quarta-feira, 9 de novembro de 2016

PESQUISAR É UMA AVENTURA!


PESQUISAR É UMA AVENTURA!

Berenice Gonçalves Hackmann
Mundo Jovem, um jornal de ideias. Junho/2013.

Um pesquisador precisa ampliar, diariamente, a capacidade de investigar, para que, no final do processo, constante que se tornou um aventureiro autônomo e criativo. Aventureiro? Sim, porque pesquisar é uma aventura que leva a pessoa a navegar em mares nunca antes navegados.
Para os professores, além da pesquisa, o escrever faz parte do instrumental de base da prática educativa. Mas será que, em suas graduações, foram estimulados a ultrapassar a pesquisa-cópia? Para Marques (2008), “importa escrever para buscar o que ler; importa ler para reescrever o que se escreveu e o que se leu. Antes o escrever, depois o ler para reescrever. Isso é procurar; é aprender.” É nesses atos que a pessoa se recria continuamente, sem se repetir. Silva, por sua vez, provoca (2010): “ A pesquisa é um modo de desvendamento, um modo de descobrimento, um modo de des(em)cobrimento. Se nada há a des(em)cobrir, já podemos voltar para casa e fazer obras de ficção. Ou pescar”.

COMBUSTÍVEL PARA O PLANEJAMENTO

Necessito destacar a importância da curiosidade, característica inata que encaminha a uma pulsão exploradora, permitindo a investigação desde a Educação Infantil, em que o pesquisar, amalgamado no aprender, é um caminho a ser palmilhado. Que tal o professor propiciar uma imersão no mundo da pesquisa, criando espaços de questionamento, construção de argumentos, comunicação e crítica? Que tal organizar o currículo escolar por temas e problemas, possibilitando pesquisas em um processos flexível e aberto? Que tal provocar em seus alunos (e em si mesmo) cócegas do descobrir?
Assim, todos ficarão envolvidos com o planejar a produção intelectual, com o registro – segundo normas técnicas – das fontes de pesquisa (respeitando a produção intelectual dos autores), com o afloramento da criatividade, o investimento na escrita e a socialização dos trablahos por meio de apresentações, debates, minisseminários, cartazes, pôsteres, feiras, murais, informativos, resumos, blogs...


 POR ONDE IR?


É preciso que o professor indique fontes apropriadas, possibilitando que os alunos se movimentem com segurança em enciclopédias, livros, periódicos, material cartográfico, reportagens de divulgação científica, artigos, fotografias, ilustrações, arquivos de audio e vídeo, entrevistas, experimentos, levantamentos estatísticos, sites, e-mails, blogs, etc.
Temas? Todos que possam iluminar o olhar dos educandos e que possam incentivar o desejo de conhecer, pois, como diz Rubem Alves (2004), “os mundos das crianças [e dos jovens] são imensos” e abrigam a fome, que nunca pode terminar, de conhecer o mundo e o universo que fazem parte de incontáveis campos do saber.


PASSO A PASSO DA PESQUISA NA ESCOLA



·         Pergunta: o primeiro passo é estimular os alunos a elaborarem pergunas, curiosidades que possam ser “descobertas”. Elege-se o tema a ser pesquisado.
·         Busca: com diversas fontes de informação busca-se compreender o fenômeno a ser pesquisado. A ida a campo também é importante para observar de perto o objeto da pesquisa.
·         Interpretação escrita: qual é a compreensão que tenho sobre o que pesquisei? Nesse momento é importante o registro escrito, individual ou escrito sobre as aprendizagens e constatações.
·         Socialização: compartilhar os resultados com a turma e a comunidade escolar. Ao finalizar essa etapa pode-se partir para novas perguntas.


SUGESTÃO DE PESQUISA: CONCORDAR OU DESCORDAR! EIS A QUESTÃO!



Levar os alunos a pesquisarem fontes que comprovem ou desmentem as afirmações sobre o tema abaixo, criando espaços de reflexão sobre a ação do homem e seus reflexos sobre as gerações presentes e futuras.
OS MAIORES ERROS DA HUMANIDADE: 39 decisões que não deveríamos ter tomado (SUPER INTERESSANTE – Edição especial, novembro de 2011.
Fonte:
Maxileandro França Lima                              
Mat. 247.663-8 – 920476-9
Mediador de T. Educacional – NTE-08 Itaperuna.
maxileandrol@prof.educacao.rj.gov.br                 
22-88451859-98010532




Nenhum comentário:

Postar um comentário