domingo, 18 de setembro de 2011

Novas informações

Olá,gente outro dia postei na minha conta do orkut a seguinte frase :
Uma maçã por dia,traz saúde e alegria
Logo recebi um comentário que achei super interessante e resolvi postar aqui:


A maçã é uma das árvores mais antigas, pertencente da família Rosáceas, e é originarias da Ásia. E era uma das frutas preferidas dos Gregos e os Romanos. E foram os romanos que trouxeram a maçã para a Inglaterra, depois os ingleses introduziram na América, principalmente no Brasil, a Região Sul é um estado de grande produtor de maçãs. Hoje a China é o maior produtor mundial. Depois vem os Estados Unidos, Turquia, Itália e Polónia. Existem mais de 7000 espécies cultivada em todo mundo.

Maçãs porque razão devemos comer-las?

As maçãs pode ser aproveitada por inteira. A sua maior concentração de vitamina C esta na casca, e esta parte que é desperdiçada pela maioria das pessoas. Rica em vitaminas (A, B1, B2, C e E). e sais minerais tais como: cálcio, cobre, ferro, fosforo, magnésio e potássio. E ainda é rica em fibras, solúvel e insolúvel e mais dois terços desta fibras e antioxidante também esta na casca, é mais um motivo para comer a maçã com a casca.

  


Seguem as qualidades Alimentares e Indicações Terapêutica:

* Artrite
* Acido úrico
* Câncer do cólon
* Cálculos renais e vesícula
* Asma
* Bronquite
* Catarro
* Depurativo do sangue
* Diarreia (principalmente em criança)
* Diabetes
* Distúrbio intestinal
* Dores menstruais
* Enfarte (na prevenção)
* Excesso de colesterol
* Feridas e machucados
* Gota
* Hipertensão arterial
* Inflamações de garganta
* Inflamações nos olhos
* Melhora a digestão
* Perda de peso
* Reumatismo
* Saúde cardíaca
* Saúde cerebral
* Tabagismo

Comentário da Vanessa.
Valeu e quando quiser pode comentar que se for interessante eu posto aqui pra dividir com mais pessoas. Afinal as redes sociais servem pra levar informações e atualidades a todos!

sábado, 17 de setembro de 2011

Novos horizontes

Cursar novos cursos sempre faz bem.Agora descobri que posso fazer curso a distancia  e que é muito gostoso,além de ser interessante ,posso fazer novas amizades.
Já fiz um da Fundação Demócrito Rocha sobre  mudanças climáticas e sustentabilidade,e-proinfo de informática e atualmente estou fazendo dois:um da FDR -de Agentes ambientais e outro da Fundação Pro-menino sobre o ECA na escola.Além de participar do curso de midias na Escola onde trabalho pra ajudar os alunos com a Rádio na escola.
Os mesmos além de conhecimento me possibilitam ampliar as amizades e a capacidade de gerenciar meu tempo.
Hoje apeoveitar cada minuto da Internet é fundamentaltanto para aperfeiçoar meus conhecimentos como para atualizar as minhas contas nas redes sociais.Mas para tantas atividades aviso que é preciso disciplina e estudar muito se não,não dar certo,não se atinge os objetivos.
a quem se interessar advirto que sem tais qualidades nem adianta tentar,além de ter vontade é claro para fazer todas as atividades .
Peço desculpas aos meus leitores e visitantes pois com tantas atividades tenho deixado de postar aqui,mas prometo trazer sempre ,de vez em quando algo novo.
Abraços carinhosos

