quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Ingerir líquido durante a refeição faz mal? Engorda?

desempenho da digestão.
Nós sabemos que logo no início do processo digestivo ocorre secreção do suco gástrico no estômago composto de cerca de 0,5% de ácido clorídrico (HCl), o que reduz o pH para valores entre 1 a 3. Ingerindo líquido durante este processo, estes ácidos são diluídos e isso dificulta a digestão dos alimentos, principalmente das carnes, ocorrendo uma digestão incompleta ou mais prolongada do que deveria. Na digestão incompleta muitos nutrientes acabam não sendo aproveitados no processo de absorção realizado no intestino delgado e quando a digestão demora mais tempo do que deveria ocorre a fermentação da comida ainda no estômago e isso gera gases (arrotos e flatulência). Bebendo líquidos junto com a comida, toda fibra ingerida vai passar mais rápido pelos intestinos e não atuará como deve. Para as pessoas que têm predisposição a complicações gástricas – como refluxo, esofagite e gastrite – tomar qualquer tipo de líquido durante as refeições pode gerar um desconforto muito maior, estas pessoas devem realmente evitar líquidos enquanto comem.
No entanto, existem pessoas que tem pouca saliva, geralmente quem está fazendo uso de medicamentos que inibem sua produção. Para essas pessoas tomar um pouco de líquido durante as refeições vai ajudar, e muito, no processo digestivo, uma vez que a saliva é a responsável pela início do processo digestivo ainda na boca.
Não é o ato de beber água durante a refeição que engorda, e sim porque os líquidos dilatam o estômago e então fica fácil comer mais. Além disso, o líquido vai roubar o espaço dos alimentos sólidos no estômago o que faz a pessoa parar de comer mais cedo, mas por outro lado ela logo sentirá fome e nesta próxima refeição comerá muito mais. Quanto a “dar barriga” ainda não existe comprovação científica de que haja uma relação entre ingerir líquidos enquanto come e ganhar uma barriguinha saliente.
Alguns nutricionistas garantem que tomar de 150 a 200 ml de líquido (suco natural ou água) durante as refeições não trará muitos riscos àquelas pessoas que não possuem complicações gástricas. Mas é importante que a quantidade não ultrapasse de 200 ml. Seja rigoroso quando a isso!
refeicoes

Boas Vindas aos Professores de Biologia 2014


http://pt.wikibooks.org
Prezados Professores de Biologia

Este espaço é reservado para a interação e a troca de experiências escolares. Desejamos que seja útil para a efetiva prática na vivência com os alunos e professores de sua escola. Queremos também sua participação com sugestões, material didático e demais contribuições que julgar importante.



CONHECENDO AS GORDURAS
Estruturalmente falando, as gorduras podem ser do tipo insaturada, com uma ou mais duplas ligações (monoinsaturada e poli-insaturada, respectivamente), ou do tipo trans; ou saturada, com apenas ligações simples.

Gorduras insaturadas são, geralmente, de origem vegetal. Estas tendem a se apresentar, a temperatura ambiente, em estado líquido; e, quando ingeridas, aumentam o HLD (bom colesterol) e diminuem as concentrações do LDL (o mau colesterol). Assim, são consideradas como uma fonte energética benéfica à saúde.

Dentre as insaturadas, existem também as gorduras trans. Estas, usadas amplamente pela indústria de alimentos, passam por um processo de hidrogenação para que se tornem sólidas a temperatura ambiente, apresentando-se mais saborosas e crocantes.

Este processo, segundo muitos médicos e especialistas, fazem com que produtos à base desse tipo de gordura sejam prejudiciais à saúde, com efeito similar ao causado pelas gorduras saturadas – estas encontradas principalmente em produtos de origem animal, com consistência sólida em temperatura ambiente. Tanto uma como a outra aumenta as concentrações de LDL e diminui as de HDL. Tal fator propicia o acúmulo de placas de gorduras nos vasos sanguíneos, fazendo com que o indivíduo se apresente mais suscetível à hipertensão arterial, infarto e derrames.

Diante destes fatos, e considerando que grande parte dos jovens não tem a devida preocupação quanto aos seus alimentos, identificar o tipo de gordura presente no que se ingere e conhecer os problemas gerados pela má administração de lipídios é essencial. Para isso, sugiro que solicite aos seus alunos uma relação dos alimentos ingeridos por eles durante uma semana trazendo, se possível, suas respectivas embalagens.

No dia da aula propriamente dita, a partir das informações coletadas, o tema deverá ser introduzido, e finalizado com a construção de painéis informativos contendo as características de cada tipo de gordura, retirando como exemplos itens da própria dieta dos estudantes.

Sugestão: para que fique mais contextualizado o conteúdo, pode ser interessante apresentar aos alunos um lipidograma, pontuando suas características e relacionando essas informações ao que foi estudado.

Fonte: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/conhecendo-as-gorduras.htm

Construindo o disco de Newton


A luz visível é uma radiação eletromagnética cujas faixas de luz variam entre o vermelho e o violeta. O olho humano percebe as cores básicas deste espectro com bastante distinção. São elas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta.

Isaac Newton foi quem descobriu o espectro visível. Utilizando-se de um prisma triangular, atravessou sobre ele um feixe de luz branca, tendo como resultado todas estas sete cores. Seguindo este mesmo raciocínio, concluiu que a luz do Sol, quando atravessa gotículas de água, resulta em um fenômeno denominado arco-íris.


