terça-feira, 26 de novembro de 2013

Vi no site TecMundo


15 sites que deixam você mais inteligente

Conheça alguns endereços da web com cursos e palestras gratuitos para aprimorar seus conhecimentos


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/educacao/46800-15-sites-que-deixam-voce-mais-inteligente.htm#ixzz2lmO5Iqu0

Vejamos 5 impressionantes métodos anticoncepcionais da antiguidade



Antigamente as mulheres faziam uma pasta de acácia e casca de árvores e passavam em um tufo de algodão e usá-lo como um tampão que inserido dentro da vagina, impedia a gravidez. Tanto o algodão como a acácia têm propriedades espermicidas. A acácia fermenta e se transforma em ácido lático, enquanto o algodão servia de barreira entre o sêmen e o útero. Durante os tempos de escravidão, as escravas mastigavam raízes de algodão para prevenir a gravidez. A raiz de algodão diminui a produção de progesterona, um hormônio que é necessário para a gravidez.
O limão também já foi muito usado como espermicida. As mulheres da antiguidade costumavam ensopar esponjas em suco de limão e depois inseri-las na vagina (aiii!!!). Era o método preferido em comunidades judaicas antigas. Dizem era comum os homens usarem a casca de limão como uma espécie de diafragma em suas amantes. Banhar a vagina com suco de limão após o coito também era um método muito usado, apesar de não ser um método muito eficiente.
A cenoura-selvagem (Daucus carota), uma erva também conhecida como “Renda da Rainha” produz sementes que, há muito tempo, foram usadas como anticoncepcionais. Pelo que se sabe, as sementes bloqueiam a síntese de progesterona, funcionando como uma espécie de pílula do dia seguinte, que podem ser ingeridas até 8 horas após o contato com o esperma. Era um método muito usado pois ingerir as sementes causava apenas um pouco de prisão de ventre e quem fizesse o uso dela poderia ter filhos saudáveis depois sem nenhum problema.
O poejo (Mentha pulegium), também conhecido no Brasil como hortelãzinho usada pelos antigos gregos e romanos temperavam seus alimentos e seu vinho com ela. O chá de poejo era usado para induzir o aborto e a menstruação. Mas é preciso ter cuidadoIngerir muito do chá, no entanto, pode ser tóxico, levando à falência múltipla dos órgãos e naquela época muitas mulheres adoeciam por usarem o poejo em demasia.
Mamão bem verde era muito usado no sul da Ásia para prevenir a gravidez ou para induzir um aborto. As próprias sementes do mamão podem ser usadas como um “anticoncepcional masculino”. Segundo os estudiosos as sementes forem ingeridas todos os dias, a contagem de espermatozóides no sêmen pode chegar a zero. E quando pára de comer as sementes, a produção de espermatozóides volta ao normal.
FONTE: Hypescience

Vi no Diário de Biologia



052



053


054

055

056


057



058


059


060


Adorei o post e copiei...
fonte: http://diariodebiologia.com

Algumas perguntas frequentes!


O que um biólogo faz? 
O trabalho do biólogo é bem amplo e atinge vários campos. Atua no desenvolvimento de projetos voltados para a preservação e conhecimento da fauna e flora do planeta. Assessora na implantação de projetos de proteção ambiental e na implantação do ISO 14000 nas empresas. Atua na pesquisa científica de instituições públicas e privadas. Trabalha em laboratórios de exames biológicos e patológicos. Muitos biólogos vão para a área do magistério (ensino fundamental e médio). Trabalha em parques ecológicos, museus e zoológicos.
Quais as aptidões, habilidades e competências importantes nessa profissão? 
Gostar muito da natureza (plantas e animais), capacidade de trabalhar em equipe, conhecer os recursos naturais, facilidade em lidar com animais, interesse pela pesquisa científica e ser disciplinado com leitura.
Onde um biólogo pode trabalhar?
 Laboratórios de Análises Clínicas, Universidades, Zoológicos, Órgãos Públicos, Escolas de Ensino Fundamental e Médio, empresas que prestam assessoria ambiental e empresas privadas com trabalho ambiental ativo.
Que tipo de especializações e pós-graduação poderá fazer após a conclusão do curso?

