domingo, 16 de abril de 2017

Curiosidade de bio

pH Vaginal: porque é tão importante?


 



Nos últimos anos houve um aumento significativo na comercialização de produtos para o cuidado da higiene íntima da mulher, seja na forma de sabonetes íntimos, lenços umedecidos ou até mesmo desodorantes.
Algo que todos esses produtos possuem em comum, tanto em suas embalagens quanto em suas campanhas publicitárias são os dizeres: “Mantém o pH vaginal”.
Você já se perguntou o que isso significa ou qual a importância do pH natural da vagina?

O objetivo deste texto é trazer mais informações sobre o assunto e esclarecer duvidas a cerca da utilização desses produtos. 
O pH vaginal é naturalmente ácido, variando entre 3,8 e 4,2. Essa acidez é fundamental para o desenvolvimento de certas bactérias benéficas, os Bacilos de Doderlein, que atuam protegendo a vagina de infecções por outros microrganismos que poderiam causar danos.

O conhecimento da importância da manutenção do pH vaginal é bastante popular, por mais que isso não seja dito dessa forma, muitos de nós já ouviram falar sobre “banhos de assento” feitos com vinagre ou bicarbonato de sódio, que são feitos para reduzir coceira ou corrimentos vaginais, pois a finalidade desses banhos é na verdade restabelecer o pH vaginal e isso leva a mudanças na população de microrganismos presente na região, o que pode tanto melhorar quanto piorar o quadro, quando feito de maneira incorreta. Por isso, sempre que alguma alteração como corrimento ou coceira surgir, o ideal é procurar um médico ginecologista e realizar o tratamento adequado, ao invés de buscar soluções caseiras para o problema.
Pode parecer estranho o fato de que o corpo possua naturalmente uma população de bactérias, que compõe a flora vaginal, e essas bactérias atuam protegendo o organismo ao invés de lhe causar danos, mas isso já deve ser familiar para a maioria das pessoas, uma vez que também ocorre no intestino e inclusive consumimos algumas bebidas lácteas que possuem “lactobacilos vivos” em sua composição.
O fato desses microrganismos colonizarem essas regiões do nosso corpo acabam ajudando a impedir que microrganismos patogênicos se desenvolvam e ajudam a nos manter saudáveis. Um dos exemplos mais comuns e recorrentes de infecções vaginais, a candidíase, ocorre em função de uma queda no pH (tornando-o mais ácido), o que favorece o desenvolvimento do fungo Candida albicans. Caso o pH se torne mais alcalino (ou seja, aumente), há uma propensão ao desenvolvimento do protozoário Trichomonas vaginalis, responsável pela tricomoníase. Esses são apenas alguns dos vários exemplos de infecções vaginais que podem decorrer de alterações no pH vaginal, o que nos alerta para sua importância.
Vários fatores podem levar a essas alterações, dentre esses estão o estresse, a dieta, o suor e até mesmo o uso de roupas muito apertadas. Alguns ginecologistas alertam inclusive que o tecido da calcinha pode influenciar na saúde dessa região, sendo que as calcinhas compostas de algodão e que sejam mais soltas são as mais indicadas.
O uso de produtos destinados a higiene íntima é bastante controverso, sendo que alguns médicos indicam seu uso de maneira esporádica e outros são contrários ao seu uso. O mais indicado para a higiene é o uso de sabonetes neutros, mas o ideal é sempre buscar o aconselhamento médico antes de optar por um produto específico.
Quanto aos desodorantes íntimos, a opinião médica é unânime, no sentido de ser desaconselhável o uso, em especial frequente, desse tipo de produtos, pois além de alterar o equilíbrio da flora vaginal, podem causar alergias.
Por hoje era isto, galera. Gostaram? Depois tem mais!


Referências:
http://www2.uol.com.br/assuntodemulher/esp_vag_02.htm
http://www.mulher.com.br/corpo-e-dieta/doces-massas-e-frutas-citricas-em-excesso-pode-alterar-ph-vaginal-e-facilitar-infeccoes
http://www.sogesp.com.br/canal-saude-mulher/guia-de-saude-e-bem-estar/secrecoes-normais-corrimentos-cronicos-e-infeccoes-vaginais


Nenhum comentário:

Postar um comentário