domingo, 16 de abril de 2017

Um assunto importante!!!



Aedes aegypti, um grande vilão


Fala, galera! Hoje vou falar um pouquinho sobre o Aedes aegypti, aquele famoso mosquito por transmitir a dengue. Em 2015 esse pequeno inseto foi considerado o inimigo número 1 da saúde pública do Brasil porque, além da dengue, a saliva dele transmite também outras doenças graves, como febre amarela, febre chikungunya e do zyka vírus.

A dengue possui os sintomas da figura abaixo:


 Fonte: http://simoesonlinenews.blogspot.com.br/

Os sintomas da febre amarela são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e aparece após dois dias de bem-estar quando ocorrem insuficiências hepática e renal, olhos e pele amarelados e sangramentos.
A febre chikungunya passou a existir no Brasil desde 2015. Os sintomas são parecidos com as doenças já comentadas acima:

Fonte: http://noticias.ne10.uol.com.br/

A grande complicação da dengue, febre amarela e chikungunya são as hemorragias que elas podem causar se não tratadas, levando inclusiva à morte.
O tratamento dessas três doenças comentadas é basicamente o mesmo, pois não há tratamento específico. Quando aparecem os sintomas apresentados, o importante é ir ao médico para fazer exames e saber qual delas você contraiu e tomar medicamentos que aliviem os sintomas. Além disso, é importante beber muita água e repousar bastante. Importante: não tomar remédios que contém ácido acetilsalicílico como aspirina, porque essa substância interfere na coagulação sanguínea e aumenta as chances de sangramentos.

A doença causada pelo zyka vírus apresenta sintomas parecidos, porém mais leves, com os das doenças já citadas também, porém as manchas vermelhas podem coçar. O grande problema desse vírus é quando o mosquito pica mulheres grávidas, pois uma vez no sangue da mãe, esse micro-organismo é capaz de passar pela placenta que protege o bebê e atingi-lo, afetando o desenvolvimento do seu cérebro e causando uma doença chamada microcefalia, caracterizada por um cérebro menor que o normal. 

Fonte: http://www.sistemampa.com.br/

Crianças com microcefalia têm problemas no desenvolvimento e podem apresentar atraso mental, déficit intelectual, paralisia, convulsões e rigidez dos músculos.
Como vocês puderam ver, esse bichinho é realmente um grande vilão. Transmite doenças que podem matar por sangramentos e que prejudicam o desenvolvimento das crianças, quando picam grávidas. E agora, como combatê-lo? Fácil, gente. Os super-heróis somos nós mesmos! A figura a seguir mostra algumas maneiras de evitar que o mosquito se reproduza:

Fonte: http://blog.bemol.com.br/

Viram só? São atitudes simples que precisamos ter para combater o Aedes aegypti. Então, mãos à obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário