domingo, 15 de setembro de 2013

Estudo indica as 10 piores e as 10 melhores profissões do Brasil



Motoristas de ônibus lideram a lista dos piores; Engenheiros estão no topo entre os melhores

 


Uma pesquisa realizada pelo site de busca de empregos Adzuna.com resultou em uma lista dos dez melhores e piores empregos no Brasil. O estudo, baseado nas vagas anunciadas no site, analisou mais de 2.000 profissões. Cada uma delas recebeu uma pontuação a partir de diferentes critérios, incluindo potencial financeiro, ambiente de trabalho, competitividade e demanda de mercado.

Motoristas de ônibus alegam pior profissão dentre as sugeridas. FOTO: KID JÚNIOR
Os motoristas de ônibus e entregadores encabeçam o ranking dos piores trabalhos, que ainda inclui jornalismo e ser policial.
Segundo o site, esses profissionais lidam com prazos apertados, baixo potencial de aumento de salário, e uma longa e cansativa jornada de trabalho.
Já os engenheiros e profissionais de TI estão no topo da lista das melhores profissões, seguidos por cirurgiões e advogados.
Os motivos são a segurança no trabalho, maiores faixas salariais, podendo ultrapassar R$ 60 mil por ano, e bom desenvolvimento de carreira -segundo o site, a remuneração pode chegar a até oito vezes mais que o salário inicial.
A pesquisa também indicou quais são as profissões mais e menos promissoras. De acordo com o estudo, profissionais de TI e engenharia têm as melhores previsões graças aos desenvolvimento do mercado brasileiro. Nessas categorias, os desenvolvedores de web lideram esse ranking.
Já na lista de carreiras menos promissoras, recepcionistas e bibliotecários se destacam.

Confira a lista:

Piores profissões
Motoristas de ônibus
Entregadores
Assistentes de cozinha
Jornalistas
Policiais
Vendedores
Empregadas domésticas
Garçons
Assistentes sociais
Seguranças
Melhores profissões
Engenheiros
Profissionais de TI
Cirurgiões
Advogados
Veterinários
Profissionais administrativos
Atuários
Fisioterapeutas
Arquitetos
Dentistas
Profissões mais promissoras
Desenvolvedores web
Cirurgiões
Analistas de finanças
Engenheiros mecânicos
Funcionários dos setores de petróleo e gás
Profissões menos promissoras
Recepcionistas
Vendedores de porta em porta
Garçons
Entregadores
Empregadas domésticas

Tema Anemia

Olá pessoal, devido aos muitos pedidos por e-mail dos leitores seguem alguns posts interessantes sobre o assunto. Espero que tirem suas dúvidas...
Hoje vamos falar sobre uma condição que afeta muitas mulheres (especialmente gestantes) e crianças: a anemia.
A anemia é um estado em que a concentração de hemoglobina do sangue é anormalmente baixa, em consequência da carência de um ou mais nutrientes. A anemia por deficiência de ferro acontece quando não suprimos a necessidade que nosso organismo tem por este nutriente, ou quando há grande perda de sangue (cirurgias, hemorragias, parto…) ou até mesmo quando a pessoa está infectada por parasitas intestinais.
O consumo adequado de ferro é super importante para a prevenção e tratamento da anemia…e muitas vezes a suplementação é super necessária e por isso quem está apresentando sintomas de anemia precisa consultas um médico.
Quando a anemia está mais avançada: podem ocorrer alterações na pele e nas mucosas (atrofia das papilas da língua e fissuras nos cantos da boca), nas unhas e nos cabelos, que se tornam frágeis e quebradiços.
Em crianças, a anemia ferropriva pode afetar o crescimento, a aprendizagem, e aumentar a predisposição a infecções. No Brasil temos um sério problema de Saúde Pública que é a alta prevalência de anemia em crianças, que vai dos 6 meses aos 2 anos de idade e por isso as mamães precisam ficar super atentas!! Teremos um post só sobre isso em breve!
Não sei se vocês já ouviram mas muitas pessoas recomendam certos alimentos para tratar a anemia como beterraba, brócolis ou fígado. Então hoje quero deixar aqui os alimentos mais ricos em ferro  e falar sobre um super mito que fiquei boba ao digitar: anemia beterraba no google. Gente, quanta bobagem!!!!


Baixo desempenho no trabalho e na prática de exercícios físicos, dificuldade de concentração, irritabilidade, fraqueza, cansaço, tontura, falta de ar, perda de apetite, palidez na parte interna dos olhos e lábios são alguns dos sintomas desenvolvidos pela anemia, doença que atinge milhões de brasileiros em todas as classes sociais. Mas, alimentos ricos em ferro podem ajudar no combate a esse mal.
Ela é caracterizada pela deficiência no tamanho ou no número de células sangüíneas (glóbulos vermelhos) ou ainda, na quantidade de hemoglobina (pigmento) que elas contêm, trazendo como conseqüência a limitação das trocas de oxigênio e gás carbônico entre o sangue e as outras células do nosso corpo.
De maneira geral, a anemia pode ser desencadeada por vários fatores:
  • Baixa ingestão de alimentos ricos em nutrientes necessários para a produção dos glóbulos vermelhos e da hemoglobina, como ferro, vitamina B12 e ácido fólico;
  • Perda excessiva de sangue por hemorragia, menstruação intensa ou verminoses;
  • Anormalidades genéticas;
  • Aumento das necessidades de nutrientes em determinadas fases, como infância e adolescência (em função do crescimento e desenvolvimento corporal), gestação e amamentação.
Dentre os fatores citados, os tipos mais comuns de anemia são as desencadeadas pela deficiência de nutrientes; sendo que dessas, cerca de 90% ocorrem devido à baixa ingestão de alimentos ricos em ferro.
A melhor arma para a prevenção da anemia ferropriva é, sem dúvida, a alimentação bem variada, rica em alimentos que naturalmente possuem ferro ou enriquecidos e fortificados com o mineral.

 Olha o que diz uma nutricionista!!!


Um em cada quatro brasileiros sofrem com anemia

Segundo o ministério da saúde, a anemia atinge 25% dos brasileiros. Reportagem completa: Gazeta Online.
A deficiência de ferro é a causa mais comum de anemia nutricional, seguida da anemia megaloblástica por deficiência de ácido fólico. Apesar de serem mais comuns entre grupos populacionais de baixo poder aquisitivo, sua ocorrência também tem sido observada nas demais classes sociais. As medidas de prevenção e combate consistem em melhoria dos hábitos alimentares, controle de parasitoses, fortificação de alimentos e suplementação medicamentosa. Quanto às práticas dietéticas procure incluir em sua dieta fontes de ferro como carnes (principalmente vermelhas), leguminosas diariamente (como feijão e lentilha), folhosos (couve, brócolis, agrião, espinafre), abóbora, beterraba, seguidas do consumo de 1 fruta cítrica ou meio copo de suco de fruta cítrica.

Andreia Torres
Nutricionista
CRN 1685-1

Alimentos ricos em ferro: um auxílio no combate à anemia


Baixo desempenho no trabalho e na prática de exercícios físicos, dificuldade de concentração, irritabilidade, fraqueza, cansaço, tontura, falta de ar, perda de apetite, palidez na parte interna dos olhos e lábios são alguns dos sintomas desenvolvidos pela anemia, doença que atinge milhões de brasileiros em todas as classes sociais.
Ela é caracterizada pela deficiência no tamanho ou no número de células sangüíneas (glóbulos vermelhos) ou ainda, na quantidade de hemoglobina (pigmento) que elas contêm, trazendo como conseqüência a limitação das trocas de oxigênio e gás carbônico entre o sangue e as outras células do nosso corpo.
De maneira geral, a anemia pode ser desencadeada por vários fatores:
* Baixa ingestão de alimentos ricos em nutrientes necessários para a produção dos glóbulos vermelhos e da hemoglobina, como ferro, vitamina B12 e ácido fólico;
* Perda excessiva de sangue por hemorragia, menstruação intensa ou verminoses;
* Anormalidades genéticas;
* Aumento das necessidades de nutrientes em determinadas fases, como infância e adolescência (em função do crescimento e desenvolvimento corporal), gestação e amamentação.
Dentre os fatores citados, os tipos mais comuns de anemia são as desencadeadas pela deficiência de nutrientes; sendo que dessas, cerca de 90% ocorrem devido à baixa ingestão de alimentos ricos em ferro.
A melhor arma para a prevenção da anemia ferropriva é, sem dúvida, a alimentação bem variada, rica em alimentos que naturalmente possuem ferro ou enriquecidos e fortificados com o mineral.
Deve-se ressaltar que as melhores fontes naturais de ferro são os alimentos de origem animal - fígado e carnes de qualquer animal - pelo fato de possuírem um tipo de ferro melhor aproveitado pelo nosso organismo. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, leite e ovos não são boas fontes de ferro, embora já exista no mercado leite enriquecido com ferro, que uma boa opção.
Fonte: http://vilamulher.terra.com.br/qualidade-de-vida/materia/nutricao/32-alimentos-ricos-em-ferro-um-auxilio-no-combate-a-anemia.html
O nosso corpo produz hemoglobina ( uma proteína que transporta oxigênio vital ao nosso organismo, no sangue) , e o ferro é o grande responsável pela produção dessa proteína, quando no nosso organismo não existe ferro o suficiente para a produção da hemoglobina ocorre o distúrbio caracterizado por Anemia. Como nossas necessitam de oxigênio para realizar suas diversas funções e esse suprimento de oxigênio está limitado pode ocorrer que o nosso corpo fique cansado e fraco, que  é um sintoma associado à anemia por falta de ferro no nosso organismo.
Primeiramente precisamos fazer o tratamento dos sintomas da anemia: hemorragias (menstruações, úlceras). Posteriormente faz-se o tratamento das causas da anemia: suplementação de ácido fólico, vitamina B12 ou ferro.
Os tratamentos para a anemia  se baseiam em medicamentos e cuidados, tais como:
  • Anemia perniciosa ou megaloblástica:Além de tratar a causa (má-absorção de vitamina B12, será necessário suprir o doente com essa substância que falta, através de comprimidos (via oral)  ou em forma de injeção.
  • Anemia ferropriva: O tratamento consiste basicamente no fornecimento de ferro via oral. A duração desse tratamento gira a princípio em torno de 6 meses.
  • Anemia hemolítica: Se a anemia deste tipo ocorre devido a um medicamento, por exemplo, será necessário interromper o medicamento tóxico. Em seguida, deverá suprir a falta de glóbulos vermelhos no organismo, podendo-se fazer uma transfusão.
  • Anemia do recém-nascido:  As mulheres grávidas são todas diagnosticadas para evitaruma incompatibilidade de Rh. As mulheres que apresentarem este tipo de incompatibilidade irão receber uma injeção de Rhophylac®, medicamento este que é composto por imunoglobinas (lg)
  • Alimentos que Ajuda no Tratamento da Anemia

Espero ter tirado algumas dúvidas...Qualquer coisa entre em contato por e-mail comigo...Beijos e abraços