sexta-feira, 20 de julho de 2012

O Leãozinho

              Olá pessoal,ao final do primeiro semestre tivemos uma reunião com a Raquel do NTE da CREDE 02,que é a responsável pelos espaços de aprendizagens das escolas(E caso eu não tenha fallado aqui ainda ,este ano estou trabalhando no Laboratório Escolar de informática-LEI) e ela nos pediu que criássemos um mascote para os mesmos.Então comecei uma pesquisa entre os alunos e surgiram alguns nomes: Leão,Coelho,Flor e Borboleta foram os mais cotados então criei a enquete no Blog da Escola   http://escolaetelvinadepentecoste2.blogspot.com.br/
E não é que o danadinho foi o mais votado.Vamos a algumas de suas características:
             O leão é um animal majestoso,expressa coragem garra e força,além de beleza e rapidez.É apelidado de o "rei dos animais" por se encontrar - em condições naturais e normais - no topo da cadeia alimentar dos animais que habitam em terra seca. São felinos muito sociáveis: um grupo pode possuir até quarenta indivíduos, composto na maioria por fêmeas.

Simbologia


 O leão é um dos doze signos do zodíaco.Poucos animais possuem presença tão marcante como símbolo.

  • leão é uma das figuras utilizadas na heráldica, podendo ser visto nos brasões de armas de diversos países e famílias nobres.
  • O leão é conhecido como o Rei dos Animais, e assim é retratado em muitas histórias infantis, como O Rei Leão e O gato de botas.
  • Na mitologia grega e romana, a morte do leão de Nemeia foi o primeiro trabalho de Héracles.
  • Sua imagem é normalmente associada ao poder, à justiça e à força, mas também ao orgulho e à autoconfiança.
  • O leão também é um símbolo solar.
  • O Estado de Pernambuco tem como mascote o leão, presente em seu brasão, apelidado de Leão do Norte
  • No livro das revelações, o Leão de Judá é o Messias: "Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos." (Apocalipse 5:4-6). O leão também aparece no estandarte da tribo de Judá.
  • O leão é o símbolo do Sporting Clube de Portugal, inserido no centro do emblema do clube com sede em Lisboa, um dos 3 grandes de Portugal.
  • O leão é o mascote do Comercial Futebol Clube (Ribeirão Preto), um dos mais tradicionais clubes brasileiro com 100 anos de existência. Com sede em Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo é conhecido como Leão do Norte por causa de uma famosa excursão ao norte e nordeste brasileiro, em maio/junho de 1920, onde permaneceu invicto.
  • O leão é o símbolo maior do Fortaleza Esporte Clube, nacionalmente reconhecido também pelas alcunhas de Leão do Pici e Tricolor de Aço.
  • O leão é o mascote do Sport Club do Recife desde 1919, quando ganhou o Campeonato Leão do Norte, na Pará, cujo troféu era um leão imponente.
  • O leão é o mascote do Avaí Futebol Clube, de Florianópolis, o clube de maior torcida em Santa Catarina, conhecido por ser o time do tenista Gustavo Kuerten, o Guga, é chamado de Leão da ilha.
  • O leão é mascote do Nacional Futebol Clube de Manaus, conhecido como Leão da Amazônia e Leão da Vila Municipal. Suas torcidas também o adotam como tal, o animal é mascote do clube desde meados da decada de 40.
  • O leão é também mascote do Esporte Clube Vitória, devido aos leões de pedra que ficavam na entrada da mansão dos seus fundadores, os irmãos Valente, no Corredor da Vitória, em Salvador, razão pela qual o time tem o epíteto de Leão da Barra.
  • O leão é a mascote e um dos símbolos do Clube do Remo, sendo também reconhecido como Leão Azul Paraense.
  • Como símbolo do safári africano, pertence ao grupo de animais selvagens chamado de big five, correspondente aos 5 animais mais difíceis de serem caçados: leão, leopardoelefantebúfalorinoceronte.
  • No Brasil, devido à veiculação, em 1979, de uma campanha publicitária sobre a ação fiscalizadora da Receita Federal nas declarações de Imposto de Renda, em que aparecia o animal, tornou-se uma metáfora frequentemente usada pelos meios de comunicação para simbolizar aquela autarquia ("prestar contas com o Leão", "Leão do Imposto de Renda").

Por que o Leão?

                        Em minhas conversas com os alunos um deles me sugeriu o leão e eu perguntei por quê?Ao que ele me respondeu:
         "Por que para trabalhar aqui tem que ser forte como o leão,ter coragem, garra e perseverança além de dedicação,concentração e ser social e quando necessário saber se impor majestosamente como ele.Acho que o leão é a figura que representara melhor este espaço".
                        Eu gostei da resposta e concordei coloquei ele na enquete e só deu ele.Vamos a sua majestosa figura!

Beijitos e até o proximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário