terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Animais em Extinção no Brasil


Animais em Extinção no Brasil

Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), existem mais de 1000 espécies de animais em risco de extinção no Brasil.

Lista de Animais em Extinção no Brasil

O Brasil é considerado um dos países mais ricos em biodiversidade. Contudo, existem animais presentes nas regiões brasileiras que podem ser extintos em poucas décadas. Conheça alguns dos animais do Brasil que estão ameaçados de extinção:

Ararajuba

Animais em Extinção no Brasil
Também conhecida como Guaruba, essa ave verde e amarela, existe somente na Amazônia e vem sofrendo com o tráfico e o desmatamento do bioma. (Espécie vulnerável)
Saiba mais sobre os Animais da Amazônia.

Arara-azul

Animais em Extinção no Brasil
Encontrada na Amazônia, no Pantanal e em mais sete estados a arara-azul enfrenta problemas como o tráfico de animais, caça ilegal e o desmatamento de seu habitat. Suas penas possuem grande valor no mercado internacional.
Saiba mais sobre os Animais do Pantanal.
Outra espécie, a arara-azul-de-lear, habita o nordeste da Bahia e estima-se que haja apenas 228 animais em idade reprodutiva. (Espécie vulnerável e arara-azul-de-lear em perigo)
Saiba mais sobre a Arara-Azul e conheça também a Ararinha-Azul.

Ariranha

Animais em Extinção no Brasil
Encontrada no Pantanal e na Amazônia, a ariranha, também conhecida como lobo do rio ou lontra gigante também tem sofrido.
Pesca predatória, caça ilegal e a poluição dos rios (principalmente a contaminação por mercúrio) são as maiores ameaças. (Espécie vulnerável)

Baleia-franca-do-sul

Animais em Extinção no Brasil
Também conhecida como baleia-franca-austral, essa baleia, encontrada no litoral brasileiro, vem sofrendo com a caça, pesca, bem como a poluição das águas.
Na época de ter os filhotes, as mães buscam águas mais quentes e rasas para darem à luz. (Espécie em perigo)

Cervo-do-Pantanal

Animais em Extinção no Brasil
É o maior cervídeo da América da Sul. Além de ser encontrado no Pantanal, esta espécie vive também nos biomas da Amazônia e do Cerrado.
Saiba mais sobre os Animais do Cerrado.
O desmatamento e a caça ilegal são ameaças, além da construção de hidrelétricas na bacia do Rio Paraná. Estas têm contribuído para a grande redução da espécie. (Espécie vulnerável)

Gato-maracajá

Animais em Extinção no Brasil
Esse gato das florestas sofreu durante décadas com a caça para a venda de sua pele.
Atualmente, o desmatamento é o maior problema enfrentado pela espécies uma vez que causou a destruição de seu habitat natural. (Espécie vulnerável)

Lobo-guará

Animais em Extinção no Brasil
O Lobo-Guará é encontrado no Cerrado, no Pantanal e nos Pampas. Esse animal é considerado o maior mamífero canídeo nativo da América do Sul.
A espécie enfrenta grandes problemas devido ao desmatamento de seu habitat. (Espécie vulnerável)
Saiba mais sobre os Animais do Pampa.

Macaco-aranha

Animais em Extinção no Brasil
Encontrado principalmente na Amazônia, esse macaco enfrenta problemas como o desmatamento de seu habitat, caça ilegal e o tráfico de animais.
Existem algumas espécies e subespécies: o A. paniscus e o A. belzebuth, que coabita com os índios Yanomamis, sendo muito caçado por eles.
O A. chamek, conhecido como macaco-aranha-de-cara-preta, tem ampla distribuição mas sofre com a construção de hidrelétricas, rodovias e linhas de transmissão. (Espécies vulneráveis)
Interessado na Amazônia? Veja a lista de Animais em Extinção na Floresta Amazônica.

Mico-leão-dourado

Animais em Extinção no Brasil
Seu habitat é a Mata Atlântica. O mico-leão-dourado sofreu durante décadas com o desmatamento e o tráfico de animais, o que resultou na eliminação quase total da espécie. Hoje ela está restrita ao estado do Rio de Janeiro.
Atualmente, devido aos projetos das unidades de conservação onde se encontra, a situação tende a melhorar. (Espécie em perigo)

Muriqui-do-norte

Animais em Extinção no Brasil
O maior primata das Américas, o muriqui-do-norte, é encontrado somente na Mata Atlântica. A espécie sofre com o desmatamento da região e a caça. (Espécie criticamente ameaçada de extinção).
Saiba mais sobre os Animais da Mata Atlântica.


fonte:  https://www.todamateria.com.br/animais-em-extincao-no-brasil/





Nenhum comentário:

Postar um comentário