quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Dúvidas dos alunos(as).

A partir deste mês retornaremos com  a Tag: Dúvidas dos alunos(as), para tentar esclarecer as dúvidas quando forem expostas por eles ou apenas percebida sua necessidade de escrever aqui ao invés de falar publicamente já que a maioria deles é tímida para falar em determinados assuntos.
Vamos a primeira?
Devido a grande exposição em um reality show do uso da Pílula do Dia Seguinte eles estão cheios de dúvidas e fizeram algumas perguntas as quais eu pesquisei e encontrei no site do Dr. Draúzio Varella.



pilula_destaque1

Pílula do dia seguinte: perguntas e respostas 

Juliana Conte

Há muitas dúvidas acerca da pílula do dia seguinte. Ela é abortiva? Depois de ter feito sexo desprotegido, tenho quanto tempo para tomá-la? Ela é eficaz? Posso tomá-la mais de uma vez por mês?
Com o objetivo de esclarecer algumas dúvidas sobre o contraceptivo de emergência (pílula do dia seguinte), que é vendido sem receita médica nas farmácias ao custo de aproximadamente R$ 20,00, conversamos com o dr. Donizetti Ramos dos Santos, médico do Núcleo de Mastologia do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, e com a dra. Marta Curado, presidente da Comissão de Anticoncepção da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).
Quando devo usar a pílula do dia seguinte?
A pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência, portanto deve ser utilizada somente em último caso. Nos Estados Unidos a chamam de plano B. Ela deve ser usada quando, por exemplo, a camisinha estoura no momento da ejaculação. Ou então quando a menina se esquece de tomar  a pílula anticoncepcional durante dois, três dias e só se lembra no momento do coito. Em casos de estupro ela também é amplamente utilizada. Portanto,  não se deve fazer de seu uso um hábito nem tomar mais que uma dose por mês. É importante ressaltar a importância desse medicamento na vida das mulheres, pois ele tem diminuído em mais de 50% a taxa de gravidez indesejada e evitado milhares de abortamentos.
A pílula tem alguma contraindicação?
Mulheres com distúrbios metabólicos, principalmente insuficiência hepática e tromboembolismo venoso devem evitar tomar o medicamento. É importante conversar com um médico antes.
Posso tomar a pílula mais de uma vez por mês?
Não é recomendado, pois ela perde a eficácia, aumentando o risco de gravidez. Além disso, graças a sua alta dose de componentes hormonais, ela pode causar reações adversas como náuseas, alteração do ciclo menstrual, dor de cabeça e diarreia.
Como a pílula do dia seguinte age no organismo? Ela é abortiva?
Não. O principal objetivo da pílula é bloquear a ovulação e com isso dificultar a incidência de gravidez. Caso a mulher não tenha ovulado, o anticoncepcional de emergência deverá impedir ou retardar a liberação do óvulo, evitando a fertilização. A pílula não deixa formar o endométrio gravídico (camada que recobre o útero para receber o óvulo fecundado e cuja descamação dá origem à menstruação).
Depois do sexo desprotegido, quanto tempo tenho para tomar a pílula?
O ideal é que a mulher tome a pílula o mais próximo possível da relação sexual desprotegida. Mas ela tem até 3 dias (72 horas) para fazer isso. Nas primeiras 24 horas, por exemplo, a eficácia da pílula é de 88%. O medicamento é vendido em dose única e em dois comprimidos. Solicitamos que a mulher tome um comprimido e espere 12 horas para tomar o outro. Entretanto, para não haver esquecimento, ela pode tomar os dois de uma vez também.
É necessário receita médica para adquiri-la?
Não. Nos postos de saúde a receita também não é mais exigida, o que foi um enorme avanço em termos de saúde pública. Antes a mulher tinha que esperar quase dois meses para consultar um ginecologista. Nesse meio tempo, se ela esperasse a pílula, já estaria grávida. Atualmente, a mulher pode ir até o posto e se não tiver um médico de plantão, o próprio enfermeiro está autorizado a fornecer o medicamento a ela. Além disso, se ela for menor de idade, não é preciso estar acompanhada dos pais.
Normalmente o enfermeiro ou o técnico de enfermagem vai sugerir que ela converse com um médico posteriormente com o objetivo de ver se ela não está utilizando esse medicamento como único método contraceptivo, o que não é indicado.
Após utilizar o contraceptivo de emergência, posso continuar tomando pílula anticoncepcional ou tenho que esperar menstruar?
Espere vir a menstruação e comece a tomar uma nova cartela de pílula. Mas não faça sexo desprotegido, a pílula do dia seguinte não tem efeito cumulativo.



