terça-feira, 16 de junho de 2015

Olá galera, vamos falar de ENEM!

O que mais cai de Biologia no ENEM

Olá moçada, meus nobres alunos, tudo bem?! 
Observem esse levantamento feito sobre o que cai de Biologia nas provas do ENEM desde 1998. Vejam que os cinco assuntos mais abordados são:
1) Ecologia (42%) 
2) Genética (11%)
3) Evolução e Origem da Vida (11%)
4) Fisiologia (10%)
5) Parasitologia (8%). 
Cabe salientar que o tema Ecologia e Meio Ambiente costuma aparecer também no caderno de ciências humanas, nas questões de geografia. Outro fato curioso é que o ENEM nos últimos anos vem cobrando bastante assuntos que envolvem DNA, Dogma Central, Biotecnologia e Genética. Evolução também é um tema de peso na prova do ENEM. Até mesmo porque, segundo muitos biólogos, nada em biologia faz sentido, senão sob à luz da evolução. Os tópicos Fisiologia e Parasitologia estão intimamente associados. 
O candidato deve dominar com detalhes os conceitos de imunização (vacinas, soros, resposta imune primária, secundária, antígenos, anticorpos,...) como também estar por dentro das doenças infecciosas epidêmicas, endêmicas, emergentes e reemergentes causadas por vírus, bactérias, protozoários e helmintos. Doenças da modernidade também caem bastante, como alcoolismo, estresse, obesidade, diabetes,... As doenças cardiovasculares (Infarto e AVC) que hoje são as que causam maior número de mortes no Brasil, relacionadas aos hábitos alimentares e o sedentarismo, também merecem toda a atenção.
Quem acredita e se esforça, sempre alcança!



Nenhum comentário:

Postar um comentário