 Após a formação, poderá fazer cursos nas seguintes áreas: Zootecnia, Genética, Biologia Marinha, Biologia Celular, Botânica, Ciências do Meio Ambiente, Ecologia, etc.
  O Juramento do Biólogo

 “Juro pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do Biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida estimulando o desenvolvimento Científico, Tecnológico e Humanístico com justiça e paz” Instituído pela Resolução 03/1997 do CFBio.

 Dia do Biólogo: 
A profissão de Biólogo foi regulamentada no Brasil pela Lei número 6.684 de 3 de setembro de 1979. Devido à profissão ter sido regulamentada em um 3 de setembro, instituiu-se este o Dia do Biólogo. O dia do Biólogo foi oficialmente reconhecido pela resolução CFBio 198/2009 em 15 de dezembro 2009.


 O Símbolo do Biólogo: 
“O óvulo estilizado, sendo fecundado, determina o princípio da vida. O óvulo tem o formato do planeta Terra e também lembra folhas, sugerindo a importância do verde”







O curso de Biologia .... Dúvidas???????????


 O Curso de Biologia Bacharelado tem uma duração média de 4 anos, dependendo a instituição. O estágio em alguma instituição de pesquisa é obrigatório. Algumas faculdades exigem um trabalho de conclusão de curso ( TCC ), também chamado de monografia (nas Federais é obrigatório). Esse trabalho consiste de uma pesquisa realizada pelo aluno na instituição de estágio devidamente orientado e que é entregue de forma escrita seguindo normas científicas e pode ou não ter uma defesa (apresentação oral). Isso depende da instituição.
Grande parte da carga horária do curso de bacharelado vai se passar em aulas práticas e também laboratórios (a parte mais interessante do curso). As disciplinas são bem completas e preparam o futuro bacharel para se envolver em qualquer área de pesquisa. Além de estudar os seres vivos em diversos aspectos, a grade do curso vai envolver matérias variadas tais como física, química, genética, além claro, das matérias da própria biologia. O aluno não faz disciplinas pedagógicas, isso significa que ele não pode ser professor a menos que faça mestrado e doutorado. É importante saber que, algumas empresas como a Petrobrás, exige o curso de bacharelado para as vagas de biólogo nos concursos, mas é relativamente raro.
Logo nos primeiros meses do curso, é importante tentar encontrar uma área que mais lhe agrade. Não adianta ser louco por Bioquímica e estagiar em laboratório de Botânica. Essa escolha tem que partir do aluno, isso é importante! O aluno não deve esperar o estágio “cair do céu”… raramente um professor oferece um aluno um estágio, a menos que o aluno esteja “bem envolvido” na disciplina, mostrando muito interesse. Parte do aluno descobrir logo sua vocação. Gosta de jacaré? Converse com seu professor de zoologia de vertebrados, pergunte onde ele fez estágio e se ele sugere alguma instituição. Gosta de estudar células? Procure o professor de citologia, análises clínicas e tenha uma boa conversa sobre estágio. Geralmente, os professores já fizeram mestrado ou doutorado em alguma instituição e podem ajudar ou até mesmo indicar o aluno para um estágio. Fique ligado! não deixe o estágio pro final do curso.
A vida de pesquisador começa no primeiro dia de estágio ao mesmo tempo em que estuda na faculdade. Estagiando em alguma instituição de pesquisa, o aluno aprende toda rotina laboratorial, é incentivado a frequentar congressos e simpósios, aprende a fazer artigos científicos e como cultivar um bom currículo. O aluno aprende também, o quanto é importante ser produtivo (ter um curriculo bom) dentro da biologia. Ser produtivo e interessado leva o aluno a terminar o curso e já ser convidado (ou se convidar) para fazer especialização ou mestrado e aí sim, a carreira científica de pesquisador segue a todo vapor!
shutterstock_58192171-(1)
alunos_laboratorio_biomedicina
——————————————–
Meninas, veja bem… A principal diferença entre os cursos de bacharelado e licenciatura em biologia é que no curso de biologia licenciatura é dado um enfoque maior na questão pedagógica: o biólogo formado em licenciatura não é formado para ser um pesquisador é formado para ser um professor de biologia. Neste caso o estágio em escolas (fundamental e nível médio) é obrigatório.
No bacharelado o enfoque maior é científico, ele vai oferecer uma formação geral para o futuro biólogo, preparando o profissional para se especializar em qualquer área da biologia. O bacharel tem que fazer estágio em uma instituição de pesquisa geralmente oferecidos em laboratórios de universidades. Por exemplo, no Rio de janeiro a Fiocruz e o Museu Nacional recebem muito bem alunos de graduação. Lá o estagiário/graduando aprende toda rotina de pesquisa laboratorial e ainda aprende a publicar artigos científicos. Ou seja, é preparado para se tornar um pesquisador.
Costuma-se dizer que se uma pessoa quer ser pesquisadora, é preciso fazer bacharelado. Mas na prática não é bem assim que funciona. Geralmente, o bom aluno do curso de Ciências Biológicas mesmo com enfoque em licenciatura, logo nos primeiros meses já “se encontra”! Já acontece uma afinidade com alguma área de estudo. Eu, por exemplo, logo no segundo semestre fiz o trabalho de caixa de insetos, me apaixonei pelos bichinhos. Tenho amigos que amaram estudar sobre flores e hoje são doutores em Palinologia (pólen). É assim! Quando o aluno sente uma afinidade por uma área deve conversar com o professor da disciplina, ele geralmente, já fez um mestrado ou doutorado na área e pode mostrar o “caminho das pedras” indicando alguma instituição.
Mas atenção! Quem faz licenciatura TEM que fazer o estágio em escolas, obrigatoriamente. Mas nada impede que procure uma instituição de pesquisa e faça também estágio de pesquisa. Em algumas universidade é inclusive obrigatorio que o licenciado faça os dois estágios. É este estágio que vai te ensinar a ser pesquisador, que vai te dá uma “especialização” ao mesmo tempo em que o estágio na escola vai te ensinar a ser professor. Depois de formado, o biólogo que fez estágio em uma instituição de pesquisa, já terá a orientação para fazer mestrado que vai formá-lo para ser um professor universitário e ao mesmo tempo um pesquisador na área que fez estágio. E ainda pode receber uma bolsa por isso!
Eu, na graduação fui estagiária no Departamento de Entomologia do Museu Nacional, onde estou até hoje com um projeto de doutorado com moscas. Mas nada me impede de dar aulas, ministrar palestras e ainda manter o meu blog como diversão, unindo o útil ao agradável.
Biology-teacher-in-glassroom-via-Shutterstock
O Biólogo formado em licenciatura é preparado para ser professor, mas também poderá atuar na área de pesquisa!
paleontologists
9958_LABUROLOGIALIM012
entomology_foto_1
O Biólogo formado em Bacharel recebe treinamento para atuar na área de pesquisa, o que vai depender da sua escolha:!

segunda-feira, 25 de novembro de 2013


Olá dica da semana!!!!


Meninas, resolvi comprar o lápis Mega Impact preto porque este ano ele ganhou premio da Revista Nova de melhor lápis do ano.
E para nossaaaa  alegria não é que o  lápis é ótimo mesmo?
Eu estava com problema com o último lápis que estava usando da Essence, este aqui.
No verão eu lacrimejo muito, ele borrava meus olhos quando usava na linha d´água.
E este mega Impact, ele é mega pigmentado e mega maravilhoso aos meus olhos, literalmente.
Ponto pra ele:
1-Máximo de cor
2-Muito macio
3-A prova d´água
4-Dura o dia todo
5-Resultados em apenas uma passada
6-Preço bom
Esse lápis é ideal para essas festa de final de ano como formatura em que voce vai chorar ou suar, ele não sai.
Meninas repito:NÃO SAI
Só sai com demaquilante.
Estou encantada com ele.
único contra é que por sua fórmula ser em gel, e muito cremoso, tem que estar sempre apontando, pois sua ponta gasta mais rápido.

Ele pode ser adquirido com qualquer revendedora Avon, inclusive eu.

Alguém já usou, está usando ou pretende usar?
Beijos e beijos!!


Leia mais: http://www.dicasdasavana.com/news/testei-to-usando-e-aprovo-lapis-mega-impact-avon/

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Para entendermos sobre o assunto devemos começar pela a adolescênci


O que é adolescência?

É o período da vida em que ocorrem as transformações mais aparentes no corpo, em razão das alterações hormonais.


A adolescência é uma fase bastante conturbada na maioria das vezes, em razão das descobertas, formação da identidade, fase na qual as conversas envolvem namoro, brincadeiras e tabus.



É uma fase do desenvolvimento humano que está entre infância e a fase adulta.

 Inicia-se por volta dos dez ou onze anos de idade.



Nas meninas o acontecimento da primeira menstruação, o aumento dos pelos vaginais e o crescimento dos seios.
Nas meninas o acontecimento da primeira menstruação, o aumento dos pelos vaginais e o crescimento dos seios.

Nos meninos acontece a alteração da tonalidade da voz, o aumento dos pelos e o crescimento do pênis, que passa a ter ereção e ejaculação.
Nos meninos acontece a alteração da tonalidade da voz, o aumento dos pelos e o crescimento do pênis, que passa a ter ereção e ejaculação.

 
A adolescência é dividida em três fases: 

1º: A pré-puberdade, quando o desenvolvimento físico se acelera e busca maior proximidade com os adultos.



2º: A puberdade, que se inicia por volta dos treze anos, é marcada pela maturidade dos órgãos reprodutores.



3º: A  pós-puberdade, entre os quinze e vinte anos, fase em que deve demonstrar responsabilidade diante das cobranças do meio social.
Hormônios na adolescência

Eles são responsáveis pelas as mudanças no nosso corpo e desejos sexual.


Adolescência e gravidez, quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias consequências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois envolvem crises e conflitos.



O que acontece é que esses jovens não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade.


Fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade. 
O início da atividade sexual está relacionado ao contexto familiar.


No Brasil a cada ano, cerca de 20% das crianças que nascem são filhas de adolescentes, número que representa três vezes mais garotas com menos de 15 anos grávidas. 



O comportamento sexual do adolescente é classificado de acordo com o grau de seriedade. Vai desde o “Ficar" até o Namorar”

"Ficar" é um tipo de relacionamento íntimo sem compromisso de fidelidade entre os parceiros. 
"Ficar" é um tipo de relacionamento íntimo sem compromisso de fidelidade entre os parceiros. 
No namoro a fidelidade é considerada muito importante. O namoro estabelece uma relação verdadeira com um parceiro sexual.
No namoro a fidelidade é considerada muito importante. O namoro estabelece uma relação verdadeira com um parceiro sexual.


Infelizmente a gravidez na adolescência é um problema que já se tornou extremamente comum, e a cada dia que passa, o número de jovens grávidas aumenta ainda mais, além disso, elas estão engravidando cada vez mais cedo.

Quando uma jovem engravida precocemente isso pode significar uma grande perda sobre as oportunidades que a vida pode lhe oferecer, principalmente em relação ao mercado de trabalho e aos estudos.
Já que terá que parar de estudar para se dedicar integralmente ao filho pequeno.
Já que terá que parar de estudar para se dedicar integralmente ao filho pequeno.



Quando o mesmo estiver um pouco maior terá que deixar com outras pessoas para que possa ao menos concluir os estudos para que consiga um emprego para sustentar o filho.

