quarta-feira, 1 de março de 2023

Feira de Ciências, Arte e Cultura da Escola Governador Waldemar Alcântara 2022

 As feiras de ciências como eventos escolares no Brasil tiveram início na década de 1960 e ao longo do tempo foram ganhando espaço e forma, tornando-se uma prática de ensino difundida em muitas escolas e se consolidaram como espaços diferenciados de ensino-aprendizagem que promovem a interdisciplinaridade, a contextualização e a divulgação científica (Mancuso; Filho, 2006; Farias; Gonçalves, 2007; Silva; Almeida; Lima, 2018).

A realização de feiras de ciências constitui uma prática pedagógica eficiente para despertar a curiosidade e interesse dos alunos, bem como para incentivar a pesquisa (Rodrigues et al., 2019). Dessa forma, as feiras de ciências representam importante espaço de aprendizagem que contribui para o desenvolvimento das mais diversas habilidades e competências pelos estudantes (Weber, 2016), além de promoverem a aproximação entre a comunidade e a escola por meio da divulgação científica e da socialização do saber acadêmico (Araújo, 2015).

Considerando-se a importância das feiras de ciências como estratégia de ensino e suas contribuições na alfabetização científica dos estudantes, este artigo tem por objetivo relatar as experiências vividas por dois professores de Química com a realização de uma feira de ciências em duas instituições de ensino. Com este relato de experiência pretende-se promover uma reflexão acerca das contribuições das feiras de ciências na educação e alfabetização científica de estudantes da educação básica, bem como da importância desses eventos escolares na contextualização e aplicação dos conteúdos teóricos desenvolvidos em sala de aula.

 
Com este pensamento iniciamos as apresentações da nossa Feira de  Ciências , Arte e Cultura da Escola Governador Waldemar Alcântara. Seguem as fotos de algumas equipes.
Equipe 8º Ano - Tema Métodos Contraceptivos .


Equipe Sistemas do corpo humano 9º ano





Equipe Meio Ambiente e Preservação 9º ano

Equipe Biomas 8º ano




Equipe Sistema Solar 9º ano



O professor atuante na Educação Básica, além de estar munido de um bom planejamento com estratégias e recursos didáticos que contribuam para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, deve possibilitar que os conteúdos de ciências sejam problematizados por meio de diferentes temáticas que contribuam para formação não só acadêmica, mas também científica e cidadã do aluno

Pensar nas feiras de ciências como uma estratégia que contribui para a alfabetização científica do aluno, o despertar de seu interesse em aprender e o reconhecimento de seu papel ativo na sociedade, é que nos fez refletir sobre a relevância deste tipo de atividade para o processo de ensino-aprendizagem. As experiências vivenciadas permitiram concluir que, as feiras de ciências, mais do que eventos escolares, constituem-se momentos riquíssimos que possibilitam o protagonismo dos alunos no processo de construção do conhecimento.

Com base nas experiências vivenciadas pudemos perceber que independente da esfera em que o professor atue – pública ou privada –, ele deve sempre buscar estratégias que possibilitem o protagonismo dos alunos. Nesse sentido, as feiras de ciências se mostraram fundamentais para que os alunos se tornassem mais participativos, questionadores, passando a se informar mais sobre a Química em suas vidas, o que consideramos um grande legado, já que essa Ciência contribui não apenas para uma visão mais crítica do mundo, mas também para a resolução de muitos problemas que são tão atuais em nossa sociedade.






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