Para comprovar o inverso, ou seja: que a luz branca é proveniente da soma de todas as cores, nosso cientista criou o chamado “disco de Newton”. Este texto o auxiliará a construí-lo com seus alunos em uma aula de Ciências.



Para tal, serão necessários:


- Compassos

- Cartolinas brancas
- Lápis de cor, giz de cera ou tinta guache
- Réguas
- Borrachas


Procedimentos:


Utilizando o compasso, fazer círculos de cartolina, de aproximadamente quinze centímetros de diâmetro.


Dividir o círculo em sete partes, colorindo cada uma com uma das cores do arco-íris.


Aproveitar o furo do compasso e inserir um lápis nesta região, tal como indica a imagem abaixo:



Testando o disco de Newton:


Peça para que seus alunos girem velozmente o lápis, e observem que, surpreendentemente, o círculo apresentará a cor branca – comprovando as ideias de Newton.



Outras formas de montar o disco de Newton:


- Fazer um disco de diâmetro maior, e fixá-lo em um ventilador de chão.


- Utilizar um LP como suporte, colando o disco com as sete cores sobre ele e, depois, fixá-lo na ponta de uma furadeira manual.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014


A MELHOR ESCOLA

Desconfia daqueles que te ensinam
lista de nomes, fórmulas e datas
e que sempre repetem modelos de cultura
que são a triste herança que aborrece.
NÃO APRENDE APENAS COISAS
Pense nelas
E constroi sob teu desejo
E imagens que rompam a barreira
Que asseguram existir entre
A realidade e a utopia.
Vive num mundo côncavo e oco,
Imagine como seria uma selva queimada,
Detém o movimento das ondas nas arrebentações,
Tinge o mar de vermelho,
Segue algumas paralelas até que te devolvam
Ao ponto de partida,
Coloque o horizontal na vertical,
Faz uivar um deserto,
Familiariza-te com a loucura.
José Augustin Goytisolo

Para pensar!!!


Leitura - um hábito saudável...

...dentro e fora da escola

Muitos pais se preocupam com a falta de vontade de ler de seus filhos. Dizem que eles só abrem um livro quando não há mais nenhum jeito de escapar. Ler sem ser obrigado pela escola, nem pensar! O que fazer? Em encontros com pais, costumamos perguntar sobre que exemplos de leitura seus filhos têm em casa. Não estamos falando de “conselhos”, estamos falando de exemplos. Será que os pais mostram que valorizam a leitura de jornais, revistas ou livros? Será que o filho é capaz de perceber os efeitos benéficos que a leitura pode trazer?
 
Ler jornais ou revistas nos deixa mais informados a respeito do mundo em que vivemos, ler literatura nos faz “viajar” sem sair de casa, permitindo-nos conhecer, por meio das histórias, outras maneiras de lidar com os problemas da vida, ampliando nossa visão de mundo. A leitura não dá respostas para nossos problemas, mas ajuda-nos a pensar melhor sobre eles, estimula-nos a refletir. E isso nos ajuda a amadurecer, a crescer.
 
Os pais não devem obrigar o filho a ler. Isso não funciona. O que eles devem fazer é servir de exemplo. Devem também se interessar pela leitura do filho, procurando conversar sobre o que ele está lendo. A leitura será sempre mais enriquecedora se for seguida de uma conversa sobre o que foi lido. Mesmo com crianças pequenas é possível fazer isso, chamando a atenção para aspectos que elas talvez não tenham percebido ou pedindo que falem sobre aquilo de que gostaram ou não. O livro deve se transformar num ponto de encontro entre pais e filhos, estimulando o diálogo entre eles.
 
Não se pode esperar que a escola faça isso. Os professores podem ajudar, mas dificilmente vão modificar o comportamento que os alunos trazem de casa. Além disso, os jovens não devem ler só o que a escola manda. Os pais podem procurar outros livros, de diferentes assuntos, em bibliotecas, livrarias ou mesmo em sebos (lojas de livros usados). Não é preciso ler muitos livros. O que interessa é a qualidade da leitura e não a quantidade de livros. Mas é preciso certa regularidade, para que o gosto se desenvolva. Como se vê, ajudar o filho a gostar de ler também faz parte da educação que os pais devem dar. Exige esforço, interesse e dedicação. Mas vale a pena. Incentivar o filho a ler é um ato de amor.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Sobre o ENEM...

INSCRIÇÔES NO SISU
Atenção alunos dos 3º Anos!!!!
As inscrições para a 1ª EDIÇÃO 2014 DO SISU...

Inscrições no período de 06 a 10 de janeiro de 2014. Tem vagas gratuitas para UFC, IFCE e UNILAB (Redenção).

Os candidatos poderão escolher duas opções de vagas disponíveis no site. Podem se inscrever os estudantes que tenham participado da edição do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2013 e não tenham zerado a redação.

Inscrições: http://sisu.mec.gov.br/
Tutorial como se inscrever: http://sisu.mec.gov.br/como-se-inscrever
Tira suas duvidas: http://www.enem.inep.gov.br/
Edital SISU 2014:http://static07.mec.gov.br/sisu/portal/data/edital.pdf
Portaria: http://static07.mec.gov.br/sisu/portal/data/portaria.pdf
Qualquer duvida procurem a escola ...

AVISE SEUS AMIGOS!