(Por Miriam Salles)
Qual
a diferença entre "Informática aplicada à educação", para "Informática
Educacional", "Informática Educativa" e "Tecnologias Educacionais"?
Pergunta
pertinente para se caracterizar o trabalho do professor em um
laboratório de informática. Diferenciar "Informática aplicada a
Educação" e "Tecnologias Educacionais" me parece mais simples:
* Informática aplicada a Educação:
a informática é utilizada para o gerenciamento da escola: relatórios de
notas, de acompanhamento de alunos, de secretaria, do acervo de uma
biblioteca escolar, etc.
* Tecnologia Educacional: não se restringe ao uso do computador. Usa também a TV, cinema, DVDs, rádio, fotografia, livros, robótica.
Já
a diferenciar Informática Educativa e Educacional depende da concepção
que se tem da utilização do computador na escola. Entendo, baseada na
minha vivência como professora em um laboratório de informática e no que
tenho observado, que:
* Informática Educativa:
a informática é mais uma disciplina integrada ao currículo. Ensina-se,
por exemplo, linguagens de programação e a utilizar os softwares do
Office. Na maior parte dos casos não há preocupação de integração dessas
aulas com outras áreas de conhecimento. Ou nos casos em que se busca a
interdisciplinaridade, raramente há o envolvimento de um professor
especialista daquela(s) disciplina(s) no planejamento da atividade.
Dentro dessa concepção, o computador também é utilizado para que o aluno
tire suas dúvidas sobre determinado conteúdo: o laboratório tem um
acervo de softwares de educativos, de tutoriais, de livros multimídia,
exercícios de reforço, ou seja, o computador é utilizado como máquina de
ensinar. Os responsáveis pelos laboratórios são geralmente os
especialistas em informática.
* Informática Educacional: a informática é utilizada como um recurso, uma ferramenta para a construção de conhecimento. A principal forma de trabalhar é através de projetos, webquests, webgincanas, projetos colaborativos entre escolas geograficamente separadas, enfim, atividades planejadas sobre determinados temas, ou conteúdos didáticos de uma disciplina. Os alunos elaboram seus trabalhos utilizando softwares como os do Office, recursos da WEB 2,0 como blogs e wikis, ou até mesmo linguagens de programação. Para coleta de dados ou busca de informações utilizam os recursos disponíveis que podem ser bancos de dados, a web, participação em listas de discussão, fóruns.
* Informática Educacional: a informática é utilizada como um recurso, uma ferramenta para a construção de conhecimento. A principal forma de trabalhar é através de projetos, webquests, webgincanas, projetos colaborativos entre escolas geograficamente separadas, enfim, atividades planejadas sobre determinados temas, ou conteúdos didáticos de uma disciplina. Os alunos elaboram seus trabalhos utilizando softwares como os do Office, recursos da WEB 2,0 como blogs e wikis, ou até mesmo linguagens de programação. Para coleta de dados ou busca de informações utilizam os recursos disponíveis que podem ser bancos de dados, a web, participação em listas de discussão, fóruns.
Enfim, na
Informática Educacional as atividades propostas e os recursos oferecidos
ao aluno são pensados de forma a promover uma aula que não poderia
ocorrer da mesma forma, ou até melhor, sem utilizar o computador.
Sou
uma defensora da presença de um professor responsável pelo laboratório
de informática e que tenha perfil de especialista em informática
educacional e com formação em educação. Para que trabalhe em parceria
com os professores dos diversos níveis da escola infantil e fundamental 1
e com os professores especialistas das diversas áreas do conhecimento.
Assim, os alunos estarão aprendendo a utilizar a informática (uma
necessidade para o mundo do trabalho) e ao mesmo tempo sendo orientados
sobre onde e como buscar a informação e o que fazer com essa informação.
Para
que a informática seja utilizada como um bom recurso no processo
ensino-aprendizagem, para que aconteça uma real transformação nas formas
de ensinar e aprender, é preciso que as escolas estejam atentas a esses
"pequenos detalhes".
Vamos discutir essas ideias?
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