Reino Protista 4
09
May
2011
0
IntroduçãoOs protozoários são animais invertebrados, unicelulares, eucariontes . São desprovidos de clorofila, vivem isolados ou formam colônias. Podem ser aeróbico ou anaeróbicos.Podem exibir vida livre(dulcícola ou marinha), ou associar-se a outro organismo (parasita) No caso das dulcícolas possuem uma bolsa chamada vacúolo versátil ou pulsátil que através dela elimina a quantidade de água que absorve do meio ambiente em que vive (por osmose).. Nas amebas marinha esse vacúolo é inativo
Tratamento de água e esgosto inibi a contaminação amebiana.
Integrantes do Reino Protista, estes animais se movimentam através de flagelos, pseudópodes (pés falsos) ou cílios. Muitas espécies de protozoários são microscópicas.
Principais espécies de protozoários:
Rizópodes ou Sacorníceos: São marinhos, de água doce ou parasitas. Têm um ou mais núcleos, vacúolos digestivos e vacúolos contráteis (apenas nos de água doce).A movimentação ocorre através de pseudópodes e muitas espécies causam doenças nos seres humanos. Exemplos: ameba (causadora da doença amebíase). Elas se alimentam por fagocitose(englobam o alimento)
Entamoeba histolytica). AMEBAS
é o parasita intestinal que causa problemas sérios – pode destruir os tecidos que revestem o intestino grosso e provocar lesões graves em vários órgãos(pulmões, fígado e cérebro. Passa de pessoa para pessoa através de cistos e é disseminada também por moscas e baratas. Frutas e vegetais crus, manipulados por pessoas infectadas, lavados em água contaminada ou fertilizados com fezes humanas. Muita gente hospeda amebas sem sentir nada. Quando há sintomas, os mais comuns são diarréia que pára e volta, podendo alternar com prisão de ventre; cólicas e vontade de evacuar, mas não sai nada; fezes moles e fedidas, com muito muco, às vezes com sangue; gases, fadiga, dores musculares; raramente, febre.
Flagelados ou mastigoforos
A movimentação ocorre através de flagelos. Também são capazes de provocar doenças nos seres humanos.
Exemplos: giárdia (causadora da giardíase). Instala-se no intestino delgado causando diarréias, cólicas, inflamações e nauseas. A contaminação se dá pela água e alimentos contaminados. leishmania (causadora da leishmaniose): Instala-se no fígado, baço e medula óssea causando atrofiamento dos tecidos, anemias e infecções no trato respiratório.
Leishmania ou leishmaniose brasiliensis – conhecida como ulcera de Bauru ou ferida brava não ocasiona a morte mas provoca grandes lesões na pele e obstrução parcial das vias nasais determinando sonos agitados e insôniasque afetam a produtividade no trabalho.
Tripanossoma cruzi (causador da Doença de Chagas). Através da picada do inseto barbeiro que vivem em chiqueiros, frestas de parede. Ao picar o ser humano ele defeca sobre o local, quando a pessoa coça introduz o parasita na corrente sanguínea. Que instala-se em vários órgãos principalmente o coração(causa insuficiência respiratória, taquicardia e dilatação do coração). Para evitar a doença : eliminar animais domésticos contaminados e matar os insetos barbeiro com inseticidas.
Tricomoníase é uma infecção ou inflamação causada por um minúsculo parasita, Trichomonas vaginalis, que vive no trato geniturinário inferior de homens e mulheres e é transmitido por contato sexual. Afeta vagina, uretra, bexiga e próstata. Os homens em geral não apresentam sintomas; nas mulheres o sinal mais evidente de inflamação é um corrimento fedido que costuma aparecer alguns dias depois da menstruação. Também surgem dores, coceira e vermelhidão em toda a vulva, e urinar pode ser doloroso. O parasita pode viver anos a fio na pessoa sem causar incômodo, desde que as defesas do organismo estejam bem. Quando há alguma queda nas taxas de imunidade ele cresce e aparece.
Trypanosoma gambiense doença do sono e transmitida atravé da mosca tse-tse atinge o sistema nervoso e provoca lesões que determina um estado de sonolência contínua e progressiva levando a morte.
Esporozoários
São desprovidos de organelas de locomoção e vacúolos(spora-semente, zoon-animal)
Exemplos: Plasmódio (causador da malária). São introduzidos no ser humano através da picada do mosquito Anopheles. Quando o mosquito pica o homem injeta saliva que contem substâncias anticoagulante, esses esporos se instalam no fígado,baço e ficam incubado por vários dias depois entram na corrente sanguinea, onde se reproduz assexuadamente. Após gerações produz forma sexuada e quando o mosquito pica novamente a pessoa contaminada torna-se hospedeiro definitivo.
Ciliados
O movimento destes animais é realizado através dos cílios.
Exemplo: balantídeos (causador de desinterias). Os ciliados se alimentam por uma abertura chamada citostoma(boca da célula).Paramécium utilizados em vários experimentos,por apresentar porte grande e fácil criação.
Balantidium coli – é o maior protozoário que parasita o homem, causador da disenteria. Seu hospedeiro são: porco, cavalo,macaco, rato. Os cistos entra no homem através da água contaminada.
A classificação dos protozoário – são classificados pela estrutura de locomoção.A locomoção se faz por batimento ciliar, flagelar, por emissão de pseudópodos e até por simples deslizamento de todo o corpo celular.
Toxoplasmose se dá pela contaminação das fezes de animais principalmente o gato, em mulheres grávidas os protozoários pode atingir o feto causando e até a morte.cegueira deficiência mental
TRICOMONAS
7. REINO PROTISTA
É referenciado na caracterização dos seres vivos uma característica específica: a reprodução. Por tal, convém fazer um “parêntesis” para abordar este assunto. Existem dois tipos de reprodução:
Reprodução assexuada – intervém um só progenitor que a partir de células somáticas (multiplicação vegetativa) ou de esporos, originam novos organismos, geneticamente iguais entre si e ao progenitor. No caso da multiplicação vegetativa existem vários tipos de reprodução:
a) – Divisão binária = bipartição = cissiparidade – ocorre em seres unicelulares (exs. bactérias, Amiba, Paramécia. etc.) que, por divisão mitótica, originam dois seres do mesmo tamanho.
b) - Gemiparidade = gemulação – ocorre em seres unicelulares (ex. leveduras, etc.) e em alguns pluricelulares (certos animais) que, por divisão mitótica, originam 2 seres de tamanhos diferentes.
c) - Fragmentação vegetativa – ocorre em seres pluricelulares ( algas, alguns animais…) que a partir de porções somáticas estas originam novos organismos.
Reprodução sexuada - intervém células sexuais = gâmetas que após fecundação dão um ovo = zigoto e este origina novo ser.
Considere-se um ciclo de vida genérico: