Meu lar é sempre onde estou, meu lar
está na minha mente, meu lar são meus pensamentos, meu lar é pensar as
coisas que eu penso. Esse é meu lar. Meu lar não é um lugar material por
aí... meu lar está na minha mente.
quarta-feira, 16 de setembro de 2015
segunda-feira, 14 de setembro de 2015
Feira de Ciências da Etelvina - FECETEL
A Feira de Ciências da Escola Etelvina é um evento anual que visa
incentivar a produção científica nas escolas, oportunizando a
apresentação de pesquisas através de projetos e experimentos, além de
auxiliar na divulgação da Ciência!
Objetivos:
Promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa nos estudantes, para despertar vocações e incentivar a pesquisa nas escolas;
Estimular o planejamento e a execução de projetos por estudantes e professores, incentivando o desenvolvimento da produção científica juvenil;
Divulgar o avanço científico-tecnológico educacional alcançado pelas Escolas no que se refere às habilidades e atitudes investigadoras;
A Feira de Ciências da Escola aconteceu no dia 10 de setembro de 2015 no horário de 07h as 11:20h; 13h as 17:20h e de 18h as 21 h. Com apresentações de experimentos e projetos realizados na escola como nota complementar a Feira será pedido um relatório entregue aos educandos para obtenção de notas.
Segue então algumas das experiências de Biologia dos turnos manhã e tarde e algumas fotos.
10 Minutos para aprender sobre a dengue
Turma : 3ª série D Tarde
Objetivos:
Promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa nos estudantes, para despertar vocações e incentivar a pesquisa nas escolas;
Estimular o planejamento e a execução de projetos por estudantes e professores, incentivando o desenvolvimento da produção científica juvenil;
Divulgar o avanço científico-tecnológico educacional alcançado pelas Escolas no que se refere às habilidades e atitudes investigadoras;
A Feira de Ciências da Escola aconteceu no dia 10 de setembro de 2015 no horário de 07h as 11:20h; 13h as 17:20h e de 18h as 21 h. Com apresentações de experimentos e projetos realizados na escola como nota complementar a Feira será pedido um relatório entregue aos educandos para obtenção de notas.
Segue então algumas das experiências de Biologia dos turnos manhã e tarde e algumas fotos.
A
importância da preservação da Água
Educandos
: Jovane Cardoso e Ana Claúdia
Turma
: 2ª série A Manhã
Introdução
A
água é a fonte fundamental da vida que sustenta todos os seres, sem
ela seria o fim da vida neste planeta, nós temos impensadamente
desperdiçado e envenenado este recurso natural finito, que é um
elemento vital para a existência, temos que preservar o meio
ambiente e os mananciais, pois desta forma estaremos contribuindo com
o futuro do nosso planeta e de todas as espécimes.
Objetivo
Fazer
uma breve reflexão acerca da importância da água, como elemento
vital a todos os seres vivos, bem como da necessidade premente de se
proteger esta riqueza finita, a fim de garantir seu uso para as
futuras gerações, com fundamento no princípio da solidariedade
ecológica
Metodologia
Apresentação
e exposição de banner com explicação oral e o Quiz da Água.
10 Minutos para aprender sobre a dengue
Educanda:
Raquel Camelo
Turma:
1ª série B Manhã
Introdução
A
Dengue é uma virose, ou seja, uma doença causada por vírus. O
vírus é transmitido para uma pessoa através da picada da fêmea
contaminada do mosquito Aedes Aegypti.
Objetivo
Mostrar
como essa doença é transmitida e como podemos evitá-la .
Metodologia
Com
exposição de banners, exposição oral.
Educandos
: Enedina, Mário, Fabíola, Camila, Larissa, Cinara.
Turma
: 2ª série B Manhã
Introdução
A
flor é o aparelho reprodutor dos vegetais mais evoluídos, que são
as Gimnospermas e as Angiospermas.
Nas
Gimnospermas, que surgiram primeiro, as flores são incompletas, pois
além de não possuirem sépalas e pétalas, que formam o
revestimento externo, não produzem os óvulos dentro de um ovário,
não formando, portanto, frutos.
Objetivo
Analisar
a anatomia de uma Flor de Hibisco(Hibiscus sp.),suas determinadas
partes que exercem funções que atuam principalmente na produção
da Espécie.
Metodologia
Gravidez
na Adolescência, e o que a escola tem a ver com isso?
Educandos
: Elisiane, Rosângela e Raquel.
Turma
: 3ª série B Manhã
Introdução
O
processo ensino aprendizagem visa à formação integral do
indivíduo. Por isso os aspectos de âmbito físico, cognitivo,
social, mental e moral, enfim, todos devem ser contemplados e
receberem tratamento especial e individualizado.
A
gravidez na adolescência é um dos fatores que levam os jovens
brasileiros a abandonarem os estudos. Na maioria dos casos, por serem
de famílias de baixa renda, os adolescentes deixam a escola em busca
de trabalho e novas formas de sustento. As garotas, depois que se
afastam para cuidar do bebê, encontram muitas dificuldades para
retomar os estudos. Segundo o estudo Juventudes Brasileiras,
realizado pela UNESCO em 2006, 25% das meninas que engravidam na
adolescência abandonam a escola. E quando acontece: as situações
em que a prevenção falha e a aluna engravida, ou pior ainda: os
casos em que ela engravida e sai da escola!
