terça-feira, 16 de junho de 2015

Olá galera, vamos falar de ENEM!

O que mais cai de Biologia no ENEM

Olá moçada, meus nobres alunos, tudo bem?! 
Observem esse levantamento feito sobre o que cai de Biologia nas provas do ENEM desde 1998. Vejam que os cinco assuntos mais abordados são:
1) Ecologia (42%) 
2) Genética (11%)
3) Evolução e Origem da Vida (11%)
4) Fisiologia (10%)
5) Parasitologia (8%). 
Cabe salientar que o tema Ecologia e Meio Ambiente costuma aparecer também no caderno de ciências humanas, nas questões de geografia. Outro fato curioso é que o ENEM nos últimos anos vem cobrando bastante assuntos que envolvem DNA, Dogma Central, Biotecnologia e Genética. Evolução também é um tema de peso na prova do ENEM. Até mesmo porque, segundo muitos biólogos, nada em biologia faz sentido, senão sob à luz da evolução. Os tópicos Fisiologia e Parasitologia estão intimamente associados. 
O candidato deve dominar com detalhes os conceitos de imunização (vacinas, soros, resposta imune primária, secundária, antígenos, anticorpos,...) como também estar por dentro das doenças infecciosas epidêmicas, endêmicas, emergentes e reemergentes causadas por vírus, bactérias, protozoários e helmintos. Doenças da modernidade também caem bastante, como alcoolismo, estresse, obesidade, diabetes,... As doenças cardiovasculares (Infarto e AVC) que hoje são as que causam maior número de mortes no Brasil, relacionadas aos hábitos alimentares e o sedentarismo, também merecem toda a atenção.
Quem acredita e se esforça, sempre alcança!



quarta-feira, 10 de junho de 2015

Uma curiosidade...ainda em pesquisa.

Spirulina é rica em proteínas e um poderoso antioxidante

Componente ajuda a dar saciedade e é consumido em cápsulas

POR CAROLINA SERPEJANTE - PUBLICADO EM 08/02/2013


Velha conhecida dos nutricionistas, a spirulina havaiana é comumente chamada de alga, quando na verdade ela é uma cianobactéria - bactéria capaz de fazer fotossíntese, como as plantas. O nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia, afirma que a spirulina é indicada para quem faz dieta hipocalórica, como uma forma de complementar o consumo de nutrientes. "Além disso, ela também é consumida por pessoas que estão se recuperando de cirurgias ou então alcoólatras, que precisam de um aporte nutricional maior", diz. No geral, ela é manipulada e receitada na forma de cápsula, e o consumo fica entre 500 até 2000mg por dia. Conheça todos os nutrientes presentes na spirulina e os benefícios que ela traz para o organismo: 

Utilizando filmes em sala de aula

Dicas e sugestões de atividades pedagógicas para o uso de filmes em sala de aula.

Por Danielle Lourenço

Algumas considerações iniciais

A prática de uso de filmes em sala de aula é tão antiga quanto os videoplayers e suas fitas. Talvez você seja um professor mais novo e tenha vivenciado somente a fase do DVD player e dos DVDs discs e agora do Blu-ray.
O fato é que muitos são os momentos em que os filmes “comerciais” aparecem como elementos pedagógicos no contexto escolar.
Porém, apesar de ser um “velho conhecido” de todos, ainda existem equívocos, tabus e muito desconhecimento acerca desta valiosa prática pedagógica.
Os filmes são potentes recursos audiovisuais, que por meio do enredo, da trama, dos personagens, do lúdico, podem, quando utilizados de modo correto, promover excelentes experiências de aprendizagem! Trabalham com nossas experiências e emoções, abordando diferentes linguagens: falada, visual, musical e escrita.

Quando falamos em usar corretamente, é importante entender que:

a) A prática da projeção do filme em ambiente escolar deve estar alicerçada no planejamento de ensino. Não adianta levar os alunos para a sala de TV ou o vídeo para a sala sem definir exatamente o conteúdo que se deseja trabalhar.
b) O professor deve assistir ao filme com antecedência, marcando as partes, os elementos, as cenas que exemplificam e vivenciam o conteúdo pedagógico proposto, de modo a apontar estes itens durante a execução do filme.
c) Muitas vezes, não se faz necessário que o docente e os alunos assistam ao filme inteiro. Podem-se selecionar os trechos mais significativos que ilustrem e esclareçam a temática em questão.
d) Salvo em época de colônia de férias e para ambientes de educação infantil, o filme em sala de aula não é diversão ou passatempo. Desmistifique isso com seus alunos.
e) Prepare seus alunos para o filme. Em sala de aula, comente quais conteúdos pedagógicos serão “vistos” na projeção em questão, qual o período histórico, os elementos importantes e os vestuários.
f) O item anterior fica totalmente revogado se a sua intenção for surpreender os alunos. Permita que assistam ao filme sem nenhuma orientação e depois retome o assunto em sala de aula, de modo a perceber qual a visão do grupo sobre o assunto, os conhecimentos anteriores que possuem e retome o conteúdo com base nas questões apresentadas por eles.
g) Todo mundo gosta de ver o filme. Isso é uma verdade incontestável. Portanto, assegure que o tamanho da tela da TV seja adequado e garanta a visibilidade do grupo todo. A mesma dica vale para o som. Do primeiro ao último aluno, todos devem estar ouvindo bem. Muitas vezes, os professores reclamam de indisciplina durante as projeções, mas ela pode ser causada pelo fato de que eles, simplesmente, não conseguem ler as legendas ou visualizar a televisão...
h) Alguns docentes solicitam o preenchimento de uma ficha técnica do filme durante a execução dele. O recurso é válido, desde que os alunos tenham condições de preencher tal ficha... Há luminosidade? Há carteiras e cadeiras adequadas?
i) Os filmes apresentam erros conceituais? Ótimo! Aproveite a oportunidade para esclarecer o ponto em questão e também para desenvolver o senso crítico dos alunos, mostrando que nem tudo que está na TV, no filme, no comercial é correto e verdadeiro!
j) Nem só de filmes “prontos” vive a escola quando se fala em recurso audiovisual! Você pode utilizar comerciais, programas televisivos gravados, filmes disponíveis na internet como os disponibilizados para download no portal da Petrobras, além de solicitar que os alunos produzam seus próprios filmes!
k) Curta o momento com seu grupo! Vale todo mundo no chão, com almofadas, pipoca e aquele clima de aconchego que todo mundo gosta de vivenciar e não esquece nunca!

Clique aqui e confira uma lista de filmes e sugestões de atividades para o trabalho em sala de aula.