quarta-feira, 28 de maio de 2014

Amizade entre animais


Você sabe quais sujeiras se escondem por baixo da sua unha?

A nossa pele é naturalmente composta por bilhões de bactérias e fungos.  Por causa disso é considerada a parte mais contaminada do corpo e precisa de atenção e cuidados especiais. Os germes que vivem na nossa unha, assim como toda sujeira podem causar distúrbios ao organismo, sendo inclusive o meio de transmissão de várias doenças como verminoses, micoses, virose, infecções bacterianas, entre outra
 Debaixo das unhas de uma pessoa podem ser encontradas sujeiras, restos celulares, germes como fungos e bactérias e parasitas, além de resíduos de tudo com o que tivemos contato: terra, tinta, maquiagem, cremes. Isso sem contar resíduos diversos que dependem da atividade profissional da pessoa. Além disso, as unhas podem ainda denunciar problemas de saúde, pois algumas alterações na aparência podem ser o reflexo de doenças sistêmicas, como a anemia, doenças cardíacas e diabetes. E se você é um devorador de unhas e costuma roer as unhas da mão, fique sabendo que além de interferir na sensibilidade tátil, o ato de roer aumenta o risco de inflamações e infecções, sem contar que você estar ingerindo muita sujeira!
 Para manter suas unhas o mais longe possível dos microrganismo que costumam viver junto delas, siga estes conselhos:
  •  Mantenha as unhas sempre limpas, curtas e com formato quadrado para evitar o encravamento;
  •  Evite retirar a cutícula;
  •  Prefira removedores oleosos para retirar esmaltes (nada de acetona);
  •  Use creme hidratante nas mãos, unhas e cutículas diariamente;
  •  Mantenha pés e mãos sempre secos.
dirt-under-nails
Organismos altamente patológicos podem viver felizes debaixo da sua unha!

Saiba o que é?

1. O QUE É TOC? É uma doença grave de ansiedade e aparece igualmente em homens e mulheres. Essas pessoas costumam realizar a mesma tarefa repetidas vezes, como lavar as mãos, contar azulejos no banheiro, por exemplo.
2. AS PESSOAS COM TOC SÃO OBSESSIVAS? Sim. Os pensamentos obsessivos produzem uma resposta compulsiva na forma de rituais frequentemente realizados. Pessoas com TOC executam ações, como lavar as mãos repetidamente, como uma forma de suprimir ou responder a esses pensamentos obsessivos.
3. O QUE PASSA PELA CABEÇAS DAS PESSOAS COM TOC? Um sintoma comum do TOC é sentir-se atormentado pela dúvida. Obsessivos, os pensamentos de duvidar das coisas podem levar alguém com o transtorno a precisar de reafirmação constante que alguma coisa está no lugar certo ou que um aparelho está desligado.
4. EXISTE UMA IDADE PARA APARECER A DOENÇA? Normalmente aparece no início da idade adulta, embora crianças também possam tê-lo. Em tais casos, o transtorno em geral aparece por volta dos 10 anos.
5. O QUE CAUSA ESSA DOENÇA? As causas reais da doença permanecem desconhecidas, ainda que provavelmente tenha um componente hereditário. O estresse também parece aumentar a chance do indivíduo desenvolver o TOC.
6. COMO É DIAGNOSTICADO? O TOC pode ser diagnosticado apenas através de uma entrevista clínica. O especialista irá fazer uma variedade de perguntas sobre seu comportamento e histórico médico. São examinados tendência a pensamentos obsessivos e rituais compulsivos.
7. ROER UNHA PODE SER SINTOMA DE TOC? Muitas pessoas comem as unhas como um hábito regular. Pode haver um elemento relaxante em fazer isso (como ao comer unhas diminuir a compulsão por fazê-lo), mas por si só roer unhas não é uma evidência de transtorno.
8. COMO É O TRATAMENTO? Como para muitas doenças mentais, os antidepressivos são frequentemente usados no tratamento do TOC.
9. O TRANSTORNO DE PERSONALIDADE OBSESSIVA-COMPULSIVA É A MESMA COISA? Pessoas com TPOC têm um impulso esmagador em direção à perfeição que pode realmente ser destrutivo para elas. Muitas vezes elas não conseguem terminar projetos porque sua ideia de perfeição nunca pode ser alcançada. Elas também podem ser obcecadas por listas e ordenar informação.
10. UM CASO INCRÍVEL: :o
“Dan Gorske, comeu 23 mil Big Macs ao longo de 36 anos. O fanático pelo lanche admite que tem TOC e é obcecado por números. Isso pode explicar sua fascinação pelo gorduroso hambúrguer e porque ele mantém cada recibo dos Big Macs em uma caixa. Gorske pode lembrar os dias exatos (não são muitos) durante os 36 anos em que não comeu seu sanduíche favorito, onde passou noites em claro e teve sérias crises de obsessão. Hoje ele mantém alguns no freezer – para emergências.”
7
4
8
6
3
2
1
0
00
TOC
É assim que uma pessoa com TOC faria uma salada de frutas!

terça-feira, 27 de maio de 2014

Coisas sobre menstruação que você achava que era mentira, mas não é!

Muitas vezes escutamos tantas histórias sobre menstruação e ciclo menstrual que achamos absurdos, sem fundamento. Mas alguns deles, apesar de não aprecerem, podem ser verdade, sim. Bem, as mulheres menstruam aproximadamente 400 vezes ao longo da vida, dos 12 ou 13 anos até mais ou menos os 50, quando atingem a menopausa. É natural que existam histórias que podem ser mentiras. Baseado em emails que temos recebido com dúvidas, nós selecionamos algumas verdades propostas na Revista Viva Saúde sobre este assunto que até parecem mentiras!
1. Mulheres que moram ou trabalham juntas costumam menstruar ao mesmo tempo.
Aquelas que passam muito tempo juntas têm realmente a tendência de sincronizar seus ciclos menstruais. Por mais que busquem respostas, os especialistas ainda não sabem explicar exatamente por que isso ocorre.
2. A mulher menstruada deve evitar pisar descalça no chão frio.
Embora a menstruação não a impeça de ter uma vida absolutamente normal, nesse período acontece uma baixa na resistência imunológica do organismo, propiciando os resfriados. Além disso, o contato prolongado dos pés com a friagem poderia ainda causar as cólicas.
3. A menstruação favorece o aparecimento de espinhas.
A variação hormonal típica do período costuma estimular o surgimento da acne em mulheres com pele oleosa. Um tratamento combinado entre o dermatologista e o ginecologista pode amenizar o problema.
4. Mulher que menstrua tarde demora mais a entrar na menopausa.
Essa regra, porém, não se aplica no caso das fumantes: segundo pesquisas, as que tiveram contato com nicotina por anos a fio podem entrar na menopausa mais cedo do que as nãofumantes, independentemente da idade da primeira menstruação.
5. Quem toma anticoncepcional pode sangrar quando está no período fértil.
Esse sangramento, no entanto, é de caráter transitório. Caso demore mais do que um dia e ocorra com freqüência, é bom consultar um ginecologista. E mesmo mulheres que não tomam pílulas podem apresentar um pequeno sangramento durante a ovulação. Só que não é menstruação. O intervalo é de no mínimo 22 dias, a partir do primeiro dia da última menstruação.
6. Absorventes internos podem levar à Síndrome do Choque Tóxico.
Embora mulheres que não usam absorventes internos também possam apresentar o problema, a incidência da Síndrome do Choque Tóxico (SCT) é maior entre as que utilizam esses produtos. A SCT é uma infecção rara, mas bastante séria, que pode ser fatal. O agente é a bactéria Staphylococcus aureus, que encontra nos absorventes internos um ambiente propício para liberar toxinas nocivas. A dica é dar preferência a produtos de menor absorção, trocá- los a cada oito horas e suspender o uso caso esteja realizando algum tratamento (para corrimento, por exemplo), já que eles inibem a cura da infecção. Se durante a menstruação a mulher tiver febre alta, diarréia, dor de cabeça, vômitos, desmaios, dores musculares e ardor na pele, deve remover o absorvente e procurar um médico.
7. Para evitar doenças como a endometriose e os incômodos da TPM, é aconselhável tomar medicamentos que bloqueiem a menstruação.
Desde que sob orientação médica, os métodos e remédios que interrompem a menstruação podem ser usados, sem riscos, para evitar cólicas excessivas, TPMs de difícil controle, endometriose ou tumores de ovário. É preciso tomar cuidado, porém, com os efeitos colaterais, presentes em qualquer medicamento.
8. Atletas normalmente menstruam pouco.
Bailarinas profissionais, corredoras de longa distância, ginastas e outras atletas que treinam várias horas por dia tendem a apresentar ciclo menstrual irregular (trimestral, semestral ou até mesmo anual). Uma das causas é a deficiência do hormônio estrogênio, provocada pela atividade física intensa. Outra razão pela qual atletas menstruam com menor freqüência é que parte dos hormônios necessários para o sangramento mensal se origina na gordura e essas esportistas possuem índices de gordura corporal muito baixos. Segundo a pesquisadora americana Rose Frish, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, o sistema reprodutor feminino sofre prejuízo se o percentual de gordura estiver abaixo dos 17%.
9. Atividade física regular melhora a TPM.
Na quarta semana do ciclo menstrual, os níveis de estrogênio e de progesterona diminuem, fazendo com que o sistema nervoso central reduza a produção de endorfinas – substâncias responsáveis pela sensação de bemestar. Com isso surge ansiedade, cólica, dor de cabeça… Como a ginástica estimula a produção de endorfinas, mulheres ativas sofrem menos com os sintomas da tensão.
10. A menstruação pode causar endometriose.
Em alguns casos. Existe uma teoria que diz que durante a menstruação as células do endométrio passariam através das trompas de Falópio para a cavidade abdominal, onde se instalariam. Os locais mais comuns de implantação são os ovários, trompas e superfície externa do útero. Além de cólica severa, a enfermidade causa desconforto durante o ato sexual, infertilidade e alterações urinárias durante a fase menstrual.
11. As mulheres mudam de comportamento quando ovula.
Quando não se usa contraceptivos e se está afetivamente disponível, existe uma tendência da mulher expor mais a pele, usar roupas justas e adotar um comportamento mais exuberante durante a ovulação.
12. Mulheres estressadas podem ter mais cólicas menstruais.
A tensão aumenta o nível de prostaglandinas, substâncias hormonais que o endométrio produz na menstruação e que desencadeiam dores e contrações uterinas típicas do período.
13. É impossível engravidar durante a menstruação.
Vale lembrar, porém, que nem todo sangramento é menstruação. Quando estão férteis, algumas mulheres podem ter um pequeno sangramento que dura, no máximo, três dias – e poderão engravidar se transarem sem proteção. Se perceber que o sangramento está ocorrendo no meio de um ciclo-padrão de 22 dias – isto é, por volta do 14o dia, no ápice da fase fértil -, sinal vermelho para relação sexual sem proteção.
14. No período menstrual fica-se mais sujeita a contrair doenças sexualmente transmissíveis.
Quando acontece a descamação do endométrio, a mulher fica menos protegida e mais suscetível às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) – por isso, o ideal é usar camisinha.
15. Tensão emocional e mudanças de vida ou de ambiente podem adiantar ou atrasar ‘aqueles dias’.
Os hormônios que influem sobre a menstruação são produzidos nos ovários e também na hipófise, glândula ligada ao sistema nervoso central. Como esse sistema reage aos diferentes estados emocionais, a angústia e a tensão decorrentes de doenças, perdas ou mudanças no ambiente influenciam na produção hormonal e podem alterar o ciclo.
 toxic_tampons_pads_504x334

