TECNOLOGIA
Escola plugada
Dicas para montar um laboratório de informática na sua escola e fazer os alunos aproveitarem o melhor dele
Foto: Daniel Wainstein
O passo-a-passo para incluir a tecnologia na vida escolar
- Faça um debate com os que já utilizam canais de comunicação, como o MSN: discuta as palavras que eles usam para se comunicar e compare com a linguagem culta.
- Promova dias ou momentos de jogos coletivos na internet. Utilize os que provocam a interação, envolvem conhecimentos gerais e específicos de disciplinas da escola (Matemática, História) e estimulam estratégias, desafios e raciocínio lógico.
- Crie uma comunidade da escola no Orkut, com a participação dos estudantes e autorização da direção. O debate em torno da criação da comunidade, de seus objetivos e regras pode enriquecer o aprendizado. Lembre que essa iniciativa envolve riscos e responsabilidades, pois trata-se de um espaço livre, onde qualquer um pode entrar e escrever o que quiser. Deixe claro que, assim como na vida real, na virtual também não podemos ofender, caluniar ou injuriar ninguém.
- Estimule a troca de opiniões por meio de outras ferramentas, como os blogs.
- Identifique os alunos que participarão do projeto, suas habilidades e potenciais. A escolha pode ser feita também por questionário aos interessados. Deixe claro que será uma tarefa voluntária e que o maior ganho será o conhecimento.
- Não deixe de fora os que têm dificuldades de aprendizagem ou que dão trabalhoem sala de aula. A responsabilidade e a valorização podem ajudá-los a mudar.
- Após o período de formação, organize o trabalho, com datas e horários, e defina compromissos e regras. Tudo que for combinado deve ser escrito e repassado aos pais, para que eles autorizem os filhos a ficar na escola em horário extra-aulas.
- Providencie camisetas de monitor ou certificados de participação que comprovem a condição de voluntário no laboratório de informática.
- Oriente os monitores a pesquisar na internet e deixe-os à vontade para trazer contribuições ao laboratório. Reserve um horário livre para que explorem softwares e a internet.
- Apresente-os à comunidade escolar, deixando clara sua importância e os objetivos do projeto.
- Entreviste os voluntários de tempos em tempos: o que aprenderam? Quais foram os maiores desafios? O que sugerem para o futuro?
- Vale destacar que os monitores não substituem professores nem técnicos.
http://educarparacrescer.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário