com
exposição de banners, exposição oral e jogo do Fala Sério?
Educandos
: Sandy, Rebeca, Lidia, Francilene, Lindines.
Turma
: 2ª série A e 3ª série C Manhã e Tarde
Introdução
O
meio ambiente é a nossa fonte de vida sem as águas e o ar limpo não
sobreviveremos, conheça um pouco mais sobre o lugar onde vivemos.
Vivemos
no planeta chamado Terra, e nele temos o meio ambiente, este que tem
envolvido coisas vivas e as que não são vivas. O meio ambiente nos
afeta diretamente, pois todos estes recursos naturais fazem parte do
meio ambiente alguns deles: a água, o ar, a terra, rios, lagos,
oceanos, as florestas, as árvores, as plantas, os animais, o nosso
clima, o tempo, enfim todos estes recursos fazem parte do meio
ambiente, e também de nossas vidas.
OBJETIVOS
-
Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da
importância da sua preservação, assim como da necessidade do
reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.
-Conscientizar
os educando sobre a importância do meio ambiente e como o homem está
inserido neste meio;
METODOLOGIA:
A
metodologia utilizada para a realização deste projeto foram
pesquisas em sites, músicas, jogos, vídeos e slides educativos,
mostrando principalmente a realidade do Estado do Ceará com ênfase
no município de Pentecoste. A principio é trabalhado nas turmas
com o intuito de fazer com que cada um escolha tema para ser
trabalhado em seu grupo: desmatamento; reciclagem; resposta da
natureza e reflorestamento. Em seguida, os resultados obtidos foram
trazidos para serem apresentados em sala de aula e discutidas as
maneiras a se melhorar as situações por eles identificadas.
Os
temas trabalhados são
Meio
Ambiente
Água
e Poluição
Reciclagem
Resposta
da Natureza - Catástrofes ambientais
Educandos
: Rosimayra, Ma de Fátima , Erislane,
Turma : 3ª série D Tarde
Introdução
As relações sexuais também podem resultar em doenças. São as doenças sexualmente transmissíveis (ou DSTs), que podem ser transmitidas de uma pessoa contaminada para uma sã durante uma relação sexual.
Se é verdade que podemos dizer que
algumas doenças que acometem o homem são, ainda hoje, inevitáveis, como é
o caso de alguns tipos de câncer, acreditamos que o mesmo não se aplica
às doenças sexualmente transmissíveis, DSTs. Embora algumas delas sejam
conhecidas desde os primórdios da civilização humana, os métodos
diagnósticos, aliados a inúmeros métodos preventivos, nos autorizam a
concluir que as DST são perfeitamente evitáveis.
Objetivo
Mostrar as principais formas de Doenças sexualmente transmissíveis e suas formas de prevenção.
Metodologia
Exposição de banners , esplanada oral e apresentação de vídeos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário