domingo, 26 de abril de 2020

Sobre o Homescooling.

Vamos falar um pouco sobre os acontecidos que temos vivenciados nos últimos dias...

Estamos vivendo um momento critico e tenso na saúde mundial( Pandemia do Covid-19), no qual precisamos mudar a nossa forma de agir e de viver em relação a tudo. Precisamos ficar em casa! Para proteger a nós e a aqueles a quem amamos. Alguns foram mandados para trabalhar em casa e outros não tem mais trabalhos, outros já não tinham e viviam de bicos nas ruas que tinham muitas pessoas a transitar, e hoje não mais...
Além de termos de mudar nossos hábitos diários, precisamos nos moldar a novas obrigações e tarefas que antes apenas delegávamos a outros.
Isso tem causado grande desconforto a muita gente e até mesmo muita divergência de opinião. É claro que estou me referindo a nova modalidade de trabalhos #EmCasa .
E principalmente a Educação antes delegada a outras pessoas e que agora precisa ser assumida pelos pais.
 Vejo muitas reclamações a cerca da forma como o conteúdo e repassado; de como as tarefas são cobradas dos estudantes; da falta de recursos; da desigualdade entre as classes, e etc; mas ainda não vi ninguém reclamar do que de fato está causando estas reclamações:  A necessidade dos pais em acompanhar a realização destas tarefas escolares dos filhos.
Ao meu ver os educadores estão a realizar as mesmas atividades, pois eu enquanto educadora faço cumprir sempre o meu cronograma de ensino proposto a escola e ao nível dos meus estudantes! A única diferença é que não tenho falado durante duas aulas de pé em frente a turma agitada de 40 estudantes cada um querendo chamar mais atenção do que o outro.
 Realizo a aula e faço as atividades de acordo com o nível dos meus estudantes levando em consideração sempre a carga horária determinada para o estudo da disciplina a qual leciono. Assim como faço nas aulas presenciais  entrego tudo mastigado e resumido para que eles possam entender e assim realizar as tarefas sem muita dificuldade. Agora o que vejo são reclamações a cerca da quantidade de questões; da quantidade de leitura; da falta de empatia do educador com a realidade do estudante; da falta de tempo do estudante, e por ai vai.
Mas não vejo ninguém lembrando que o educador dedica horas a fio na frente do computador para elaborar a aula, horas orientando as atividades a distância, e mais horas sugerindo opções de pesquisa e ainda dedicadas a correção das atividades, preenchendo os sistemas do qual precisam alimentar diariamente . Isso ninguém vê!

O que todos veem é o desespero dos pais com os filhos dentro de casa sem fazer nada e apenas perturbando o juízo deles. O que se vê são pais que não querem ficar e nem conversar com seus filhos sendo obrigados a acompanhar as tarefas e alguns apenas querendo se livrar dos filhos, pois dizem que eles não tem internet para fazer a tarefa mais tem para o free- fire e outros jogos... O que vemos são pais reclamando por terem de ajudar e as vezes só cobrar a tarefa de um ou dois filhos achando ruim, mas não se lembra que o  Educador fica com em media 30-40 estudantes durante 4 horas diárias ...
Na realidade o que vejo são pais atrás de se livrar da responsabilidade de ensinar o básico para o filho, e colocando a culpa na escola por estar enviando apenas as atividades. Acredito estar na hora de cada um fazer a sua parte e deixar de procurar um culpado.

Família precisa fazer sua parte !!!
Cada um faz o que pode !!!
Vamos ter empatia com o trabalho do Educador!!!

Lembre-se ele também tem família, problemas e é cobrado pra realizar um trabalho extra de educar o filho dos outros e na maioria das vezes nem um muito obrigada recebe!

Mais empatia com o Educador!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário