O Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro (ProEMI/JF)
reflete uma parceria público privada entre o Ministério da Educação (MEC),
cinco Secretarias Estaduais de Educação e o Instituto Unibanco, que permitirá,
até 2016, universalizar o programa nas escolas públicas de Ensino Médio do
Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Piauí, atendendo cerca de 2.500
unidades de ensino e mais de 2 milhões de alunos.
Resultado da convergência entre a orientação estratégica do
MEC para o Ensino Médio e o Projeto Jovem de Futuro, desenvolvido pelo
Instituto Unibanco, o ProEMI/JF tem como objetivo central promover o redesenho
curricular das escolas e fortalecer a gestão escolar, com foco na melhoria da
aprendizagem dos estudantes. Assim, as ações do ProEMI/JF buscam colaborar o
acesso, a permanência e a conclusão, com sucesso, dos jovens na escola.
Como política pública nacional, o ProEMI propõe o redesenho
curricular do Ensino Médio, focado em um currículo dinâmico, flexível e
compatível com as exigências da sociedade contemporânea, contemplando uma
ampliação do tempo dos estudantes na escola e uma diversidade de práticas
pedagógicas que atendam às expectativas e às necessidades dos jovens.
Para o Jovem de Futuro, uma gestão eficiente, participativa
e com foco nos resultados positivos de aprendizagem pode influenciar de maneira
decisiva a qualidade da educação oferecida pela escola.
O projeto Jovem de Futuro utiliza o conceito de Gestão
Escolar para Resultados (GEpR). A ideia básica parte do pressuposto de que não
existe organização, sobretudo uma instituição voltada para o interesse público,
sem uma qualificação técnica e social da gestão. Nesse sentido, busca
apresentar para os gestores escolares estratégias e instrumentos que tornam seu
trabalho mais eficiente, criativo e produtivo. Seus princípios orientam para um
trabalho com foco nos resultados positivos de ensino e de aprendizagem. Tal
proposta sugere a integração de diferentes processos e ferramentas de gestão
escolar, a mobilização de recursos humanos, a articulação de recursos técnicos,
materiais e financeiros, a divisão de responsabilidades, a adoção de sistemas
de informação voltados para o monitoramento, controle e avaliação, a utilização
de programas de comunicação para garantir ampla adesão da comunidade às ações
da escola, sempre tendo em vista a conquista de melhores resultados na
aprendizagem dos alunos.
Esse processo inicia-se na Formação em Gestão Escolar para
Resultados. É nesse momento que os profissionais que integram o projeto têm o
primeiro contato com o conceito, os objetivos do projeto e os instrumentos que
orientam as ações do Jovem de Futuro.
A principal maneira que o Jovem de Futuro propõe para
efetivar a gestão focada em resultados na escola é a construção de um Plano de
Ação, que é um importante instrumento para a materialização do planejamento
participativo na escola. É por meio dele que a comunidade escolar traça o que é
preciso fazer, de acordo com o seu diagnóstico, para alcançar os resultados
esperados.
Para suportar as ações do projeto Jovem de Futuro, o
Instituto Unibanco desenvolveu uma Plataforma online de gestão de projetos das
escolas e formação a distância. Atualmente é composta pelo Sistema de Gestão de
Projetos (SGP) e pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que serão em
breve integrados. A plataforma permite às escolas construir os seus Planos de
Ação, de forma alinhada às diretrizes do MEC (PDE Interativo, outros programas
do ministério ou mesmo outras fontes de financiamento). Após a aprovação do
plano, elaborado de acordo com as necessidades identificadas pelo diagnóstico
da escola, é possível realizar o acompanhamento da execução das ações e
identificar desvios em relação ao que foi planejado, seja em relação ao tempo,
ou ao orçamento. Além disso, permite focar em melhores práticas e facilita o
diálogo a distância com membros das secretarias de Educação.
Para colaborar com o alcance dos resultados propostos no
Plano de Ação pelas escolas participantes do projeto, o Jovem de Futuro
disponibiliza Metodologias, que são estratégias educacionais elaboradas a
partir de necessidades detectadas no cotidiano escolar. Elas buscam fomentar
ações, projetos e trabalhos de forma interdisciplinar; corrigir dificuldades e
fragilidades específicas encontradas nas escolas; articular a comunidade
escolar, visando à sustentabilidade e obtenção de resultados; e potencializar
ações já existentes na escola.
São elas: Entre Jovens, Valor do Amanhã, Jovem Cientista,
Entendendo o Meio Ambiente, Introdução ao Mundo do Trabalho, Agente Jovem,
Superação na Escola, Campanha Estudar Vale a Pena, Monitoria e Fundos
Concursáveis.
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