O Curso de Biologia Bacharelado tem uma duração média de 4 anos, dependendo a instituição. O estágio em alguma instituição de pesquisa é obrigatório. Algumas faculdades exigem um trabalho de conclusão de curso ( TCC ), também chamado de monografia (nas Federais é obrigatório). Esse trabalho consiste de uma pesquisa realizada pelo aluno na instituição de estágio devidamente orientado e que é entregue de forma escrita seguindo normas científicas e pode ou não ter uma defesa (apresentação oral). Isso depende da instituição.
Grande parte da carga horária do curso de bacharelado vai se passar em aulas práticas e também laboratórios (a parte mais interessante do curso). As disciplinas são bem completas e preparam o futuro bacharel para se envolver em qualquer área de pesquisa. Além de estudar os seres vivos em diversos aspectos, a grade do curso vai envolver matérias variadas tais como física, química, genética, além claro, das matérias da própria biologia. O aluno não faz disciplinas pedagógicas, isso significa que ele não pode ser professor a menos que faça mestrado e doutorado. É importante saber que, algumas empresas como a Petrobrás, exige o curso de bacharelado para as vagas de biólogo nos concursos, mas é relativamente raro.
Logo nos primeiros meses do curso, é importante tentar encontrar uma área que mais lhe agrade. Não adianta ser louco por Bioquímica e estagiar em laboratório de Botânica. Essa escolha tem que partir do aluno, isso é importante! O aluno não deve esperar o estágio “cair do céu”… raramente um professor oferece um aluno um estágio, a menos que o aluno esteja “bem envolvido” na disciplina, mostrando muito interesse. Parte do aluno descobrir logo sua vocação. Gosta de jacaré? Converse com seu professor de zoologia de vertebrados, pergunte onde ele fez estágio e se ele sugere alguma instituição. Gosta de estudar células? Procure o professor de citologia, análises clínicas e tenha uma boa conversa sobre estágio. Geralmente, os professores já fizeram mestrado ou doutorado em alguma instituição e podem ajudar ou até mesmo indicar o aluno para um estágio. Fique ligado! não deixe o estágio pro final do curso.
A vida de pesquisador começa no primeiro dia de estágio ao mesmo tempo em que estuda na faculdade. Estagiando em alguma instituição de pesquisa, o aluno aprende toda rotina laboratorial, é incentivado a frequentar congressos e simpósios, aprende a fazer artigos científicos e como cultivar um bom currículo. O aluno aprende também, o quanto é importante ser produtivo (ter um curriculo bom) dentro da biologia. Ser produtivo e interessado leva o aluno a terminar o curso e já ser convidado (ou se convidar) para fazer especialização ou mestrado e aí sim, a carreira científica de pesquisador segue a todo vapor!
——————————————–
Meninas, veja bem… A principal diferença entre os cursos de bacharelado e licenciatura em biologia é que no curso de biologia licenciatura é dado um enfoque maior na questão pedagógica: o biólogo formado em licenciatura não é formado para ser um pesquisador é formado para ser um professor de biologia. Neste caso o estágio em escolas (fundamental e nível médio) é obrigatório.
No bacharelado o enfoque maior é científico, ele vai oferecer uma formação geral para o futuro biólogo, preparando o profissional para se especializar em qualquer área da biologia. O bacharel tem que fazer estágio em uma instituição de pesquisa geralmente oferecidos em laboratórios de universidades. Por exemplo, no Rio de janeiro a Fiocruz e o Museu Nacional recebem muito bem alunos de graduação. Lá o estagiário/graduando aprende toda rotina de pesquisa laboratorial e ainda aprende a publicar artigos científicos. Ou seja, é preparado para se tornar um pesquisador.
Costuma-se dizer que se uma pessoa quer ser pesquisadora, é preciso fazer bacharelado. Mas na prática não é bem assim que funciona. Geralmente, o bom aluno do curso de Ciências Biológicas mesmo com enfoque em licenciatura, logo nos primeiros meses já “se encontra”! Já acontece uma afinidade com alguma área de estudo. Eu, por exemplo, logo no segundo semestre fiz o trabalho de caixa de insetos, me apaixonei pelos bichinhos. Tenho amigos que amaram estudar sobre flores e hoje são doutores em Palinologia (pólen). É assim! Quando o aluno sente uma afinidade por uma área deve conversar com o professor da disciplina, ele geralmente, já fez um mestrado ou doutorado na área e pode mostrar o “caminho das pedras” indicando alguma instituição.
Mas atenção! Quem faz licenciatura TEM que fazer o estágio em escolas, obrigatoriamente. Mas nada impede que procure uma instituição de pesquisa e faça também estágio de pesquisa. Em algumas universidade é inclusive obrigatorio que o licenciado faça os dois estágios. É este estágio que vai te ensinar a ser pesquisador, que vai te dá uma “especialização” ao mesmo tempo em que o estágio na escola vai te ensinar a ser professor. Depois de formado, o biólogo que fez estágio em uma instituição de pesquisa, já terá a orientação para fazer mestrado que vai formá-lo para ser um professor universitário e ao mesmo tempo um pesquisador na área que fez estágio. E ainda pode receber uma bolsa por isso!
Eu, na graduação fui estagiária no Departamento de Entomologia do Museu Nacional, onde estou até hoje com um projeto de doutorado com moscas. Mas nada me impede de dar aulas, ministrar palestras e ainda manter o meu blog como diversão, unindo o útil ao agradável.
O Biólogo formado em licenciatura é preparado para ser professor, mas também poderá atuar na área de pesquisa!
O Biólogo formado em Bacharel recebe treinamento para atuar na área de pesquisa, o que vai depender da sua escolha:!
Nenhum comentário:
Postar um comentário