Maria da Conceição

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Hora de combater a dengue



A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida, no Brasil, através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.
Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.
A dengue é conhecida no Brasil desde os tempos de colônia. O mosquito Aedes aegypti tem origem africana. Ele chegou ao Brasil junto com os navios negreiros, depois de uma longa viagem de seus ovos dentro dos depósitos de água das embarcações.
O primeiro caso da doença foi registrado em 1685, em Recife (PE). Em 1692, a dengue provocou 2 mil mortes em Salvador (BA), reaparecendo em novo surto em 1792.
Mosquito da DengueEm 1846, o mosquito Aedes aegypti tornou-se conhecido quando uma epidemia de dengue atingiu o Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Entre 1851 e 1853 e em 1916, São Paulo foi atingida por epidemias da doença. Em 1923, Niterói, no estado do Rio, lutou contra uma epidemia em sua região oceânica.
Em 1903, Oswaldo Cruz, então Diretor Geral da Saúde Pública, implantou um programa de combate ao mosquito que alcançou seu auge em 1909. Em 1957, anunciou-se que a doença estava erradicada do Brasil, embora os casos continuassem ocorrendo até 1982, quando houve uma epidemia em Roraima.
Em 1986, foram registradas epidemias nos estados do Rio de Janeiro, de Alagoas e do Ceará. Nos anos seguintes, outros estados brasileiros foram afetados.
No Rio de Janeiro (Região Sudeste) ocorreram duas grandes epidemias. A primeira, em 1986-87, com cerca de 90 mil casos; e a segunda, em 1990-91, com aproximadamente 100 mil casos confirmados. A partir de 1995, a dengue passou a ser registrada em todas as regiões do país. Em 1998 ocorreram 570.148 casos de dengue no Brasil; em 1999 foram registrados 204.210 e, em 2000, até a primeira semana de março, 6.104.
Em 2006, o número de casos de dengue voltou a crescer no país. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre janeiro e setembro de 2006 foram registrados 279.241 casos de dengue o equivalente a 1 caso (não fatal) para cada 30 km ² do território desse país. Um crescimento de 26,3% em relação ao mesmo período em 2005. A região com maior incidência foi a Sudeste.
Já em 2008, a doença volta com força total, principalmente no Rio de Janeiro, onde foram registrados quase 250 mil casos da doença e 174 mortes em todo o Estado (e outras 150 em investigação), sendo 100 mortes e 125 mil casos somente na cidade do Rio de Janeiro. A epidemia de 2008 superou, em número de vítimas fatais, a epidemia de 2002, onde 91 pessoas morreram. Nos últimos anos, outros estados do Brasil também registraram uma epidemia de Dengue .
Atualmente, a dengue hemorrágica está entre as dez principais causas de hospitalização e morte de crianças em países da Ásia tropical. Nas Américas, a primeira epidemia de dengue hemorrágico que se tem notícia ocorreu em Cuba, em 1981.


Leia mais: http://www.combateadengue.com.br/o-que-e-dengue/#ixzz1XvSjB7oR

Sustentabilidade


Ao fazer um comentário sobre a rio+20, o senador Cristovam Buarque afirmou que a chamada "economia verde" é necessária, mas não suficiente. Para ele, a economia do futuro deve ter as cores do arco-íris: verde, do equilíbrio ecológico; vermelha, de atender os mais pobres; amarela, da inovação; azul, do bem-estar; e branca, da paz.

Na opinião do senador, não basta ter uma economia que proteja o meio ambiente. É preciso uma economia que erradique a pobreza, que reduza a concentração de renda. Cristovam definiu a atual economia de marrom, porque "depreda, desemprega e endivida as pessoas".

E tem razão o senador: a sustentabilidade, hoje tão apregoada pelo mundo empresarial, não deve focar somente o meio ambiente, como muito pensam. A sustentabilidade está relacionada primeiro aos modos de vida de cada um. Se individualmente não fizermos por onde diminuir o consumo dos recursos naturais, discursos e mais discursos de nada valerão. A proteção do meio ambiente é dever de todos.

Ha que se entender que economia verde não que dizer somente preservar a natureza. É certo que a preservação é necessária à nossa qualidade de vida. Mas essa qualidade depende também da garantia de alimentação para todos, de uma boa educação, acesso digno aos serviços de saúde, da segurança e da paz.

Portanto, para se falar em sustentabilidade, em economia verde e vários outros termos que vemos hoje nos comerciais de grandes empresas, é preciso falar também em igualdade e justiça social, em distribuição de renda para todas as pessoas.

Para deixar bem claro. Economia verde, ou sustentabilidade, significa proporcionar qualidade de vida por meio do usufruto de serviços e produtos sem ter que pra isso destruir a natureza, mas retirando dela somente o necessário dando chance dela se recuperar.
Fonte:Blog- meuceara.com

sábado, 3 de setembro de 2011

XI FEIRA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA E.E.M.ETELVINA GOMES BEZERRA





Aconteceu dia 31/08/2011 no pátio da escola a XI FEIRA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA que contou com a participação de alunos professores e núcleo gestor da mesma ,e ainda com visitas das escolas do municipio.No  momento podemos perceber o interesse e o empenho de nossos alunos para com seus estudos.Os mesmos demostraram alegria e criatividade ao dezempenhar as atividades.
Agradecemos a todos os que fazem parte do nucleo gestor ,corpo docente e discente da Escola e aos visitantes que nos prestigiaram!!!!
Nosso sincero agradecimento...