Objetivo
Mostrar
a importância da prevenção aos adolescentes tanto para impedir uma
gravidez quanto doenças sexualmente transmissíveis.
Orientar
a forma correta de se fazer uso dos métodos e a importância de se
ir ao medico para obter informações e fazer as consultas anuais.
Metodologia
Com
exposição de banners, exposição oral, apresentação do aparelho
reprodutor feminino e das fases da gestação.
Educandos
: Monária, Rayane, Natanaelly, Thalia,
Turma
: 3ª série D tarde
Introdução
Os
métodos contraceptivos são utilizados por pessoas que têm vida
sexual ativa e querem evitar uma gravidez. Além disso, a camisinha,
por exemplo, protege de doenças sexualmente transmissíveis (DST).Há
vários tipos de métodos contraceptivos disponíveis no mercado,
como a camisinha masculina, camisinha feminina, o DIU (dispositivo
disponíveis
intrauterino), contracepção hormonal injetável, contracepção
hormonal oral (pílula anticoncepcional), implantes, espermicida,
abstinência periódica, contracepção cirúrgica, contracepção de
emergência, entre outros.
Objetivo
Conscientizar
os jovens da importância do uso dos métodos contraceptivos para
evitar uma gravidez precoce e principalmente as DST’s.
Metodologia
Com
exposição de banes, exposição oral, apresentação do aparelho
reprodutor feminino.
Educandos
: Wádylla , Clarisse, Andreyna, Rafaelly, Rafaella, Emanuelly, Mara
Beatriz.
Turma
: 1ª série C Tarde
Introdução
O
processo ensino aprendizagem visa à formação integral do
indivíduo. Por isso os aspectos de âmbito físico, cognitivo,
social, mental e moral, enfim, todos devem ser contemplados e
receberem tratamento especial e individualizado.
A
sexualidade é atualmente vista como um problema de saúde pública,
sendo a escola local privilegiado de implementação de políticas
públicas que promovam a saúde de crianças e adolescentes.
Objetivo
Mostrar
a importância da prevenção aos adolescentes e tirar as duvidas que
possam surgir e forem citadas ou estiverem presentes no jogo.
Orientar
a forma correta de se fazer uso dos métodos e a importância de se
ir ao medico para obter informações e fazer as consultas anuais.
Metodologia
Com
exposição de banners, exposição oral e jogo do Fala Sério?
Educandos
: Sandy, Rebeca, Lidia, Francilene, Lindines.
Turma
: 2ª série A e 3ª série C Manhã e Tarde
Introdução
O
meio ambiente é a nossa fonte de vida sem as águas e o ar limpo não
sobreviveremos, conheça um pouco mais sobre o lugar onde vivemos.
Vivemos
no planeta chamado Terra, e nele temos o meio ambiente, este que tem
envolvido coisas vivas e as que não são vivas. O meio ambiente nos
afeta diretamente, pois todos estes recursos naturais fazem parte do
meio ambiente alguns deles: a água, o ar, a terra, rios, lagos,
oceanos, as florestas, as árvores, as plantas, os animais, o nosso
clima, o tempo, enfim todos estes recursos fazem parte do meio
ambiente, e também de nossas vidas.
OBJETIVOS
-
Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da
importância da sua preservação, assim como da necessidade do
reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.
-Conscientizar
os educando sobre a importância do meio ambiente e como o homem está
inserido neste meio;
METODOLOGIA:
A
metodologia utilizada para a realização deste projeto foram
pesquisas em sites, músicas, jogos, vídeos e slides educativos,
mostrando principalmente a realidade do Estado do Ceará com ênfase
no município de Pentecoste. A principio é trabalhado nas turmas
com o intuito de fazer com que cada um escolha tema para ser
trabalhado em seu grupo: desmatamento; reciclagem; resposta da
natureza e reflorestamento. Em seguida, os resultados obtidos foram
trazidos para serem apresentados em sala de aula e discutidas as
maneiras a se melhorar as situações por eles identificadas.
Os
temas trabalhados são
Meio
Ambiente
Água
e Poluição
Reciclagem
Resposta
da Natureza - Catástrofes ambientais
Educandos
: Rosimayra, Ma de Fátima , Erislane,
Turma : 3ª série D Tarde
Introdução
As relações sexuais também podem resultar em doenças. São as doenças sexualmente transmissíveis (ou DSTs), que podem ser transmitidas de uma pessoa contaminada para uma sã durante uma relação sexual.
Se é verdade que podemos dizer que
algumas doenças que acometem o homem são, ainda hoje, inevitáveis, como é
o caso de alguns tipos de câncer, acreditamos que o mesmo não se aplica
às doenças sexualmente transmissíveis, DSTs. Embora algumas delas sejam
conhecidas desde os primórdios da civilização humana, os métodos
diagnósticos, aliados a inúmeros métodos preventivos, nos autorizam a
concluir que as DST são perfeitamente evitáveis.
Objetivo
Mostrar as principais formas de Doenças sexualmente transmissíveis e suas formas de prevenção.
Metodologia
Exposição de banners , esplanada oral e apresentação de vídeos.
Marcadores:
Alunos,
Biologia,
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Informações.,
Preservação,
Projeto,
reciclagem,
sala de aula,
Saúde
sexta-feira, 4 de setembro de 2015
Olha ai galera!!!
Estudo diz que digitar no computador entorpece seu aprendizado. Escrever à mão mantém cérebro alerta e você aprende mais
Escrever à mão, seja cartas, relatórios ou mesmo trabalhos da escola,
está cada vez mais em desuso. E nas salas de aulas os cadernos deixaram
quase de fazer parte da decoração, e em muitas escolas já estão sendo
substituídos pelos tablets e computadores. No entanto, um novo
estudo realizado nas Universidades Princeton e UCLA, nos Estados Unidos,
indica que a escrita manual é fundamental para decorar conceitos,
aprender uma língua ou manter o cérebro ativo.
Dois grupos foram
colocados para assistir a uma palestra (sobre assuntos que não fossem de
conhecimento comum), sendo instruídos a fazer notas da maneira que
achassem melhor. Ao primeiro grupo foram dados blocos de anotações, e ao
segundo, notebooks. Após a palestra, os estudantes fizeram um exame com
perguntas pontuais sobre assuntos da palestra. O resultado foi
significativo: as pessoas que anotaram à mão obtiveram um bom número de
acertos nas questões, enquanto as que usaram os notebooks demonstraram
uma compreensão consideravelmente menor dos temas abordados. O estudo
indica, também, que os alunos que digitaram suas anotações escreveram
mais palavras, no exame, do que os que usaram a caneta, mas que as
respostas tinham menos profundidade e conteúdo.
Mas por que isso acontece?
Os
pesquisadores acreditam que escrever à mão requer um processo cognitivo
distinto do envolvido em teclar. Segundo eles, quem anota manualmente
tem que ouvir, digerir e resumir a informação, pois não se tem a
velocidade obtida ao se datilografar. E assim se captura a essência do
conteúdo, obrigando o cérebro a se esforçar, o que aumentaria a
compreensão e a retenção dos dados.
Ao se teclar, o cérebro não
processaria o significado da informação, pois a velocidade da
datilografia não deixaria muito tempo para se elucubrar sobre o conteúdo
daquilo que se anota. Ou seja, teclar é algo, digamos, robotizado. Ou,
como se diz popularmente, ‘fazer sem pensar’, ‘ligar no automático’.
Assim,
ficou concluído que quem anota à mão costuma prestar mais atenção às
informações para selecionar melhor o que será passado para o papel,
enquanto as que usam o computador acabam por tentar anotar literalmente
tudo o que está sendo dito, sem se prender aos principais tópicos.
Fonte: guiadoestudante/cienciahoje/dn
quarta-feira, 2 de setembro de 2015
Vamos aprender sobre Genética
O RNA, tal qual o DNA, é um polinucleotídeo, porém ele é formado por uma molécula de açúcar (pentose) denominada ribose e há a substituição da base pirimídica timina (T) – presente no DNA – pela uracila (U). A estrutura tridimensional do RNA também difere daquela relativa ao DNA, pois não ocorre a estrutura de dupla hélice, mas sim uma cadeia única de nucleotídeos sem paridade entre bases púricas e pirimídicas.
Diferentemente do DNA, existem três tipos específicos de RNA, cada qual desempenhando um papel no processo de síntese de proteínas: o RNA ribossômico (RNAr) está presente nos ribossomos, estruturas celulares responsáveis pela síntese de proteínas; o RNA mensageiro (RNAm) é responsável por codificar a sequência de aminoácidos das proteínas sintetizadas nos ribossomos; o RNA transportador (RNAt) tem por função combinar-se com aminoácidos disponíveis no hialoplasma e transportá-los para os ribossomos, servindo como “fornecedor” de matéria-prima para a síntese de proteínas.
Agora que sabemos mais sobre o RNA, podemos estudar o processo de transcrição, responsável por sintetizar todos os tipos de RNA a partir do DNA. Ocorrendo no núcleo na célula, estre processo inicia-se na presença de uma enzima, a RNA polimerase, responsável por “romper” as ligações de hidrogênio que ligam as duas cadeias na estrutura do DNA. Uma das hélices do DNA serve de molde e há a formação de uma cadeia complementar com os nucleotídeos do RNA. Após totalmente formada, esta cadeia de RNA se destaca e a molécula de DNA retorna a sua estrutura de dupla hélice. Os diferentes tipos de RNA formados por este processo migram do núcleo para o citoplasma, onde desempenharão suas funções.
Para finalizar esse artigo, lembramos que é importante para seus estudos entender e estabelecer as diferenças entre o DNA e o RNA. Procure sintetizar o que foi visto até agora em uma tabela, correlacionando características estruturais de cada molécula e suas funções. Em nosso próximo artigo iremos estabelecer como ocorre a síntese de proteínas a partir do RNA e do processo de tradução.
Até lá!
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