segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Saiba mais...

Gravidez na adolescência causas e consequências


A gravidez na adolescência é um quadro bastante comum no Brasil. Acompanhe as principais causas e consequências de uma geração precoce.
Um assunto muito polêmico que envolve muitos fatores de   causas e consequências, a gravidez indesejada na adolescência  pode ser considerada como um problema que se reflete para o resto da vida, um fruto, uma nova vida, uma pessoa que está sendo gerada e que fará parte de você a partir da fertilização. Várias fatores são considerados como causas de precocidade em relações íntimas. Muitos afirmam que a melhor fase da vida é a adolescência por ser um momento de descobertas e aventuras, porém é necessário ter alguns cuidados para que as consequências de um erro não possam afetar no futuro.
Gravidez na adolescência causas e consequências para a mãe


Umas das possíveis consequências das relações íntimas sem orientação para a prevenção é a contração das temidas DSTs. Entre as causas da gravidez precoce que envolvem a mulher particularmente, sublinhamos o pouco entendimento do funcionamento do organismo feminino e de como o uso de métodos contraceptivos é fundamental para aqueles que apresentam uma vida sexual ativa.
Entre as consequências para mães adolescentes, a interrupção dos estudos e os traumas de ordem psicológicas e oriundos do eixo sócio familiar estão entre os mais comuns. Muitas vezes a relação entre os pais adolescentes não é estável  e a geração de uma criança cujos pais não mantém um relacionamento saudável pode tornar-se ainda mais dificultosa.
Para a redução de tais consequências é fundamental que o período tenha acompanhamento psicológico e familiar e que instituições como escola e comunidade estejam equilibradas para receber as mães adolescentes e seus filhos.

Gravidez na adolescência causas e consequências para o bebê


O bebê que acaba sendo gerado e nasce em um eixo familiar pouco estruturado pode receber diretamente essas e outras consequências da gravidez na adolescência.
A rejeição após o parto apresenta ainda mais chances de ocorrer entre as mães adolescentes, que acabam por projetar no bebê  as frustrações da maternidade sem nenhuma experiência,  de fases interrompidas, oportunidades perdidas, mudanças no corpo, anos de estudo prejudicados.
É preciso que haja bastante comunicação e apoio à mãe e seu bebê para que tais consequências e problemas que se estendam por toda a relação mãe e filho sejam reduzidos.
Na adolescência é que deve sempre estar informado pela família sobre as causas e consequências de uma gravidez não planejada e sobre o uso de métodos contraceptivos. As escolas na maioria das vezes oferecem palestras e depoimentos de jovens que estão ou já passaram por isso, ter consciência e responsabilidade é saber investir no futuro.
No Youtube você encontra vídeos com informações sobre gravidez na adolescência:
http://www.youtube.com/watch?v=KaVDBiZ-bdM

http://www.youtube.com/watch?v=OIbJ1XhYUbw

Nenhum comentário:

Postar um comentário