terça-feira, 13 de maio de 2014

Uma história fascinante

 
Até que ponto uma pessoa pode chegar para lutar contra o seu destino? Quanto alguém pode mudar ao sair de sua posição de conforto? E como resistir ao determinismo, quando todos os seus sonhos são jogados por terra? Essas são algumas perguntas que o leitor pode se fazer durante a leitura do incrível Onde as árvores cantam, romance de Laura Gallego García. Nele, somos apresentados à jovem Viana de Rocagris, de longos cabelos castanhos, filha de Corven, Duque de Rocagris, um dos mais respeitados nobres do reino de Nórtia. Apaixonada desde a infância por Róbian de Castelmar, Viana está prometida a ele, como sempre desejou, de forma que a jovem acredita estar a um passo de ver seu sonho realizado. 
A jovem, porém, vê sua vida mudar drasticamente quando os bárbaros invadem o reino de Nórtia e eliminam quase todos os nobres do país. Obrigada a conviver com os rudes dominadores, Viana conta com a ajuda inestimável de Dórea, sua ama-de-leite e dama de companhia, e justamente por iniciativa de Dórea, a moça vai gradativamente mudando sua postura, de obediência resignada a uma resistência velada e astuciosa, até culminar na franca revolta. 
Assim, ela se vê obrigada a fugir, escondendo-se na Grande Floresta, um lugar até então temido por todos. Dizia-se que qualquer um que entrasse naquelas matas estaria perdido para sempre. A jovem, porém, acaba por descobrir que a Grande Floresta deve ser respeitada, não temida, e lá passa a viver. E assim a moça se transformará lentamente, tendo o misterioso e astuto cavaleiro Lobo como o mentor, para guiá-la rumo a uma nova postura diante da vida. Um homem que tem um terrível acontecimento oculto no passado, que não somente lhe rendeu o apelido como também lhe custou uma orelha. Além disso, Lobo é um cavaleiro decaído que vive no exílio, desacreditado por todos.
Viana também contará com Úri, misterioso jovem de pele rajada, olhos e cabelos verdes, nativo da Grande Floresta e por quem a moça criará um laço inquebrável. 
O maior desafio para a moça será Harak, rei dos bárbaros, que dizem ser invulnerável. Viana acredita que o segredo para vencer os invasores está no interior da Grande Floresta, como Oki, o menestrel, respeitado por todos, teria sugerido ao contar uma história durante a festa mais importante da realeza de Nórtia, antes da invasão bárbara. Contudo, para descobrir o que há de verdade e de mito nas palavras do menestrel, Viana deverá reescrever seu destino, empreendendo uma jornada rumo ao coração da floresta, um lugar "onde as árvores cantam".
Mas o personagem mais fascinante certamente é Lobo, que sempre tem uma história diferente para o motivo de ter perdido a orelha e para cada história há sempre duas lições para a jovem Viana.
Além disso, há os poéticos nomes das regiões e castelos de Nórtia, como Castelmar, Valenevado, Torrespinho, Monteferro. Regiões que seguramente irão despertar a imaginação do leitor. E não posso deixar de mencionar a incrível capa desenhada por Renato Alarcão.
Mas Onde as árvores cantam não se trata apenas da história de batalhas e jornadas misteriosas. Trata-se acima de tudo, de uma história de um amor impossível, mas sobretudo sublime e transformador.
Edição: 1
Editora: Edições SM
ISBN: 9788580720181
Ano: 2012
Páginas: 384
Tradutor: Paloma Vidal

Nenhum comentário:

Postar um comentário