segunda-feira, 12 de março de 2018

Leis de Mendel

Primeira Lei de Mendel
A Primeira Lei de Mendel ou Lei da Segregação dos Fatores determina que cada característica é condicionada por dois fatores que se separam na formação dos gametas.
Mendel era um monge que desenvolveu as bases para a Genética Moderna através de suas Leis.
Para isso, ele realizou experiências com ervilhas. O seu objetivo era compreender como as características eram passadas de uma geração para outra.

Experimentos com Ervilhas

Mendel conduziu seus experimentos utilizando ervilhas, pelos seguintes motivos:
  • Planta de fácil cultivo
  • Produção de muitas sementes
  • Rápido ciclo reprodutivo
  • Capacidade de realizar autofecundação
Os seus experimentos analisaram sete características das ervilhas: cor da flor, posição da flor no caule, cor da semente, textura da semente, forma da vagem, cor da vagem e altura da planta.
Ao observar a cor das sementes, Mendel percebeu que a linhagem de sementes amarelas sempre produziam 100% dos seus descendentes com sementes amarelas. E o mesmo acontecia com as sementes verdes.
As linhagens não apresentavam variações, constituindo linhagens puras. Ou seja, as linhagens puras mantinham suas características ao longo das gerações.
Leia também sobre a biografia de Gregor Mendel, o pai da Genética.

Cruzamentos

Como estava interessado em saber como as características eram passadas de uma geração para outra, Mendel realizou outro tipo experimento.
Dessa vez, realizou o cruzamento entre linhagens puras de sementes amarelas e sementes verdes, o que constituiu a Geração Parental.
Como resultado desse cruzamento, 100% das sementes eram amarelas - Geração F1.
Mendel concluiu que a semente amarela apresentou dominância sobre a semente verde. Surgia, assim, o conceito de dominantes e recessivos na genética.
Saiba mais sobre Genes Dominantes e Recessivos.
Como todas as sementes geradas eram amarelas (Geração F1), Mendel realizou a autofecundação entre elas.
Os resultados surpreenderam Mendel, na nova linhagem (Geração F2) surgiram novamente as sementes verdes, na proporção 3:1 (amarelas:verdes).
Primeira Lei de Mendel
Cruzamentos da Primeira Lei de Mendel
Mendel concluiu que a cor das sementes era determinada por dois fatores: um fator para gerar sementes amarelas, que é dominante, e outro fator para gerar sementes verdes, recessivo.
Assim, a 1ª Lei de Mendel pode ser enunciada como a seguir:
“Todas as características de um indivíduo são determinadas por genes que separam-se, durante a formação dos gametas, sendo que, assim, pai e mãe transmitem apenas um gene para seus descendentes”.

Primeira e Segunda Lei de Mendel

A Primeira Lei de Mendel diz que cada característica é condicionada por dois fatores que se separam na formação dos gametas.
Nesse caso, Mendel estudou apenas a transmissão de uma única característica. Por exemplo, cruzou sementes amarelas com sementes verdes.
A Segunda Lei de Mendel baseia-se na transmissão combinada de duas ou mais características. Por exemplo, ele realizou cruzamentos de sementes verdes e rugosas com sementes amarelas e lisas.
Em conjunto, as Leis de Mendel explicam o mecanismo da transmissão hereditária durante as gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário