Estamos iniciando mais um ano letivo e o
professor(a) que se preza coloca amor em tudo que faz!
Somos inspirados a viver competindo e a nos
dedicar a ser sempre o melhor. Mas também somos chamados a olhar com Amor para
as realidades da nossa sala de aula e para as nossas crianças e
adolescentes.
PROJETO DIRETOR DE TURMA
O Projeto Professor Diretor de Turma teve
sua origem, aqui no Brasil, por ocasião do XVIII Encontro da ANPAE – Seção do
Ceará, no ano de 2007, quando foi apresentada a experiência das escolas
públicas portuguesas. Baseados nessa apresentação, gestores educacionais dos
municípios de Eusébio, Madalena e Canindé iniciaram um projeto piloto em três
escolas.
Em 2008, o Projeto é implantado nas 25
Escolas de Educação Profissional. Teve sua expansão, em 2009, para mais 26
Escolas de Educação Profissional, totalizando 51 unidades com o Projeto.
Considerando os efeitos positivos da implantação do Projeto, em 2010, a SEDUC
promove a expansão para as Escolas de Ensino Regular da rede pública estadual. A
referida ampliação se deu através de um processo de adesão, oportunizando a
implantação nas turmas de 1º ano do Ensino Médio e nas turmas de 9º ano do
Ensino Fundamental, nas escolas que não ofereciam ensino médio. Após a
publicação, no site da SEDUC, da Chamada Pública para Adesão ao Projeto Diretor
de Turma, tivemos a adesão de 474 escolas, com 2.988 turmas e 2.118 professores
diretores de turma.
Com base no acompanhamento realizado, pela
equipe da SEDUC, em 2010, através de visitas às CREDE e SEFOR; encontros
mensais com os Supervisores do Núcleo de Desenvolvimento da Escola e da
Aprendizagem e dos relatórios enviados pelos Coordenadores Regionais do
Projeto, os resultados constatados, a partir de depoimentos da equipe,
demonstram o êxito da ampliação do Projeto.
As equipes regionais têm relatado a grande
satisfação das escolas, com o Projeto, pois tem repercutido tanto na melhoria
do clima escolar, alunos mais confiantes e menos agressivos, como na melhoria
dos índices de frequência dos mesmos. Os professores sentem-se mais entrosados,
integrados, responsáveis e mais vinculados às turmas e, consequentemente, mais
entusiasmados com a função que estão desempenhando.
A família passou a ser mais participativa
na escola, favorecendo uma melhor articulação com os professores,
possibilitando, a estes, reconhecer melhor os jovens, os limites impostos pela
escola e pela própria família. Este cenário, tornou propício a ampliação do
Projeto, em 2011, para as demais turmas do Ensino Médio, totalizando, 530
escolas, 4.821 turmas e 4.241 professores diretores de turma.
O
Projeto Professor Diretor de Turma faz jus e tem como base algumas pistas da
importância dos quatro pilares da educação do relatório de Delors:
a) Aprender a conhecer, combinando uma
cultura geral, suficiente vasta, com a possibilidade de trabalhar em
profundidade um pequeno número de matérias. O que também significa: aprender a
aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao
longo de toda a vida.
b) Aprender a fazer, a fim de adquirir, não
somente uma qualificação profissional mas, de uma maneira mais ampla,
competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a
trabalhar em equipe. Mas, também aprender a fazer, no âmbito das diversas
experiências sociais ou de trabalho que se oferecem aos jovens e adolescentes,
quer espontaneamente, fruto do contexto local ou nacional, quer formalmente,
graças ao desenvolvimento do ensino alternado com o trabalho.
c)Aprender a viver juntos desenvolvento a
compreensão do outro e a percepção das interdependências - realizar projetos
comuns e preparar-se para gerir conflitos - no respeito pelos valores do
pluralismo, da compreensão mútua e da paz.
d) Aprender a ser, para melhor desenvolver
a sua personalidade e estar á altura de agir com cada vez maior capacidade de
autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal. Para isso, não negligenciar
na educação nenhuma das potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio,
sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se.
OBJETIVOS
DO PROJETO
·
Favorecer a articulação entre os professores,
alunos, pais e responsáveis, buscando promover um trabalho
cooperativo,especificamente, entre professores e alunos, no sentido de adequar estratégias
e métodos de trabalho.
·
Tornar a sala de aula uma experiência
gratificante, em que todos os professores da turma, familiares, gestão,
comunidade escolar, com respectivas parcerias, unam-se com o objetivo de
proporcionaruma educação que vise a excelência.
·
Manter a assiduidade dos alunos, estimulando sua
permanência na escola e elevando o grau de sucesso da aprendizagem.
·
Oferecer uma educação sustentável que contemple
a formaçãocidadã do educando, estimulando sua participação na vida social,com a
tomada de consciência dos problemas que afetam a humanidade.
·
Motivar os alunos para aprendizagens
significativas e encorajálos a ter perspectivas otimistas quanto ao seu futuro
pessoal e profissional.
FUNÇÕES DO
PROFESSOR DIRETOR DE TURMA
- O
Professor Diretor de Turma dedica ao Projeto quatro horas de sua
- carga
horária semanal tendo como principais funções:
- Mediar
o relacionamento entre os alunos de sua turma e os demais
professores;
- Disponibilizar-se
a atender aos alunos, pais ou responsáveis,professores e núcleo gestor da
escola;
- Promover
um ambiente facilitador do desenvolvimento
- pessoal,
cognitivo e social dos alunos.
- Elaborar
e organizar o Dossiê de sua turma;
- Lecionar
a Formação Cidadã;
- Acompanhar
o Estudo Orientado;
- Organizar
e presidir as Reuniões do Conselho de Turma (diagnóstica e
bimestrais) que fornecem aos educadores um diagnóstico pormenorizado da
turma e tem um caráter avaliativo.
OBJETIVO DO
PROJETO DIRETOR DE TURMA
·
Favorecer a articulação entre professores,
alunos, pais e responsáveis, buscando promover um trabalho cooperativo,
especificamente, entre professores e alunos, no sentido de adequar estratégias
e métodos de trabalho.
·
Manter a assiduidade dos alunos, estimulando sua
permanência na escola e elevando o grau de sucesso na aprendizagem.
·
Motivar os alunos para aprendizagens
significativas e encorajá-los a ter perspectivas otimistas quanto ao seu futuro
pessoal e profissional.
“Os efeitos positivos
desse modelo de trabalho podem ser percebidos na postura e aprendizagem dos
alunos”.
FUNÇÕES DO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA:
1. JUNTO AOS ALUNOS:
Conhecer o aluno em toda a sua dimensão;
Orientar o estudante de maneira personalizada;
Contribuir para uma maior adequação do plano de estudos;
Observar os comportamentos em situações coletivas;
Conhecer os interesses, atitudes, valores e hábitos de trabalho;
Promover uma correta integração do aluno na vida escolar;
Proporcionar um clima de liberdade que facilite a adaptação
social, física e intelectual do aluno;
Ofertar, quando possível, atividades extracurriculares;
Ser o elo entre escola e família.
2. JUNTO AOS PROFESSORES DA TURMA:
Fornecer informações sobre a turma.
Caracterizar a turma.
Discutir e definir, com os professores, estratégias de
ensino-aprendizagem.
Promover o trabalho de equipe entre os professores.
Favorecer a coordenação interdisciplinar.
Recolher/fornecer informações sobre a assiduidade/
comportamento/aproveitamento.
Analisar problemas dos alunos.
Coordenar relações interpessoais e intergrupais.
Promover a relação escola-comunidade.
Elaborar propostas de apoio pedagógico.
Propor/debater formas de atuação entre escola/pais.
3. JUNTO AOS PAIS OU RESPONSÁVEIS
Informar aos Pais ou Responsáveis acerca do andamento do seu
educando.
Comunicar-lhes o dia e a hora de atendimento semanal.
Fornecer-lhes, com regularidade, informações sobre a
assiduidade, comportamento e aproveitamento escolar dos alunos.
Fazer reuniões com os pais/responsáveis: uma no início do
ano escolar e uma para cada entrega de avaliação bimestral do aluno.
Orientar o acompanhamento dos educandos.
Realizar as atividades educativas pais/alunos/professores da
turma.
Propor formas de atuação para uma relação mais estreita
família/ escola.
FUNÇÕES DOS DEMAIS PROFESSORES:
Entregar a coleta de informação antes do final de cada
bimestre para os diretores de turma;
Participar das reuniões (diagnóstica e bimestrais);
Manter o mapeamento na sua sala;
Entregar as notas e faltas a cada período aos diretores de
turma;
Apoiar nos trabalhos dos diretores de turma.
TEMPO PARA O
CUMPRIMENTO DAS TAREFAS DO DIRETOR DE TURMA:
Destinação de 05 horas semanais para o cumprimento das
tarefas de diretor de turma que serão distribuídas da seguinte forma:
02 horas para organizações dos intrumentais (dossiê e
portfólio);
01 hora para atendimentos dos pais e alunos;
01 hora referente à aula de formação para a cidadania.
Observações:
Se possível deve ser reservada uma sala de Diretores de
Turma na escola.
Na sala, deve ter um painel contendo as seguintes
informações (horários dos Diretores de Turma e da turma, representantes dos
pais, representantes dos líder e vice-líder e calendário escolar) são expostos
em mural por turma específica.
Os Dossiês e portfólios são guardados em um mesmo armário,
na sala.
Os professores e o núcleo gestor têm acesso livre aos
dossiês.
P.S: Este ano estou iniciando uma nova jornada de acompanhamento que acredito ser de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos!!
Sejam bem vindos 1º Ano B do Ensino Médio !!!
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