Dicas e sugestões de atividades pedagógicas para o uso de filmes em sala de aula.
Algumas considerações iniciais
A prática de uso de filmes em sala de aula é tão antiga quanto os videoplayers e suas fitas. Talvez você seja um professor mais novo e tenha vivenciado somente a fase do DVD player e dos DVDs discs e agora do Blu-ray.O fato é que muitos são os momentos em que os filmes “comerciais” aparecem como elementos pedagógicos no contexto escolar.
Porém, apesar de ser um “velho conhecido” de todos, ainda existem equívocos, tabus e muito desconhecimento acerca desta valiosa prática pedagógica.
Os filmes são potentes recursos audiovisuais, que por meio do enredo, da trama, dos personagens, do lúdico, podem, quando utilizados de modo correto, promover excelentes experiências de aprendizagem! Trabalham com nossas experiências e emoções, abordando diferentes linguagens: falada, visual, musical e escrita.
Quando falamos em usar corretamente, é importante entender que:
a) A prática da projeção do filme em
ambiente escolar deve estar alicerçada no planejamento de ensino. Não
adianta levar os alunos para a sala de TV ou o vídeo para a sala sem
definir exatamente o conteúdo que se deseja trabalhar.
b) O professor deve assistir ao filme com
antecedência, marcando as partes, os elementos, as cenas que
exemplificam e vivenciam o conteúdo pedagógico proposto, de modo a
apontar estes itens durante a execução do filme.
c) Muitas vezes, não se faz necessário que
o docente e os alunos assistam ao filme inteiro. Podem-se selecionar os
trechos mais significativos que ilustrem e esclareçam a temática em
questão.
d) Salvo em época de colônia de férias e
para ambientes de educação infantil, o filme em sala de aula não é
diversão ou passatempo. Desmistifique isso com seus alunos.
e) Prepare seus alunos para o filme. Em
sala de aula, comente quais conteúdos pedagógicos serão “vistos” na
projeção em questão, qual o período histórico, os elementos importantes e
os vestuários.
f) O item anterior fica totalmente
revogado se a sua intenção for surpreender os alunos. Permita que
assistam ao filme sem nenhuma orientação e depois retome o assunto em
sala de aula, de modo a perceber qual a visão do grupo sobre o assunto,
os conhecimentos anteriores que possuem e retome o conteúdo com base nas
questões apresentadas por eles.
g) Todo mundo gosta de ver o filme. Isso é
uma verdade incontestável. Portanto, assegure que o tamanho da tela da
TV seja adequado e garanta a visibilidade do grupo todo. A mesma dica
vale para o som. Do primeiro ao último aluno, todos devem estar ouvindo
bem. Muitas vezes, os professores reclamam de indisciplina durante as
projeções, mas ela pode ser causada pelo fato de que eles, simplesmente,
não conseguem ler as legendas ou visualizar a televisão...
h) Alguns docentes solicitam o
preenchimento de uma ficha técnica do filme durante a execução dele. O
recurso é válido, desde que os alunos tenham condições de preencher tal
ficha... Há luminosidade? Há carteiras e cadeiras adequadas?
i) Os filmes apresentam erros conceituais?
Ótimo! Aproveite a oportunidade para esclarecer o ponto em questão e
também para desenvolver o senso crítico dos alunos, mostrando que nem
tudo que está na TV, no filme, no comercial é correto e verdadeiro!
j) Nem só de filmes “prontos” vive a
escola quando se fala em recurso audiovisual! Você pode utilizar
comerciais, programas televisivos gravados, filmes disponíveis na
internet como os disponibilizados para download no portal da Petrobras,
além de solicitar que os alunos produzam seus próprios filmes!
k) Curta o momento com seu grupo! Vale
todo mundo no chão, com almofadas, pipoca e aquele clima de aconchego
que todo mundo gosta de vivenciar e não esquece nunca!
Clique aqui e confira uma lista de filmes e sugestões de atividades para o trabalho em sala de aula.
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