quarta-feira, 13 de junho de 2018

Sustentabilidade e Meio Ambiente

O que é e qual a relação entre eles?

O que é sustentabilidade e meio ambiente é algo que muitos não sabem.
Sustentabilidade é um termo amplamente utilizado, a princípio, para definir uma ideia de ações e atividades humanas que são relacionadas ao meio ambiente
sustentabilidade e meio ambiente
Neste artigo, iremos pontuar os conceitos de sustentabilidade e meio ambiente para entendermos então como eles se relacionam atualmente.

O que é Sustentabilidade?

O dicionário define que sustentabilidade é uma qualidade ou condição do que é sustentável. Sendo assim, podemos usar o termo ao dizer sobre a relação do ser humano com o mundo de forma com que os recursos naturais sejam preservados sem comprometer as necessidades das gerações futuras.
Neste contexto, temos ainda que citar as expressões como desenvolvimento sustentável e sustentabilidade empresarial. Ambos os termos estão em discursos de organizações e grandes empresas estão buscando, cada vez mais, profissionais especialistas em sustentabilidade e meio ambiente

O que é Meio Ambiente?

Meio ambiente é o conceito usado para se referir à todas as coisas vivas e não-vivas que ocorrem na Terra. Essa definição pode restrita ou ampla se ponderarmos as questões físicas, culturais e sociais.
Por exemplo, é possível considerar duas definições amplas: meio ambiente como conjunto das condições biológicas, físicas e químicas nas quais os seres vivos se desenvolvem ou conjunto das circunstâncias culturais, econômicas, morais e sociais em que vive um indivíduo.

Sustentabilidade e meio ambiente

Qual a relação existente entre sustentabilidade e meio ambiente? Vamos aos dados históricos. Em 1972, iniciou-se uma discussão sobre o tema sustentabilidade e meio ambiente em uma conferência da Organização das Nações Unidas. Nessa reunião foram definidos os princípios de preservação e melhoria do ambiente natural.
Vinte anos depois, em 1992, aconteceu a Eco 92  Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento  no Rio de Janeiro. Esse acontecimento consolidou o conceito de desenvolvimento sustentável, entendido como o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer futuras gerações de atenderem às suas próprias necessidades.

Podemos então inferir o seguinte:

1 – Aplica-se o conceito de sustentabilidade ao uso dos recursos naturais do ambiente. Sendo assim uma forma de manter tais recursos na Terra, uma tentativa de preservar as condições ideais para a vida.
2 – Aplica-se a obrigatoriedade do desenvolvimento sustentável às organizações de todo o mundo, principalmente àquelas que usam dos recursos naturais disponíveis para produção. É indispensável manter a produção sem ameaçar os recursos futuros.
3 – Aplica-se o conceito de sustentabilidade à sociedade. Considerando seu hábito de consumo e estilo de vida para preservar o meio ambiente. Sendo assim, mantendo as condições do ambiente para que futuras gerações possam usufruí-lo no futuro.
Esperamos ter tirado algumas dúvidas que você tem sobre esses temas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário