terça-feira, 23 de setembro de 2014

O Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro (ProEMI/JF)



O Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro (ProEMI/JF) reflete uma parceria público privada entre o Ministério da Educação (MEC), cinco Secretarias Estaduais de Educação e o Instituto Unibanco, que permitirá, até 2016, universalizar o programa nas escolas públicas de Ensino Médio do Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Piauí, atendendo cerca de 2.500 unidades de ensino e mais de 2 milhões de alunos.
Resultado da convergência entre a orientação estratégica do MEC para o Ensino Médio e o Projeto Jovem de Futuro, desenvolvido pelo Instituto Unibanco, o ProEMI/JF tem como objetivo central promover o redesenho curricular das escolas e fortalecer a gestão escolar, com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes. Assim, as ações do ProEMI/JF buscam colaborar o acesso, a permanência e a conclusão, com sucesso, dos jovens na escola.
Como política pública nacional, o ProEMI propõe o redesenho curricular do Ensino Médio, focado em um currículo dinâmico, flexível e compatível com as exigências da sociedade contemporânea, contemplando uma ampliação do tempo dos estudantes na escola e uma diversidade de práticas pedagógicas que atendam às expectativas e às necessidades dos jovens.
Para o Jovem de Futuro, uma gestão eficiente, participativa e com foco nos resultados positivos de aprendizagem pode influenciar de maneira decisiva a qualidade da educação oferecida pela escola.
O projeto Jovem de Futuro utiliza o conceito de Gestão Escolar para Resultados (GEpR). A ideia básica parte do pressuposto de que não existe organização, sobretudo uma instituição voltada para o interesse público, sem uma qualificação técnica e social da gestão. Nesse sentido, busca apresentar para os gestores escolares estratégias e instrumentos que tornam seu trabalho mais eficiente, criativo e produtivo. Seus princípios orientam para um trabalho com foco nos resultados positivos de ensino e de aprendizagem. Tal proposta sugere a integração de diferentes processos e ferramentas de gestão escolar, a mobilização de recursos humanos, a articulação de recursos técnicos, materiais e financeiros, a divisão de responsabilidades, a adoção de sistemas de informação voltados para o monitoramento, controle e avaliação, a utilização de programas de comunicação para garantir ampla adesão da comunidade às ações da escola, sempre tendo em vista a conquista de melhores resultados na aprendizagem dos alunos.
Esse processo inicia-se na Formação em Gestão Escolar para Resultados. É nesse momento que os profissionais que integram o projeto têm o primeiro contato com o conceito, os objetivos do projeto e os instrumentos que orientam as ações do Jovem de Futuro.
A principal maneira que o Jovem de Futuro propõe para efetivar a gestão focada em resultados na escola é a construção de um Plano de Ação, que é um importante instrumento para a materialização do planejamento participativo na escola. É por meio dele que a comunidade escolar traça o que é preciso fazer, de acordo com o seu diagnóstico, para alcançar os resultados esperados.
Para suportar as ações do projeto Jovem de Futuro, o Instituto Unibanco desenvolveu uma Plataforma online de gestão de projetos das escolas e formação a distância. Atualmente é composta pelo Sistema de Gestão de Projetos (SGP) e pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que serão em breve integrados. A plataforma permite às escolas construir os seus Planos de Ação, de forma alinhada às diretrizes do MEC (PDE Interativo, outros programas do ministério ou mesmo outras fontes de financiamento). Após a aprovação do plano, elaborado de acordo com as necessidades identificadas pelo diagnóstico da escola, é possível realizar o acompanhamento da execução das ações e identificar desvios em relação ao que foi planejado, seja em relação ao tempo, ou ao orçamento. Além disso, permite focar em melhores práticas e facilita o diálogo a distância com membros das secretarias de Educação.
Para colaborar com o alcance dos resultados propostos no Plano de Ação pelas escolas participantes do projeto, o Jovem de Futuro disponibiliza Metodologias, que são estratégias educacionais elaboradas a partir de necessidades detectadas no cotidiano escolar. Elas buscam fomentar ações, projetos e trabalhos de forma interdisciplinar; corrigir dificuldades e fragilidades específicas encontradas nas escolas; articular a comunidade escolar, visando à sustentabilidade e obtenção de resultados; e potencializar ações já existentes na escola.

São elas: Entre Jovens, Valor do Amanhã, Jovem Cientista, Entendendo o Meio Ambiente, Introdução ao Mundo do Trabalho, Agente Jovem, Superação na Escola, Campanha Estudar Vale a Pena, Monitoria e Fundos Concursáveis.

sábado, 13 de setembro de 2014

Aula de Biologia para o ENEM




Questões de Biologia do ENEM: Fisiologia Humana e Saúde


Profª Maria da Conceição

1. (Enem 2012)



A condição física apresentada pelo personagem da tirinha é um fator de risco que pode desencadear doenças como
a)  anemia.

b)  beribéri.

c)  diabetes.

d)  escorbuto.

e)  fenilcetonúria.

2. (Enem 2011) A produção de soro antiofídico é feita por meio da extração da peçonha de serpentes que, após tratamento, é introduzida em um cavalo. Em seguida são feitas sangrias para avaliar a concentração de anticorpos produzidos pelo cavalo. Quando essa concentração atinge o valor desejado, é realizada a sangria final para obtenção do soro. As hemácias são devolvidas ao animal, por meio de uma técnica denominada plasmaferese, a fim de reduzir os efeitos colaterais provocados pela sangria.

Disponível em: http://www.infobibos.com. Acesso em: 28 abr. 2010 (adaptado).

A plasmaferese é importante, pois, se o animal ficar com uma baixa quantidade de hemácias, poderá apresentar
a)  febre alta e constante.

b)  redução de imunidade.
c)  aumento da pressão arterial.

d)  quadro de leucemia profunda.

e)  problemas no transporte de oxigênio.

3. (Enem 2011) Um paciente deu entrada em um pronto-socorro apresentando os seguintes sintomas: cansaço, dificuldade em respirar e sangramento nasal. O médico solicitou um hemograma ao paciente para definir um diagnóstico. Os resultados estão dispostos na tabela:

Constituinte
Número normal
Paciente
Glóbulos
4,8 milhões/mm3
4 milhões/mm3
vermelhos


Glóbulos
(5 000 - 10 000)/mm3
9 000/mm3
brancos


Plaquetas
(250 000 - 400 000)/mm3
200 000/m3



Relacionando os sintomas apresentados pelo paciente com os resultados de seu hemograma, constata-se que

a)  o sangramento nasal é devido à baixa quantidade de plaquetas, que são responsáveis pela coagulação sanguínea.

b) o cansaço ocorreu em função da quantidade de glóbulos brancos, que são responsáveis pela coagulação sanguínea.

c) a dificuldade respiratória ocorreu da baixa quantidade de glóbulos vermelhos, que são responsáveis pela defesa imunológica.

d) o sangramento nasal é decorrente da baixa quantidade de glóbulos brancos, que são responsáveis pelo transporte de gases no sangue.

e)  a dificuldade respiratória ocorreu pela quantidade de plaquetas, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue.

4. (Enem 2010) Diversos comportamentos e funções fisiológicas do nosso corpo são periódicos; sendo assim, são classificados como ritmo biológico. Quando o ritmo biológico responde a um período aproximado de 24 horas, ele é denominado ritmo circadiano. Esse ritmo diário é mantido pelas pistas ambientais de claro-escuro e determina comportamentos como o ciclo do sono-vigília e o da alimentação. Uma pessoa, em condições normais, acorda às 8 h e vai dormir às 21 h, mantendo seu ciclo de sono dentro do ritmo dia e noite. Imagine que essa mesma pessoa tenha sido mantida numa sala totalmente escura por mais de quinze dias. Ao sair de lá, ela dormia às 18 h e acordava às 3 h da manhã. Além disso, dormia mais vezes durante o dia, por curtos períodos de tempo, e havia perdido a noção da contagem dos dias, pois, quando saiu, achou que havia passado muito mais tempo no escuro.

BRANDÃO, M. L. Psicofisiologia. São Paulo: Atheneu, 2000 (adaptado).

Em função das características observadas, conclui-se que a pessoa

a)  apresentou aumento do seu período de sono contínuo e passou a dormir durante o dia, pois seu ritmo biológico foi alterado apenas no período noturno.

b) apresentou pouca alteração do seu ritmo circadiano, sendo que sua noção de tempo foi alterada somente pela sua falta de atenção à passagem do tempo.

c) estava com seu ritmo já alterado antes de entrar na sala, o que significa que apenas progrediu para um estado mais avançado de perda do ritmo biológico no escuro.

d) teve seu ritmo biológico alterado devido à ausência de luz e de contato com o mundo externo, no qual a noção de tempo de um dia é modulada pela presença ou ausência do sol.

e)  deveria não ter apresentado nenhuma mudança do seu período de sono porque, na realidade, continua com o seu ritmo normal, independentemente do ambiente em que seja colocada. 

Questões encontradas na Coletânea de provas do ENEM 
Questão 90 ( ENEM 2012) Pág 247
Questão    48  ( ENEM 2011) Pág 171
Questão   49  ( ENEM 2011) pág 172
Questão 88 ( ENEM 2010)  pág 93


sexta-feira, 12 de setembro de 2014

#BiologiaNoEnem

Uma análise sobre o que cai no ENEM

Saber o que se costuma perguntar em uma prova é uma mão na roda na hora de estudar. Cada prova tem um estilo e, geralmente, existem questões e temas que sempre estão presentes. Ontem abriram as inscrições para a maior esperança de milhões de estudantes para estudar em uma Universidade de qualidade, o ENEM. Por isso preparamos esta análise sobre o que mais cai no ENEM, desde que ele começou a ser realizado, em 1998.
A prova do ENEM sofreu grandes mudanças ao longo destes anos. A primeira versão do ENEM continha apenas 63 questões e uma redação e não era utilizada para o ingresso nas Universidades. Foi em 2009 que o ENEM ganhou a cara que ele tem atualmente.
Nestes 15 anos da realização do Exame Nacional do Ensino Médio foram ao todo 196 questões relacionadas com Biologia. Devemos lembrar que o ENEM busca uma visão interdisciplinar e Biologia está dentro da grande área das Ciências Naturais, junto com Química e Física, portanto, sempre leve em consideração estas outras duas disciplinas para estudar para o ENEM.
Você já deve estar ansioso, então vamos pra o "top cinco" dos temas que mais caem no ENEM em Biologia!

1) Ecologia (42%)
2) Genética (11%)
3) Evolução e Origem da Vida (11%)
4) Fisiologia (10%)
5) Parasitologia (8%)

Ecologia é o carro chefe nas provas do ENEM. É o tema que mais relaciona conteúdos dentro da Biologia. Porém, o enfoque da prova não está tão relacionado com a relação entre os seres vivos na prova Nacional. A maioria das questões de Ecologia no ENEM são sobre preservação ambiental e poluição. O redatores do ENEM adoram explorar temas da atualidade. Uma dica valiosa é ficar ligado nas notícias sobre problemas ambientais. Fique atualizado lendo jornais, sites e revistas para complementar os estudos em Ecologia.
Outro tema que tem tudo a ver com atualidades é a Genética. Por isso a segunda posição é dela. DNA, Projeto Genoma, transgenia, mutações... Fique ligado em tudo isso! Ter na ponta da língua as características, funções e processos desencadeados sobre a molécula da vida é muito importante. Afinal, é a partir do DNA que toda a vida acontece.
Assim como o DNA, outro tema que é base para tudo na Biologia é a Evolução. E ela está em terceiro lugar no ranking dos temas mais recorrentes no ENEM. Saber sobre Evolução, assim como DNA, é essencial para entender a Biologia em um sentido amplo e esta é a característica da prova do ENEM.
Fechando o "top cinco" está a Fisiologia e Parasitologia. Não se concentre em ciclos ou na decoreba. O ENEM pede o relacionamento dos temas com a realidade que cada estudante vive. Aqui, o essencial é saber sobre os aspectos do corpo humano com a saúde, alimentação, doenças, etc. A prova explora um lado mais abrangente da Fisiologia Humana e das doenças causadas por parasitas.
Agora que você já sabe tudo sobre o que rola no ENEM, chegou a hora de estudar. Programe-se para detonar nestes pontos mais cobrados na prova. Faça muitos exercícios, leia bastante e, lógico, venha estudar com quem mais entende de Biologia! O novo curso semiextensivo é feito pra você! Inscreva-se agora mesmo e não perca a oportunidade.