O material de Laboratório e sua utilização segura
Os materiais mais usados nos laboratórios escolares de 1°
e 2° graus compreendem, principalmente, vidrarias, materiais de porcelana e
metálicos (pinças, bicos de gás, etc.), equipamentos elétricos (fornos, estufas,
mantas, etc.) e outros. Sua utilização segura requer alguns cuidados e
condições adequadas de manuseio.
Vidrarias
O uso de materiais de vidro deve ser feito com cuidado,
evitando-se os que estiverem danificados. Seu uso exporá o aluno a riscos
desnecessários, além da possibilidade de ocorrerem alterações nos resultados da
experiência. Toda vidraria fora das condições de uso deve ser, o quanto antes,
remetida para conserto. As vidrarias com danos irreparáveis devem ser
descartadas e acondicionadas em lugares especiais.
Aquecimento e Resfriamento
Qualquer aquecimento que envolva recipientes de vidro não deve ser feito diretamente, exceto aqueles do tipo “Pyrex”. Usa-se, no mínimo, uma tela de amianto, no caso da fonte de calor ser uma chama de combustão. No aquecimento por equipamentos elétricos, a segurança é maior, pois todos os que são fabricados para este fim têm suas fontes de calor (resistência) isoladas do meio externo.
O aquecimento, seja de que fonte for, deve ser feito lentamente e o mais homogêneo possível. Aquecimentos rápidos e localizados podem causar ebulições bruscas, resultando na projeção das substâncias sob aquecimento ou até mesmo na quebra da vidraria utilizada. Esta ebulição brusca com quebra do material é bastante comum no aquecimento de tubos de ensaio, devido a pequena quantidade de material utilizado. Uma medida de precaução é manter a boca do tubo de ensaio dirigida sempre para um local onde não haja ninguém e procurando aquecê-lo homogênea e lentamente, agitando-o durante o aquecimento. Assim como no aquecimento, todo o resfriamento deve ser lento, pois um resfriamento brusco pode, também, provocar a quebra do material.
Por outro lado é recomendável que, após aquecimento a altas temperaturas, o recipiente não seja colocado a esmo sobre o balcão de trabalho, pois outro aluno, sem saber que está quente, poderá pegá-lo e sofrer queimaduras graves (vidro quente tem a mesma aparência de vidro frio). Para evitar isto, pode-se, por exemplo, deixar um aviso contendo estas informações, ou ainda reservar um lugar específico só para materiais a altas temperaturas.
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