Apesar de todo o trabalho realizado para a conscientização dos jovens em relação a gravidez na adolescência, muitos jovens ainda não tomaram conhecimento do risco que eles correm ao não se previnem para que isso aconteça.
Apesar de todo o trabalho realizado para a conscientização dos jovens em relação a gravidez na adolescência, muitos jovens ainda não tomaram conhecimento do risco que eles correm ao não se previnem para que isso aconteça.
A prevenção além de evitar uma gravidez indesejada, ela também pode prevenir os jovens contra as terríveis DSTS (Doenças Sexualmente Transmissíveis) que assolam grande parte da população brasileira.
A prevenção além de evitar uma gravidez indesejada, ela também pode prevenir os jovens contra as terríveis DSTS (Doenças Sexualmente Transmissíveis) que assolam grande parte da população brasileira.
Além disso, muitas jovens acabam tomando a decisão desesperada de abortar.
Além disso, muitas jovens acabam tomando a decisão desesperada de abortar.



O que pode trazer vários problemas físicos e psicológicos para a mesma. Tendo que passar por tratamento psicológico para que possam esquecer ou superar o trauma.
Especialistas chegam a afirmar que jovens que possuem um bom diálogo com os pais e a escola, há uma baixa probabilidade de acontecer uma gravidez precoce e também de doenças sexualmente transmissíveis.
Especialistas chegam a afirmar que jovens que possuem um bom diálogo com os pais e a escola, há uma baixa probabilidade de acontecer uma gravidez precoce e também de doenças sexualmente transmissíveis.
Métodos contraceptivos
São métodos usados para evitar a gravidez não planejada.
São métodos usados para evitar a gravidez não planejada.



Quem deve usar métodos contraceptivos?
Tipos de Métodos contraceptivos
Espermicidas 
Espermicidas 
DIU

O DIU ou Dispositivo intra-uterino é um pequeno objeto plástico que serve como dispositivo anticoncepcional que substitui outros métodos quando colocado dentro da cavidade uterina.

 
É bastante seguro e não interfere no ato sexual podendo durar de 03 a 10 anos, se houver sempre avaliação médica.
É bastante seguro e não interfere no ato sexual podendo durar de 03 a 10 anos, se houver sempre avaliação médica.

Diafragma
  Um método anticoncepcional de barreira, é uma cúpula rasa feita de silicone (ou látex), com bordas firmes e flexíveis. Cobrindo o colo do útero, impede a passagem dos espermatozóides, evitando a fecundação. 
  Um método anticoncepcional de barreira, é uma cúpula rasa feita de silicone (ou látex), com bordas firmes e flexíveis. Cobrindo o colo do útero, impede a passagem dos espermatozóides, evitando a fecundação. 

Pílulas anticoncepcionais
Pílula do dia seguinte
A pílula do dia seguinte ou pílula de emergência é um contraceptivo utilizado por mulheres que tiveram relações sexuais sem qualquer tipo de proteção ou ainda por mulheres que tiveram sua proteção rompida.
A pílula do dia seguinte ou pílula de emergência é um contraceptivo utilizado por mulheres que tiveram relações sexuais sem qualquer tipo de proteção ou ainda por mulheres que tiveram sua proteção rompida.



A pílula é tomada em dose única ou em duas doses, obedecendo a um intervalo de 12 horas entre a tomada da primeira pílula e a segunda. 
Dentre outros como:
  •  Injeção; 
  • Anel vaginal; 
  • Laqueadura;
  • Tabelinha;
  • Coito Interrompido.
 "Gravidez na adolescência",você é quem decide!
 "Gravidez na adolescência",você é quem decide!

Saiba mais...

Gravidez na adolescência causas e consequências


A gravidez na adolescência é um quadro bastante comum no Brasil. Acompanhe as principais causas e consequências de uma geração precoce.
Um assunto muito polêmico que envolve muitos fatores de   causas e consequências, a gravidez indesejada na adolescência  pode ser considerada como um problema que se reflete para o resto da vida, um fruto, uma nova vida, uma pessoa que está sendo gerada e que fará parte de você a partir da fertilização. Várias fatores são considerados como causas de precocidade em relações íntimas. Muitos afirmam que a melhor fase da vida é a adolescência por ser um momento de descobertas e aventuras, porém é necessário ter alguns cuidados para que as consequências de um erro não possam afetar no futuro.
Gravidez na adolescência causas e consequências para a mãe


