sábado, 14 de março de 2020

15 de março - Dia da Escola

escola é o local que, comumente, as pessoas costumam frequentar para aprender a ler, escrever e se aprofundar nas principais áreas do conhecimento que são oferecidas no ensino básico. O ambiente escolar também é responsável por promover a socialização, já que é um momento em que as crianças e adolescentes têm a oportunidade de se relacionar com pessoas de diferentes culturas, hábitos, crenças e etnias
A importância de se ter essa data no calendário nacional é que ela permite relembrar o papel que a escola tem no desenvolvimento de todos os indivíduos. Além disso, nessa data, as escolas têm a oportunidade de realizar atividades educativas conjuntas e promover uma aproximação da comunidade.
Uma boa formação escolar é fundamental para que as pessoas possam alcançar um futuro mais sólido, seja em questões sociais, seja também profissionais, já que a base, além do ambiente familiar, começa na escola. Por isso, aprender como ela é essencial para a construção da trajetória de cada ser humano é um passo valioso durante essa formação.
Como comemorar o Dia da Escola?



 O dia 15 de março foi escolhido para homenagear as escolas nacionais
O dia 15 de março foi escolhido para homenagear as escolas nacionais
Cada escola adota um tipo de atividade para comemorar essa data tão importante, tanto no próprio dia 15 como, até mesmo, na semana em que a data é celebrada. As atividades podem envolver inúmeras opções para incentivar o aprendizado e a socialização, bem como para reforçar a importância de se fazer parte desse meio.
Veja algumas atividades que costumam ser realizadas para comemorar a data:
  • Eventos com a presença dos pais na escola para reforçar a comunicação entre família e escola;
  • Atividades envolvendo pinturas e desenhos relacionados à escola;
  • Concurso de redação sobre a importância da escola;
  • Brincadeiras em grupos que incentivem a democracia;
  • Exposição de homenagens à escola em algum mural para todos terem acesso. 
Como as escolas surgiram no Brasil?,

Em 1549, os jesuítas chegaram ao Brasil com a Companhia de Jesus, comandada pelo padre Manuel da Nóbrega. Eles tinham o objetivo de difundir a fé católica, assim, a missão deles aqui no Brasil envolvia a catequização dos índios.
Os padres jesuítas ensinavam escrita, leitura, matemática e a doutrina religiosa. Nesse contexto, uma das pessoas mais importantes no processo de estabelecimento da educação no território brasileiro foi o padre José de Anchieta.
Conhecido como Padre Anchieta, o sacerdote desembarcou, no Brasil, em 1553. O clérigo logo se interessou pela língua dos nativos e dedicou-se a aprendê-la. A preocupação com a língua foi essencial para consolidar o projeto inicial de evangelizar os indígenas, já que os seus textos e apresentações artísticas eram produzidos na língua nativa para facilitar a conversão ao cristianismo.
Os jesuítas foram expulsos das terras brasileiras em 1759, sendo instituído o ensino laico com as Aulas Régias. A partir de então, apesar de as igrejas não serem mais responsáveis pelo conteúdo que era oferecido nas escolas públicas, o ensino religioso continuou mantido nas aulas.

Divisão do Ensino Escolar
Nível
Série
Faixa etária (variável)
Educação Infantil
Maternal
02/03
Jardim I
04/05
Jardim II
05/06
Ensino Fundamental (1)
1º ano
06/07
2º ano
07/08
3º ano
08/09
4º ano
09/10
5º ano
10/11
Ensino Fundamental (2)
6º ano
11/12
7º ano
12/13
8º ano
13/14
9º ano
14/15
Ensino Médio
1º ano
15/16
2º ano
16/17
3º ano
17/18
Obs.: As nomenclaturas de séries da Educação Infantil podem variar de acordo com a instituição de ensino.
  • Educação para adultos

Apesar de a escola ser lembrada como um ambiente para receber crianças e adolescentes, ela tem o objetivo de proporcionar uma formação a todos. Existem muitas pessoas que, infelizmente, não tiveram oportunidades de frequentar o ambiente escolar quando crianças. Para resolver isso, existem sistemas nos país para auxiliá-los na formação escolar, como a Educação para Jovens e Adultos (EJA).
modalidade EJA recebe pessoas a partir dos 18 anos que não chegaram a concluir o período de estudos na escola. Cada módulo, que representa uma série, tem a duração de seis meses, e a formação deve durar cerca de um ano e meio.

Educação brasileira e a desigualdade




A escola deve ser um ambiente de inclusão social.
A escola deve ser um ambiente de inclusão social.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) [1], divulgada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), mostrou que as diferenças regionais e por cor ou raça ainda são grandes na educação do país.
taxa de analfabetismo também reflete as desigualdades regionais. No Brasil, cerca de 11,3 milhões de pessoas são analfabetas. Entre as pessoas com 15 anos ou mais de idade, a maior média de analfabetismo está na região Nordeste, com 14,5%, seguida pela região Norte, com 7,9%. As menores taxas estão nas regiões Sudeste, com 4%, e Sul, com 3,5%. O Centro-Oeste tem média de 5,2%.
A pesquisa também mostrou que as pessoas pretas e pardas têm menos acesso à educação. A taxa de analfabetismo é de 3,9% para pessoas brancas e de 9,1% para pretos e pardos. Em relação à conclusão do Ensino Médio, levando em consideração cor ou raça, 55,8% de pessoas brancas haviam completado. Entre os pretos ou pardos, o percentual foi de 40,3%.
Notas:
[1] Os dados da pesquisa completa podem ser conferidos clicando aqui.





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