E sobre as picadas de insetos...

Para quem assim como eu sofre com as picadas dos mosquitos mais do que outras pessoas, vai uma explicação do por que isso acontece...
Você está indo a algum lugar, especialmente num lugar próximo à água (recurso essencial na reprodução dos mosquitos) e nota que existem muitos mosquitos por ali. De repente, você começa a percebê-los fazendo barulhos constantemente em seu ouvido e logo em seguida nota as marcas e as coceiras deixadas pelos sugadores de sangue. Porém, de alguma forma muito estranha algumas pessoas ao seu redor não se sentem tão incomodadas e sequer notam os mosquitos. Pois é, isso acontece comigo o tempo todo!
Assim com eu, você não está sozinho. Aproximadamente 20 por cento das pessoas, ao que parece, são especialmente deliciosas para os mosquitos. E enquanto os cientistas ainda não têm uma forma eficiente de impedir as picadas com repelentes de insetos (recentemente foi descoberto que alguns mosquitos podem tornar-se resistentes à repelentes ao longo do tempo), eles têm uma série de ideias sobre o motivo pelo qual alguns de nós são mais propensos serem picados do que outros.
(© Imagem Science Co. / Corbis)
TIPO SANGUÍNEO
Não é de surpreender que os mosquitos tenham uma forte relação com determinados tipos sanguíneos, uma vez que, os mosquitos picam-nos para colher as proteínas do nosso sangue. Várias pesquisas mostram que eles acham certos tipos de sangue mais apetitosos do que outros. Um estudo descobriu que em um ambiente controlado, os mosquitos pousaram em pessoas com sangue tipo O quase duas vezes mais do que em pessoas com o tipo A. Além disso, cerca de 85 por cento das pessoas secretam um sinal químico através da pele que indica qual o tipo de sangue que elas têm, enquanto que 15 por cento não o fazem.
DIÓXIDO DE CARBONO
Uma das principais formas dos mosquitos escolherem um alvo é cheirando o dióxido de carbono emitido em sua respiração. Para isso, eles usam um órgão chamado de palpo maxilar, e podem detectar dióxido de carbono em até 164 pés de distância. Como resultado, as pessoas que simplesmente exalam mais gás ao longo do tempo, em geral, têm-se mostrado mais atrativas para os mosquitos do que outras. Esta é uma das razões das crianças serem um pouco menos afetadas do que os adultos, em geral.
(© Imaginechina / Corbis)
EXERCÍCIOS E METABOLISMO
Além do dióxido de carbono, os mosquitos encontram suas vítimas pelo cheiro do ácido lático, ácido úrico, amônia e outras substâncias expelida através do suor, e também são atraídos para as pessoas com temperaturas corporais mais elevadas. O exercício físico aumenta o acúmulo de ácido láctico e calor em seu corpo, o que faz você se destacar para os mosquitos ao seu redor. Enquanto isso, os fatores genéticos influenciam a quantidade de ácido úrico e outras substâncias naturalmente emitidas por cada pessoa, fazendo algumas pessoas serem mais facilmente picadas do que outras.
(© Pasieka / Science Photo Library / Corbis)
BACTÉRIAS NA PELE
Outras pesquisas têm sugerido que os tipos e o volume de bactérias que vivem naturalmente na pele humana afetam a nossa capacidade de atrair os mosquitos. Em um estudo de 2011, os cientistas descobriram que existem grandes quantidades de alguns tipos de bactérias de pele que são mais atraentes para os mosquitos. Surpreendentemente, ter um monte de bactérias espalhadas pela pele, a torna ainda mais atraente para os mosquitos. Deve ser por isso que os mosquitos são particularmente propensos a picarem nossos tornozelos e pés - locais onde existem naturalmente as colônias de bactérias mais robustas.
CERVEJA
Apenas uma única garrafa de cerveja pode torná-lo mais atraente para os mosquitos, um estudo descobriu. Mas mesmo os pesquisadores suspeitando que isso ocorre porque beber aumenta a quantidade de etanol excretados no suor, ou porque aumenta a temperatura do corpo, nenhum destes fatores apresentou relação com as picadas dos mosquitos, fazendo com que essa afinidade para com os bebedores seja ainda um mistério.
MULHERES GRÁVIDAS
Em vários diferentes estudos, as mulheres grávidas demonstraram atrair aproximadamente o dobro de picadas de mosquito, um resultado que pode ser explicado por 2 fatores: elas exalam cerca de 21 por cento a mais de dióxido de carbono e são, em média, cerca de 1,26 graus centígrados mais quente do que as outras pessoas.




CORES DAS ROUPAS
Os mosquitos usam a visão (junto com os odores) para localizar os seres humanos, por isso usar cores que se destacam (preto, azul escuro ou vermelho), pode te tornar um alvo fácil de ser visualizado, pelo menos de acordo com o entomologista James Day na Universidade da Flórida, no comentário que ele deu a NBC.
(© Imagem Ciência Co. / Corbis)
GENÉTICA
Como um todo, os fatores genéticos subjacentes representam cerca de 85 por cento da variabilidade entre as pessoas e suas atratividades aos mosquitos, independentemente se a atratividade é expressa através do tipo de sangue, metabolismo, ou outros fatores. Infelizmente, nós (ainda) não temos uma maneira de modificar esses genes, mas...
REPELENTES NATURAIS
Alguns pesquisadores já começaram a olhar para as razões pelas quais uma minoria de pessoas parecem raramente atrair mosquitos, na esperança de criar a próxima geração de repelentes de insetos. Usando cromatografia para isolar as substâncias químicas específicas que essas pessoas emitem, os cientistas do laboratório de Rothamsted Research do Reino Unido descobriram que estes repelentes naturais tendem a excretar um punhado de substâncias que os mosquitos não parecem achar atraente. Eventualmente, incorporando essas moléculas em spray avançados, poderia ser criado um repelente eficaz, mesmo para um tipo O.

Fonte: Smithsonian.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Veja o video: Faça um coletor de ÁGUA de CHUVA.

Tutorial - Faça um coletor de ÁGUA de CHUVA

Por Ligia Souza - Ecóloga

 4 de fevereiro de 2015

Em meio a uma crise hídrica, qualquer
forma de reaproveitar e economizar água é útil. Para tanto, a
criatividade conta bastante. Assim surgiu um movimento em São Paulo
chamado Cisterna Já. A proposta é difundir o uso de cisternas por parte
da população, que, assim, poderia driblar um pouco a falta d’água
reutilizando a água da chuva. Você já parou pra pensar que a água que
usamos para lavar o chão ou o carro, regar o jardim e dar descarga no
vaso sanitário não precisa ser potável? E já viu a quantidade de água de
vai embora pelos ralos quando chove? Pois aí está uma forma de usar
parte da água da chuva e poupar a água potável que temos em casa. A
cisterna é um reservatório para armazenar água, geralmente pluvial (da
chuva). Que tal termos uma em casa?
Vale lembrar que a água da chuva não é
potável, ou seja, não é própria para beber, cozinhar ou lavar alimentos.
Como já explicado aqui no Diário de Biologia, a água da chuva nas
cidades pode conter desde partículas de poeira e fuligem até sulfato,
amônio e nitrato. Claro que respirar esse ar poluído também faz mal e
que, em uma situação em que você não tenha outra opção, beber água da
chuva é melhor do que ficar desidratado.
Voltando à cisterna. Para construir a
sua, será necessário um reservatório, tubos e conexões de PVC e tela de
mosqueteiro (que irá ajudar a impedir que entre folhas, pedras e insetos
no reservatório). Abaixo o Técnico Agropecuário Edison Urbano explica
como é feita a cisterna de baixo custo, que fica entre 150 e 300 reais
ou, talvez, até menos. A lista de material e o passo-a-passo detalhado
podem ser encontrados na página do site Sempre Sustentável.


Depois de terminar a construção da cisterna, você ainda pode colocar um clorador ou uma pedra calcária ou, ainda, utilizar cloro de piscina para corrigir o pH (o pH da chuva na cidade costuma ser ácido) e impedira proliferação de bactérias e outros microorganismos. Mas preste atenção para colocar a quantidade correta.
Para impedir que a água empoce na tampa da cisterna (algumas tampas parecem uma bacia), você pode fazer uma cobertura verde, com alguma folhagem ou pedras e vasos. Também é possível pintar e decorar como mandar a sua criatividade!

Acesse o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=46MV191ZOKw