Umas das possíveis consequências das relações íntimas sem orientação para a prevenção é a contração das temidas DSTs. Entre as causas da gravidez precoce que envolvem a mulher particularmente, sublinhamos o pouco entendimento do funcionamento do organismo feminino e de como o uso de métodos contraceptivos é fundamental para aqueles que apresentam uma vida sexual ativa.
Entre as consequências para mães adolescentes, a interrupção dos estudos e os traumas de ordem psicológicas e oriundos do eixo sócio familiar estão entre os mais comuns. Muitas vezes a relação entre os pais adolescentes não é estável  e a geração de uma criança cujos pais não mantém um relacionamento saudável pode tornar-se ainda mais dificultosa.
Para a redução de tais consequências é fundamental que o período tenha acompanhamento psicológico e familiar e que instituições como escola e comunidade estejam equilibradas para receber as mães adolescentes e seus filhos.

Gravidez na adolescência causas e consequências para o bebê


O bebê que acaba sendo gerado e nasce em um eixo familiar pouco estruturado pode receber diretamente essas e outras consequências da gravidez na adolescência.
A rejeição após o parto apresenta ainda mais chances de ocorrer entre as mães adolescentes, que acabam por projetar no bebê  as frustrações da maternidade sem nenhuma experiência,  de fases interrompidas, oportunidades perdidas, mudanças no corpo, anos de estudo prejudicados.
É preciso que haja bastante comunicação e apoio à mãe e seu bebê para que tais consequências e problemas que se estendam por toda a relação mãe e filho sejam reduzidos.
Na adolescência é que deve sempre estar informado pela família sobre as causas e consequências de uma gravidez não planejada e sobre o uso de métodos contraceptivos. As escolas na maioria das vezes oferecem palestras e depoimentos de jovens que estão ou já passaram por isso, ter consciência e responsabilidade é saber investir no futuro.
No Youtube você encontra vídeos com informações sobre gravidez na adolescência:
http://www.youtube.com/watch?v=KaVDBiZ-bdM

http://www.youtube.com/watch?v=OIbJ1XhYUbw

Pesquisa sobre mamiferos

Mamíferos
Elefante: maior mamífero terrestre do mundo
Os mamíferos são animais vertebrados que se alimentam do leite de suas mães, por essas possuírem glândulas mamárias. Além disso, mamíferos possuem dentes diferenciados (incisivos, caninos, pré-molares e molares). Dê uma olhada nos dentes do gato da imagem abaixo:


Outras principais características do grupo são: corpo coberto de pelos, cérebro desenvolvido e a presença de glândulas sudoríparas.

Existem mais de cinco mil espécies de mamíferos distribuídas na superfície da Terra, sendo que a cada ano são descobertas novas espécies. Nós, seres humanos, também somos animais mamíferos!

Os elefantes são os maiores mamíferos terrestres do mundo, mas é a baleia-azul o maior mamífero de todos.


Os únicos mamíferos capazes de voar são os morcegos. Esses animais são muito importantes para a natureza, já que são responsáveis pela polinização e disseminação de sementes de um grande número de vegetais, como o pequi, fruto típico do Cerrado.


A maioria dos mamíferos é gerada dentro da barriga de sua mãe, em uma estrutura chamada útero, até o nascimento.


Outras espécies, como alguns cangurus, se desenvolvem dentro de uma bolsa de pele chamada marsúpio; enquanto ornitorrincos e équidnas, animais da Nova Zelândia, botam ovos.




quarta-feira, 13 de novembro de 2013

...

Crie laços com as pessoas que te fazem bem, que lhe parecem 

verdadeiras e desfaça os nós que lhe prendem àquelas que foram 


significativas na sua vida mas infelizmente, por vontade própria, 


deixaram de ser. "Nó aperta, laço enfeita...simples assim..."






...


Motivação


Falta de equilíbrio gera insatisfação no trabalho








Recentemente, uma pesquisa elaborada pela consultoria Hay Group apontou que um em cada quatro funcionários no mundo diz não receber incentivo da empresa onde trabalha para equilibrar a vida pessoal e profissional. O estudo ainda diz que o cenário faz com que 27% dos profissionais pensem em deixar o emprego nos próximos dois anos. Esse resultado é preocupante, pois uma vida sem equilíbrio resulta em pessoas sem energia e vontade de viver intensamente os bons momentos que a vida pode oferecer.

Profissionais motivados são essenciais para a condução de qualquer departamento de uma empresa. Quando falta equilíbrio, nasce uma série de reclamações, causando problemas aos líderes e falhas na execução da empresa. O ideal é líderes e equipes trabalharem sempre em busca de criar um ambiente favorável, onde todos possam trabalhar juntos por um objetivo comum. Por isso, listei alguns fatores que fazem a equipe ter uma alta produtividade, sem deixar de lado a busca por uma vida com mais qualidade:

Os líderes fazem a diferença – Se puder comparar uma “equipe ruim” e uma “equipe fantástica” o líder é a primeira ponta. Líderes negligentes não fazem a coisa acontecer, líderes urgentes matam a produtividade da equipe. Líderes egocêntricos matam o propósito do time. Por outro lado, líderes que suportam, dão empowerment, estabelecem modelos de comunicação, definem prioridades claras e dão o poder de decisão ao time fazem a coisa acontecer. O líder não precisa saber nem resolver tudo, ele precisa dar espaço para a equipe e com isso utilizar o potencial do grupo.

Foco nas pessoas e não no resultado – Nada contra gestão por objetivos ou similares, mas as equipes dão certo pelas pessoas que as compõem. Você pode ter os melhores processos, metas, sistemas mas são as pessoas que fazem a diferença. Quando a equipe tem pessoas valorizadas, vistas com seus problemas e competências, e que têm chances para o aumento de seu equilíbrio pessoal e relacionamentos importantes, o trabalho flui melhor.

A comunicação é aberta – Esse é um dos pontos mais difíceis e também mais interessantes das equipes de alta produtividade. Quando a comunicação é aberta, direta, honesta e objetiva, tudo funciona bem. Equipes onde a comunicação tem barreiras, onde tudo se resolve por e-mail ou com reuniões, onde falar com o líder exige um “protocolo”, a produtividade fica truncada.

Elas gerenciam o tempo – Quanto mais efetivas individualmente as pessoas são, mais a equipe aumenta sua performance. Se uma pessoa não consegue lidar com seus e-mails, não sabe planejar, não consegue priorizar, não consegue se organizar etc. Isso compromete a performance de todos. Gerenciar tempo é uma competência individual que no grupo traz resultados incríveis.

Elas erram – Equipes maduras e de alta produtividade erram e a cada erro alguém se prontifica a mapear, identificar as origens e a solucionar o erro. Todo mundo erra, processos podem estar errados, sistemas podem ter erros. O erro é muito bem-vindo nessas equipes, com a diferença de que eles servirão para ajudar a equipe a ajustar a rota, evitar que novas urgências apareçam e servirão como exemplo de melhores práticas. A negligência ou aceitação do erro é que faz o erro ser um “erro”.

Nenhuma equipe possui alta produtividade constantemente, existem flutuações e lacunas em alguns momentos. Isso é normal, o que faz a diferença no resultado é a maturidade do grupo, a capacidade de saber o que é importante, de se comunicar da forma adequada, de utilizar o tempo da forma correta e de lidar com seus problemas.

Essas características não nascem da noite para o dia, elas são construídas ao longo do tempo, com muita persistência, treinamento e ferramentas. Qualquer equipe pode se transformar em uma equipe de alta produtividade e com equilíbrio, basta que os líderes tenham interesse e que a empresa dê espaço nesse sentido.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Reunião com superintendência escolar


REUNIÃO - REFLEXÕES E AÇÕES.

Reunião com o nosso Superintendente da CREDE, o Professor Aleykson Soares e o Núcleo Gestor. Momentos de reflexões sobre a prática e ações voltadas para o crescimento de nossa escola. Palavra chave - APRENDIZAGEM.