Capa da Cartilha da Água - Proteste |
Tópico 1058
O direito à informação, de saber com antecedência e clareza em que
períodos haverá interrupção do abastecimento de água, como garante o
Código de Defesa do Consumidor, precisa ser respeitado. E para ajudar o
consumidor a enfrentar esta crise de escassez de água, a PROTESTE está
lançando a Cartilha da Água.
A publicação online inclui informações sobre como garantir a
qualidade da água eventualmente adquirida de fornecedores particulares,
em caso de racionamento. Afinal, a falta de água causa bem mais do que
desconforto e dificuldade nas atividades produtivas. Afeta diretamente a
saúde da população.
E, ainda, a cartilha enumera medidas individuais e coletivas que
podem ser adotadas para evitar que a estiagem, que pode se repetir
outras vezes, nos prive do abastecimento de água, comprometendo nossa
saúde e qualidade de vida, num país com uma das maiores reservas de água
doce do planeta.
Código de Defesa do Consumidor
O consumidor tem direito à informação a respeito de qualquer
interrupção, descontinuidade do serviço, ou mesmo de pequenos cortes,
rodízio ou racionamento.
O artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece: “Os
órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias,
permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são
obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto
aos essenciais, contínuos”.
Se o abastecimento for comprometido, a PROTESTE orienta os consumidores
para o direito de pleitear a reparação pelos prejuízos sofridos. Afinal,
os serviços de saneamento básico (água e esgoto) são essenciais e devem
ser prestados de forma contínua, adequada e eficiente.
O consumidor poderá, por exemplo, recorrer a PROTESTE ou ao Juizado
Especial Cível para requerer o abatimento proporcional do valor cobrado
e/ou o ressarcimento dos gastos para suprir a falta de água na
residência, conforme estabelece o Código de Defesa do Consumidor.
Entre as medidas coletivas a cartilha sugere
* Cobrar dos políticos comprometimento com a causa da água;
* Denunciar desperdícios;
* Alertar a concessionária para vazamentos em locais públicos;
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