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Você para quem pode doar e de quem pode receber sangue em uma transfusão?

A  transfusão é um procedimento na qual o tecido conjuntivo sanguíneo de um doador é transferido a um receptor. De fato é preferível que estas pessoas possuam o mesmo grupo genotípico (O, A, B ou AB).
Mas para que a transfusão seja feita, é importante que o aglutinogênio característico (o responsável pela determinação do tipo sanguíneo encontrado na superfície das hemácias) do doador, seja compatível com a aglutinina (anticorpos que agem contra o aglutinogênio) do receptor, ou seja, a aglutinina do receptor não pode reagir com o aglutinogênio do doador. Isso é importantíssimo, pois caso sejam incompatíveis ocorrerá aglutinação (junção) das hemácias recebidas e isso pode causar sérios problemas ao receptor.
Por exemplo: Se um doador tiver aglutinogênio A só poderá doar para um receptor que não tenha aglutinina anti-A no plasma, ou seja, indivíduos do grupo A ou AB. Caso a doação seja feita para uma pessoa do grupo B ou O, por causa da aglutinina anti-A contida no plasma, ocorrerá aglutinação das hemácias doadas no interior dos vasos sanguíneos do receptor. Em outras palavras, o sangue vai ficar com aspecto de “coalhada”.
Em transfusões também analisamos o sistema Rh, onde indivíduos Rh- podem doar sangue tanto para pessoas Rh- quanto para os RH+. Já o RH+ somente pode doar para outro RH+.
Confira a tabela e tire suas dúvidas!
80341

