segunda-feira, 12 de março de 2018

Aulas práticas no LIC (Laboratório Interdisciplinar de Ciências)

Introdução

O laboratório é um lugar no qual são realizadas tarefas específicas numa determinada área de conhecimento. Sendo assim, difere de outros locais por ser necessário adotar procedimentos especiais nas atividades que lá se realizam e, por esta razão, é um local de risco.

Os riscos oferecidos por um laboratório químico são devidos a vários fatores, entre os quais podem ser citados a absorção cumulativa, pelo organismo, de pequenas quantidades de substâncias presentes na atmosfera laboratorial (seja por inalação, absorção cutânea ou ingestão), a contaminação em grande escala por acidentes com produtos químicos (explosões, projeção de ácidos, etc.) e a má utilização de materiais de vidro, equipamentos elétricos e outros.
O profissional que exerce funções nestes locais, seja de que natureza forem, deve tomar consciência de que a atividade ali exercida deve ser precedida das orientações necessárias para diminuir ao máximo a possibilidade de acidentes. Tais orientações são adquiridas, geralmente, através de treinamentos e cursos oferecidos, em sua maioria, pela própria
instituição onde trabalha. Em muitos casos, os cursos superiores fornecem grande parte das informações necessárias para o desempenho seguro destas funções.
Neste contexto, a observância das orientações e das normas de segurança é muito importante, ainda mais se estiverem relacionadas com laboratórios escolares. A compreensão dos riscos decorrentes do manuseio das
substâncias e materiais químicos é fundamental para a observação de medidas de prevenção inerentes ao uso seguro do laboratório.
Desta maneira, ao projetar e montar um laboratório, é necessário que toda a sua estrutura atenda aos padrões mínimos de segurança. Isto significa que deve possuir um bom “lay-out”, um acondicionamento adequado dos reagentes, a instalação correta dos equipamentos, entre outros.  Tais fatores, no entanto, por si só, não garantem a prevenção de acidentes.
Aliado a isto, é necessário também um conhecimento dos riscos existentes na atividade laboratorial e a observância das regras de segurança recomendadas neste trabalho.
Considerando estes aspectos, o objetivo deste trabalho é o de apresentar sugestões para o correto manuseio de produtos químicos, materiais de vidro e equipamentos mais comumente utilizados nos laboratórios de ensino das escolas de ensino fundamental e médio, bem como de comportamentos recomendados para a manutenção de um bom padrão de segurança nas atividades escolares de laboratório.

As recomendações são necessárias pois, na maioria dos casos, o professor que utiliza os laboratórios escolares, por falta de informações mais detalhadas, se preocupa apenas com as orientações referentes à prática que planeja executar, descuidando-se da discussão dos procedimentos mais
adequados para preservar a segurança dos alunos e dos equipamentos, além de, muitas vezes, não se preocupar com as reações secundárias porventura produzidas.
Por outro lado, a ênfase nas medidas de segurança, promove o contato do aluno com os hábitos e as atitudes inerentes ao trabalho em laboratório, itens importantes nos currículos escolares de Ciências.
Os subsídios aqui apresentados destinam-se, pois, a orientar professores e alunos para um uso mais efetivo e correto dos laboratórios escolares de Ciências.


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