Introdução
O laboratório é um lugar no
qual são realizadas tarefas específicas numa determinada área de conhecimento.
Sendo assim, difere de outros
locais por ser necessário adotar procedimentos
especiais nas atividades que lá se realizam e, por esta razão, é um local de risco.
Os riscos oferecidos por um laboratório químico são
devidos a vários fatores, entre os quais podem
ser citados a absorção cumulativa,
pelo organismo, de pequenas quantidades
de substâncias presentes na atmosfera laboratorial (seja por inalação, absorção cutânea ou ingestão), a
contaminação em grande escala por acidentes com
produtos químicos (explosões,
projeção de ácidos, etc.) e a má utilização
de materiais de vidro, equipamentos elétricos e outros.
O profissional que exerce funções nestes locais, seja de
que natureza forem, deve tomar consciência de
que a atividade ali exercida deve
ser precedida das orientações necessárias para diminuir ao máximo a possibilidade de acidentes. Tais
orientações são adquiridas, geralmente, através
de treinamentos e cursos
oferecidos, em sua maioria, pela própria
instituição onde trabalha. Em muitos casos, os cursos
superiores fornecem grande parte das informações
necessárias para o desempenho
seguro destas funções.
Neste contexto, a observância das orientações e das
normas de segurança é muito importante, ainda
mais se estiverem relacionadas com
laboratórios escolares. A compreensão
dos riscos decorrentes do manuseio das
substâncias e materiais químicos é fundamental para a
observação de medidas de prevenção inerentes ao
uso seguro do laboratório.
Desta maneira, ao projetar e montar um laboratório, é
necessário que toda a sua estrutura atenda aos
padrões mínimos de segurança. Isto
significa que deve possuir um bom “lay-out”,
um acondicionamento adequado dos reagentes, a instalação correta dos equipamentos, entre outros. Tais fatores, no entanto, por si só, não garantem a prevenção de
acidentes.
Aliado a isto, é necessário também um conhecimento dos
riscos existentes na atividade laboratorial e a
observância das regras de
segurança recomendadas neste trabalho.
Considerando estes aspectos, o objetivo deste trabalho
é o de apresentar sugestões para o correto
manuseio de produtos químicos,
materiais de vidro e equipamentos mais comumente utilizados nos laboratórios de ensino das escolas
de ensino fundamental e médio, bem como de comportamentos
recomendados para a manutenção de
um bom padrão de segurança nas atividades
escolares de laboratório.
As recomendações são necessárias pois, na maioria dos
casos, o professor que utiliza os laboratórios
escolares, por falta de
informações mais detalhadas, se preocupa apenas com as orientações referentes à prática que planeja
executar, descuidando-se da
discussão dos procedimentos mais
adequados para preservar a segurança dos alunos e dos
equipamentos, além de, muitas vezes, não se
preocupar com as reações
secundárias porventura produzidas.
Por outro lado, a ênfase nas medidas de segurança,
promove o contato do aluno com os hábitos e as
atitudes inerentes ao trabalho em
laboratório, itens importantes nos currículos
escolares de Ciências.
Os subsídios aqui apresentados destinam-se, pois, a
orientar professores e alunos para um uso mais
efetivo e correto dos laboratórios
escolares de Ciências.
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