10 dicas para controlar as crianças em sala de aula
Muitas vezes as crianças
estão agitadas em sala de aula e acabam contrariando e criando birra
para realizar as atividades propostas em classe. Para melhorar o
engajamento por parte destes alunos, nada melhor que propor soluções que
mostrem a eles que até as atividades de rotina em sala de aula podem
ser bastante divertidas.
Os prêmios podem ser uma
maneira excelente de incentivarem as crianças a participarem da aula
com frequência, já que estarão cientes de que serão recompensadas ao
final de cada atividade que possa parecer cansativa.
Reunimos aqui 10 dicas de professores da Educação Infantil para lidar com os alunos. Confira:
Dica 1:
Se
você quiser que as crianças te escutem, baixe sua voz ao invés de
subi-la, isso força as crianças a prestarem atenção. Use dinâmicas para
despertar o interesse dos alunos: “Quem estiver escutando, coloque a mão
na orelha”, por exemplo.
Dica 2:
Ao
propor uma atividade que as crianças não gostem, marque 1 minuto no
relógio para elas criticarem a tarefa e explicarem o porquê da
insatisfação, depois é hora de trabalhar e por último avaliar as
críticas para uma próxima vez.
Dica 3:
Se
as crianças não estão escrevendo direito ou não se concentram, sugira
aos pais que eles incentivem o aluno a escrever pelo menos uma frase por
dia quando estiver em casa, isso facilita o engajamento no dia
seguinte.
Dica 4:
Crie
um concurso que premia a carteira ou mesa mais organizada da sala.
Quando seus alunos estiverem em atividades fora da classe, deixe
pequenos prêmios ou selos para os espaços mais organizados. Como eles
nunca sabem quando a premiação vai acontecer, sempre irão manter o
espaço organizado.
Dica 5:
Para
acalmar os estudantes e focá-los novamente, diminua a intensidade das
luzes da sala durante um pequeno período após o intervalo ou o almoço.
Dica 6:
As
crianças não reclamam quando elas acham que têm o controle da situação.
Ao dar uma atividade, ofereça duas opções de escolha. Mesmo que as duas
sejam favoráveis a você, os alunos não irão reclamar, pois tiveram a
liberdade de escolher.
Dica 7:
Se
quiser que as crianças recolham os brinquedos no final da atividade,
nomeie as prateleiras e coloque fotos para separá-los por categoria.
Fazendo isso, eles cumprirão com a tarefa como se ainda estivessem
brincando.
Dica 8:
Se
depois da atividade a sala de aula fica uma bagunça, faça uma
brincadeira para recolher os objetos: desafie as crianças a procurarem e
guardarem o objeto mágico. No final, dê um prêmio ao aluno que guardar o
item escolhido.
Dica 9:
Sempre
que precisar comunicar algo importante às crianças, faça com que elas
olhem para você. “Olhem para minha boca, preciso dizer algo importante”,
pode ser uma forma de chamar a atenção.
Dica 10:
Para
incentivar as crianças a prestarem atenção na aula, faça um pote e
compre bolinhas de gude para jogar dentro. Sempre que elas ficarem
quietas, sem avisar, coloque uma bolinha lá dentro. O som da bolinha
caindo vai chamar a atenção das crianças. Quando o pote estiver cheio,
dê algum tipo de recompensa aos alunos, como uma atividade externa ou
uma festa.
O BOM CONVÍVIO ENTRE PROFESSOR E ALUNO – CONSTRUINDO A PAZ!
A sala de aula muitas
vezes parece um campo de batalha: o professor tenta controlar o aluno
que é desrespeitoso e indisciplinado através do “grito”, do
autoritarismo.
O que acontece é que a criança ou adolescente não aceita se submeter à
autoridade do professor, ao passo que o educador confunde respeito à
autoridade com autoritarismo.
Realmente não é fácil conter a agressividade dos estudantes com um simples sorriso.
A agressão começa quando o aluno tem a necessidade de dominar para
chamar a atenção pra si mesmo. Fato que também acontece com o professor
imperioso que impõe regras e quem as desobedece tem que escutar minutos
de “sermões” coletivos (para a sala toda) ou punições severas e, muitas
vezes, constrangedoras.
Não há diálogo, não há conversa. Que tipo de orientação o professor está
passando para os seus alunos quando grita para chamar a atenção e não
conversa? O ensino aqui transmitido é o de que não há valores
importantes como o de ouvir ou o de respeitar quando o outro fala,
princípios básicos para a comunicação.
É oportuno que o professor se mostre aberto e convidativo para o
esclarecimento de qualquer dúvida do aluno, bem como do que está se
passando na vida pessoal desta criança ou adolescente. Há muita
influência no comportamento de um indivíduo a respeito do que acontece
em casa e que é transferido para a sala de aula.
Na maioria das vezes uma
conversa individual resolve o problema, pois o diálogo transpõe
pré-conceitos formados. Uma conversa com o grupo também pode facilitar
muito ou mesmo resolver as dificuldades de indisciplina, violência
verbal ou física entre os colegas. Uma sugestão é reservar diariamente
de cinco a dez minutos para diálogos entre professor-aluno, os quais
podem ser individuais e/ou grupais.
Os alunos, em conjunto com o professor, podem estabelecer as regras para o bom convívio em sala de aula. O estudante que não obedecer alguma conduta é punido. A punição aqui será vista como um aprendizado adquirido através da quebra de um acordo ou como a necessidade de se ter um limite para tudo e não como uma extrapolação do autoritarismo do professor.
Os alunos, em conjunto com o professor, podem estabelecer as regras para o bom convívio em sala de aula. O estudante que não obedecer alguma conduta é punido. A punição aqui será vista como um aprendizado adquirido através da quebra de um acordo ou como a necessidade de se ter um limite para tudo e não como uma extrapolação do autoritarismo do professor.
Afinal, não é brigando que conquistamos respeito, mas sim dialogando.
Dessa forma, a paz reinará em sala, então, o convívio e o ambiente será
muito favorável à relação ensino-aprendizagem!
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
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