segunda-feira, 12 de março de 2018

Aulas práticas no LIC (Laboratório Interdisciplinar de Ciências) III

Regras Básicas de Manuseio

Os béqueres e frascos em geral, quando cheios, devem ser segurados pelas laterais ou pelo fundo, nunca pela parte superior, pois as bordas dos copos de béquer ou gargalos dos frascos podem quebrar com facilidade se utilizados como ponto de apoio. Deve ser evitado o uso de frascos para conter reagentes que ataquem quimicamente o vidro, como por exemplo ácido fluorídrico, ácido fosfórico a quente e álcalis concentrados. Nestes casos, deve-se fazer uso de frascos plásticos ou frascos de vidro cobertos internamente por uma camada de parafina. Recipientes onde estejam sendo realizadas reações químicas jamais devem ser olhados diretamente na vertical, pois a reação pode ser violenta, com a possibilidade de projeções para fora do frasco. Durante a montagem da aparelhagem para uma experiência, onde se faça necessária a fixação de vidraria por materiais metálicos (pinças e agarradores), é aconselhável evitar o contato direto metal-vidro. Uma maneira de contornar este problema é colocar um pequeno fragmento de borracha (ou material semelhante) entre os pontos de contato. Também deve ser evitada a utilização de força excessiva na fixação da vidraria. A não-observância destes cuidados pode levar, facilmente, à quebra do material de vidro.
Material de porcelana

O material de porcelana diferencia-se do material de vidro, basicamente, por suportar temperaturas mais altas. Todos os cuidados anteriormente citados quanto ao uso e manuseio de materiais de vidro podem ser aplicados aos materiais de porcelana.
Aparelhos elétricos
Antes de ligar qualquer aparelho elétrico, deve-se ter certeza de estar usando a voltagem adequada. Para evitar problemas, é necessário que todas as tomadas estejam
identificadas com as voltagens, em locais visíveis, por exemplo, sinalizadas com as cores amarelo para 110V e laranja para 220V.
É recomendável que os aparelhos elétricos só funcionem quando em uso. Não deixe aparelhos elétricos ligados na ausência de pessoal de laboratório. Além disto, é necessário que haja um fio terra próximo à tomada e que os equipamentos elétricos só sejam usados dentro de suas especificações. Certifique-se que fios, plugues, tomadas, contatos estão em prefeitas condições. Não instale ou opere aparelhos elétricos próximo a superfícies úmidas ou de produtos químicos inflamáveis ou corrosivos. 
Em caso de incêndio nestes equipamentos, utilize extintor de CO2, nunca de água pressurizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário