quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Sobre um Projeto que aprendi a amar!!!

Estamos iniciando mais um ano letivo e o professor(a) que se preza coloca amor em tudo que faz!
Somos inspirados a viver competindo e a nos dedicar a ser sempre o melhor. Mas também somos chamados a olhar com Amor para as realidades da nossa sala de aula e para as nossas crianças e adolescentes. 


PROJETO DIRETOR DE TURMA

O Projeto Professor Diretor de Turma teve sua origem, aqui no Brasil, por ocasião do XVIII Encontro da ANPAE – Seção do Ceará, no ano de 2007, quando foi apresentada a experiência das escolas públicas portuguesas. Baseados nessa apresentação, gestores educacionais dos municípios de Eusébio, Madalena e Canindé iniciaram um projeto piloto em três escolas.

Em 2008, o Projeto é implantado nas 25 Escolas de Educação Profissional. Teve sua expansão, em 2009, para mais 26 Escolas de Educação Profissional, totalizando 51 unidades com o Projeto. Considerando os efeitos positivos da implantação do Projeto, em 2010, a SEDUC promove a expansão para as Escolas de Ensino Regular da rede pública estadual. A referida ampliação se deu através de um processo de adesão, oportunizando a implantação nas turmas de 1º ano do Ensino Médio e nas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, nas escolas que não ofereciam ensino médio. Após a publicação, no site da SEDUC, da Chamada Pública para Adesão ao Projeto Diretor de Turma, tivemos a adesão de 474 escolas, com 2.988 turmas e 2.118 professores diretores de turma.

Com base no acompanhamento realizado, pela equipe da SEDUC, em 2010, através de visitas às CREDE e SEFOR; encontros mensais com os Supervisores do Núcleo de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem e dos relatórios enviados pelos Coordenadores Regionais do Projeto, os resultados constatados, a partir de depoimentos da equipe, demonstram o êxito da ampliação do Projeto.

As equipes regionais têm relatado a grande satisfação das escolas, com o Projeto, pois tem repercutido tanto na melhoria do clima escolar, alunos mais confiantes e menos agressivos, como na melhoria dos índices de frequência dos mesmos. Os professores sentem-se mais entrosados, integrados, responsáveis e mais vinculados às turmas e, consequentemente, mais entusiasmados com a função que estão desempenhando.

A família passou a ser mais participativa na escola, favorecendo uma melhor articulação com os professores, possibilitando, a estes, reconhecer melhor os jovens, os limites impostos pela escola e pela própria família. Este cenário, tornou propício a ampliação do Projeto, em 2011, para as demais turmas do Ensino Médio, totalizando, 530 escolas, 4.821 turmas e 4.241 professores diretores de turma.

    O Projeto Professor Diretor de Turma faz jus e tem como base algumas pistas da importância dos quatro pilares da educação do relatório de Delors:
a) Aprender a conhecer, combinando uma cultura geral, suficiente vasta, com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias. O que também significa: aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida.

b) Aprender a fazer, a fim de adquirir, não somente uma qualificação profissional mas, de uma maneira mais ampla, competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. Mas, também aprender a fazer, no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho que se oferecem aos jovens e adolescentes, quer espontaneamente, fruto do contexto local ou nacional, quer formalmente, graças ao desenvolvimento do ensino alternado com o trabalho.

c)Aprender a viver juntos desenvolvento a compreensão do outro e a percepção das interdependências - realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos - no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.

d) Aprender a ser, para melhor desenvolver a sua personalidade e estar á altura de agir com cada vez maior capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal. Para isso, não negligenciar na educação nenhuma das potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se.
OBJETIVOS DO PROJETO
·         Favorecer a articulação entre os professores, alunos, pais e responsáveis, buscando promover um trabalho cooperativo,especificamente, entre professores e alunos, no sentido de adequar estratégias e métodos de trabalho.
·         Tornar a sala de aula uma experiência gratificante, em que todos os professores da turma, familiares, gestão, comunidade escolar, com respectivas parcerias, unam-se com o objetivo de proporcionaruma educação que vise a excelência.
·         Manter a assiduidade dos alunos, estimulando sua permanência na escola e elevando o grau de sucesso da aprendizagem.
·         Oferecer uma educação sustentável que contemple a formaçãocidadã do educando, estimulando sua participação na vida social,com a tomada de consciência dos problemas que afetam a humanidade.
·         Motivar os alunos para aprendizagens significativas e encorajálos a ter perspectivas otimistas quanto ao seu futuro pessoal e profissional.
FUNÇÕES DO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA
  • O Professor Diretor de Turma dedica ao Projeto quatro horas de sua
  • carga horária semanal tendo como principais funções:
  •  Mediar o relacionamento entre os alunos de sua turma e os demais professores;
  •  Disponibilizar-se a atender aos alunos, pais ou responsáveis,professores e núcleo gestor da escola;
  • Promover um ambiente facilitador do desenvolvimento
  • pessoal, cognitivo e social dos alunos.
  •  Elaborar e organizar o Dossiê de sua turma;
  •  Lecionar a Formação Cidadã;
  • Acompanhar o Estudo Orientado;
  •  Organizar e presidir as Reuniões do Conselho de Turma (diagnóstica  e bimestrais) que fornecem aos educadores um diagnóstico pormenorizado da turma e tem um caráter avaliativo.
OBJETIVO DO PROJETO DIRETOR DE TURMA
·         Favorecer a articulação entre professores, alunos, pais e responsáveis, buscando promover um trabalho cooperativo, especificamente, entre professores e alunos, no sentido de adequar estratégias e métodos de trabalho.
·         Manter a assiduidade dos alunos, estimulando sua permanência na escola e elevando o grau de sucesso na aprendizagem.
·         Motivar os alunos para aprendizagens significativas e encorajá-los a ter perspectivas otimistas quanto ao seu futuro pessoal e profissional.
“Os efeitos positivos desse modelo de trabalho podem ser percebidos na postura e aprendizagem dos alunos”.
FUNÇÕES DO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA:
1. JUNTO AOS ALUNOS:
Conhecer o aluno em toda a sua dimensão;
Orientar o estudante de maneira personalizada;
Contribuir para uma maior adequação do plano de estudos;
Observar os comportamentos em situações coletivas;
Conhecer os interesses, atitudes, valores e hábitos de trabalho;
Promover uma correta integração do aluno na vida escolar;
Proporcionar um clima de liberdade que facilite a adaptação social, física e intelectual do aluno;
Ofertar, quando possível, atividades extracurriculares;
Ser o elo entre escola e família.
2. JUNTO AOS PROFESSORES DA TURMA:
Fornecer informações sobre a turma.
Caracterizar a turma.
Discutir e definir, com os professores, estratégias de ensino-aprendizagem.
Promover o trabalho de equipe entre os professores.
Favorecer a coordenação interdisciplinar.
Recolher/fornecer informações sobre a assiduidade/ comportamento/aproveitamento.
Analisar problemas dos alunos.
Coordenar relações interpessoais e intergrupais.
Promover a relação escola-comunidade.
Elaborar propostas de apoio pedagógico.
Propor/debater formas de atuação entre escola/pais.
3. JUNTO AOS PAIS OU RESPONSÁVEIS
Informar aos Pais ou Responsáveis acerca do andamento do seu educando.
Comunicar-lhes o dia e a hora de atendimento semanal.
Fornecer-lhes, com regularidade, informações sobre a assiduidade, comportamento e aproveitamento escolar dos alunos.
Fazer reuniões com os pais/responsáveis: uma no início do ano escolar e uma para cada entrega de avaliação bimestral do aluno.
Orientar o acompanhamento dos educandos.
Realizar as atividades educativas pais/alunos/professores da turma.
Propor formas de atuação para uma relação mais estreita família/ escola.
FUNÇÕES DOS DEMAIS PROFESSORES:
Entregar a coleta de informação antes do final de cada bimestre para os diretores de turma;
Participar das reuniões (diagnóstica e bimestrais);
Manter o mapeamento na sua sala;
Entregar as notas e faltas a cada período aos diretores de turma;
Apoiar nos trabalhos dos diretores de turma.
 TEMPO PARA O CUMPRIMENTO DAS TAREFAS DO DIRETOR DE TURMA:
Destinação de 05 horas semanais para o cumprimento das tarefas de diretor de turma que serão distribuídas da seguinte forma:
02 horas para organizações dos intrumentais (dossiê e portfólio);
01 hora para atendimentos dos pais e alunos;
01 hora referente à aula de formação para a cidadania.
Observações:
Se possível deve ser reservada uma sala de Diretores de Turma na escola.
Na sala, deve ter um painel contendo as seguintes informações (horários dos Diretores de Turma e da turma, representantes dos pais, representantes dos líder e vice-líder e calendário escolar) são expostos em mural por turma específica.
Os Dossiês e portfólios são guardados em um mesmo armário, na sala.
Os professores e o núcleo gestor têm acesso livre aos dossiês.

P.S: Este ano estou iniciando uma nova jornada de acompanhamento que acredito ser de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos!!
Sejam bem vindos 1º Ano B do Ensino Médio !!!




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