terça-feira, 13 de maio de 2014

Uma história fascinante

 
Até que ponto uma pessoa pode chegar para lutar contra o seu destino? Quanto alguém pode mudar ao sair de sua posição de conforto? E como resistir ao determinismo, quando todos os seus sonhos são jogados por terra? Essas são algumas perguntas que o leitor pode se fazer durante a leitura do incrível Onde as árvores cantam, romance de Laura Gallego García. Nele, somos apresentados à jovem Viana de Rocagris, de longos cabelos castanhos, filha de Corven, Duque de Rocagris, um dos mais respeitados nobres do reino de Nórtia. Apaixonada desde a infância por Róbian de Castelmar, Viana está prometida a ele, como sempre desejou, de forma que a jovem acredita estar a um passo de ver seu sonho realizado. 
A jovem, porém, vê sua vida mudar drasticamente quando os bárbaros invadem o reino de Nórtia e eliminam quase todos os nobres do país. Obrigada a conviver com os rudes dominadores, Viana conta com a ajuda inestimável de Dórea, sua ama-de-leite e dama de companhia, e justamente por iniciativa de Dórea, a moça vai gradativamente mudando sua postura, de obediência resignada a uma resistência velada e astuciosa, até culminar na franca revolta. 
Assim, ela se vê obrigada a fugir, escondendo-se na Grande Floresta, um lugar até então temido por todos. Dizia-se que qualquer um que entrasse naquelas matas estaria perdido para sempre. A jovem, porém, acaba por descobrir que a Grande Floresta deve ser respeitada, não temida, e lá passa a viver. E assim a moça se transformará lentamente, tendo o misterioso e astuto cavaleiro Lobo como o mentor, para guiá-la rumo a uma nova postura diante da vida. Um homem que tem um terrível acontecimento oculto no passado, que não somente lhe rendeu o apelido como também lhe custou uma orelha. Além disso, Lobo é um cavaleiro decaído que vive no exílio, desacreditado por todos.
Viana também contará com Úri, misterioso jovem de pele rajada, olhos e cabelos verdes, nativo da Grande Floresta e por quem a moça criará um laço inquebrável. 
O maior desafio para a moça será Harak, rei dos bárbaros, que dizem ser invulnerável. Viana acredita que o segredo para vencer os invasores está no interior da Grande Floresta, como Oki, o menestrel, respeitado por todos, teria sugerido ao contar uma história durante a festa mais importante da realeza de Nórtia, antes da invasão bárbara. Contudo, para descobrir o que há de verdade e de mito nas palavras do menestrel, Viana deverá reescrever seu destino, empreendendo uma jornada rumo ao coração da floresta, um lugar "onde as árvores cantam".
Mas o personagem mais fascinante certamente é Lobo, que sempre tem uma história diferente para o motivo de ter perdido a orelha e para cada história há sempre duas lições para a jovem Viana.
Além disso, há os poéticos nomes das regiões e castelos de Nórtia, como Castelmar, Valenevado, Torrespinho, Monteferro. Regiões que seguramente irão despertar a imaginação do leitor. E não posso deixar de mencionar a incrível capa desenhada por Renato Alarcão.
Mas Onde as árvores cantam não se trata apenas da história de batalhas e jornadas misteriosas. Trata-se acima de tudo, de uma história de um amor impossível, mas sobretudo sublime e transformador.
Edição: 1
Editora: Edições SM
ISBN: 9788580720181
Ano: 2012
Páginas: 384
Tradutor: Paloma Vidal

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Uma dúvida super importante!!!


O líquido liberado antes da ejaculação pode engravidar?

Muitos alunos tem vindo me perguntar e deixado perguntas no e-mail afim de saber se :

É verdade que o homem libera um líquido com espermatozóides antes de ejacular? A mulher pode engravidar?


Existem diversas especulações sobre esse assunto. Realmente o homem libera esse líquido que serve para lubrificar o órgão genital durante a relação sexual  e também para higienizar o canal da uretra, pois é por ali que o xixi é liberado. Teoricamente, os espermatozóides não deveriam ser liberados junto com aquele líquido.
Mas na prática não é bem assim que acontece. Quando o homem tem ejaculação, obviamente acontece uma descarga de sêmen cheio de espermatozoides. O que pode acontecer é que alguns podem se prender às paredes da uretra e ficar por ali. E então, o que acontece? Quando vem o líquido lubrificante ele pode “arrastar” estes espermatozoides perdidos e levar para fora do corpo.
Lembrando que, um espermatozóide não vive muito tempo, essa possibilidade se dá quando existe um pequeno intervalo de tempo entre uma ejaculação e a liberação do líquido seguinte. A urina ainda pode expelir os espermatozóides que estava na uretra.
Como você vê, a possibilidade desse líquido engravidar é muito pequena, pois a quantidade de espermatozóides nele é mínima. O espermatozóide precisa sobreviver forte a urina e ao tempo fora do seu local de origem, depois sair são e salvo no líquido, enfrentar todas as barreiras do corpo da mulher e ainda ter a sorte de encontrar um óvulo prontinho para ser fertilizado… Bom, ele precisa ser um “cara” bem forte, saudável e esperto.
P648195-Human_Sperm_and_Egg-SPL
Apesar da possibilidade de engravidar ser pequena, o risco existe. Por via das dúvidas, a melhor coisa é não confiar na pouca possibilidade. Super Espermatozóide existe SIM! :o

Espero ter respondido a dúvida de vocês e até a próxima...Bjs

domingo, 4 de maio de 2014

Biólogo - Símbolo e Juramento

Juramento
"Juro pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do Biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida estimulando o desenvolvimento Científico, Tecnológico e Humanístico com justiça e paz" Juramento do Biólogo (Res. nº 3, de 2 de setembro de 1997).


SÍMBOLO
Em 03 de setembro de 2009, aniversário de 30 anos da regulamentação da profissão de biólogo, o símbolo da profissão foi revitalizado (Resolução CFBio nº 187/2009, sendo seu uso restrito ao Sistema CFBio/CRBios). O símbolo traduz conceitos que envolvem o cotidiano do biólogo e também a importância da vida para esses profissionais. Ao agregar valores de união e evolução à marca CFBio, busca-se demonstrar a forma dinâmica e proativa de relacionamento do Sistema CFBio / CRBios com o biólogo e a sociedade. O círculo foi utilizado como base para os elementos. Na simbologia das formas, o círculo representa união e perfeição, daquilo que começa e acaba em si mesmo.
Assim, ele condiz com a proposta do próprio Conselho, somando e interligando valores, laços e vínculos entre os profissionais representados por essa instituição. Também representa o movimento, a atividade, reproduzindo a busca por melhores dinâmicas entre as relações dos biólogos.

Quatro elementos recebem destaque:
1) O DNA - A estrutura do DNA traz à tona um elemento sempre presente no cotidiano do profissional da área de biologia;
2) O Espermatozóide - A base da estrutura do DNA forma um espermatozóide, que fecundando o óvulo (círculo azul) dá origem a uma nova vida, com toda sua complexidade – a essência da profissão do biólogo; 
3) A Folha - Fator de grande importância para qualquer ser vivo, sendo a base dos estudos biológicos, a natureza é representada pelas folhas da base do círculo;
4) A Espiral, que se encontra dentro das folhas. Simboliza evolução e progresso. O biólogo sempre deve buscar novos estudos e pesquisas que possam atualizar seus conhecimentos e acrescentar informações úteis a sua profissão. Esse elemento também possui uma interpretação mais subjetiva, podendo ser traduzido de diferentes formas, como por exemplo, a representação de um caracol ou da asa de uma borboleta, mostrando a interação do biólogo com a biodiversidade e o Planeta, na busca de sua conservação, manejo e sustentabilidade.
Em relação às cores, o azul, que é usado de forma mais clara no círculo, é uma cor profunda e calma, que a princípio, representa a água, mas que também passa a idéia de maturidade. O azul também é a cor da biologia. O verde, usado nas folhas, é a cor universal para a representação da natureza, passando a idéia de frescor, harmonia e equilíbrio.

GILMAR SANTANA LIMA
Biólogo Sanitarista. Licenciado em Biologia – Faculdade de Tecnologia e Ciencias Especialista em Saúde Coletiva – Hab. Sanitarista – Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC Mestrando em Saúde Pública – Universidade das Americas