domingo, 16 de junho de 2013

Estudando e compartilhando!!!

Reino Protista 4

Aparecida Ramos Posted in Biologia,Tags: , , ,
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Introdução
Os protozoários são animais invertebrados, unicelulares, eucariontes . São desprovidos de clorofila, vivem isolados ou formam colônias. Podem ser aeróbico ou anaeróbicos.Podem exibir vida livre(dulcícola ou marinha), ou associar-se a outro organismo (parasita) No caso das dulcícolas possuem uma bolsa chamada vacúolo versátil ou pulsátil que através dela elimina a quantidade de água que absorve do meio ambiente em que vive (por osmose).. Nas amebas marinha esse vacúolo é inativo
Tratamento de água e esgosto inibi a contaminação amebiana.
Integrantes do Reino Protista, estes animais se movimentam através de flagelos,   pseudópodes (pés falsos) ou cílios. Muitas espécies de protozoários são microscópicas.
Principais espécies de protozoários:
Rizópodes ou Sacorníceos: São marinhos, de água doce ou parasitas. Têm um ou mais núcleos, vacúolos digestivos e vacúolos contráteis (apenas nos de água doce).A movimentação ocorre através de pseudópodes e muitas espécies causam doenças nos seres humanos. Exemplos: ameba (causadora da doença amebíase). Elas se alimentam por fagocitose(englobam o alimento)
Entamoeba histolytica). AMEBAS
é o parasita intestinal que causa problemas sérios – pode destruir os tecidos que revestem o intestino grosso e provocar lesões graves em vários órgãos(pulmões, fígado e cérebro. Passa de pessoa para pessoa através de cistos e é disseminada também por moscas e baratas. Frutas e vegetais crus, manipulados por pessoas infectadas, lavados em água contaminada ou fertilizados com fezes humanas. Muita gente hospeda amebas sem sentir nada. Quando há sintomas, os mais comuns são diarréia que pára e volta, podendo alternar com prisão de ventre; cólicas e vontade de evacuar, mas não sai nada; fezes moles e fedidas, com muito muco, às vezes com sangue; gases, fadiga, dores musculares; raramente, febre.
Flagelados ou mastigoforos
A movimentação ocorre através de flagelos. Também são capazes de provocar doenças nos seres humanos.
Exemplos: giárdia (causadora da giardíase). Instala-se no intestino delgado causando diarréias, cólicas, inflamações e nauseas. A contaminação se dá pela água e alimentos contaminados. leishmania (causadora da leishmaniose): Instala-se no fígado, baço e medula óssea causando atrofiamento dos tecidos, anemias e infecções no trato respiratório.
Leishmania ou leishmaniose brasiliensis – conhecida como ulcera de Bauru ou ferida brava não ocasiona a morte mas provoca grandes lesões na pele e obstrução parcial das vias nasais determinando sonos agitados e insôniasque afetam a produtividade no trabalho.
Tripanossoma cruzi (causador da Doença de Chagas). Através da picada do inseto barbeiro que vivem em chiqueiros, frestas de parede. Ao picar o ser humano ele defeca sobre o local, quando a pessoa coça introduz o parasita na corrente sanguínea. Que instala-se em vários órgãos principalmente o coração(causa insuficiência respiratória, taquicardia e dilatação do coração). Para evitar a doença : eliminar animais domésticos contaminados e matar os insetos barbeiro com inseticidas.
Tricomoníase é uma infecção ou inflamação causada por um minúsculo parasita, Trichomonas vaginalis, que vive no trato geniturinário inferior de homens e mulheres e é transmitido por contato sexual. Afeta vagina, uretra, bexiga e próstata. Os homens em geral não apresentam sintomas; nas mulheres o sinal mais evidente de inflamação é um corrimento fedido que costuma aparecer alguns dias depois da menstruação. Também surgem dores, coceira e vermelhidão em toda a vulva, e urinar pode ser doloroso. O parasita pode viver anos a fio na pessoa sem causar incômodo, desde que as defesas do organismo estejam bem. Quando há alguma queda nas taxas de imunidade ele cresce e aparece.
Trypanosoma gambiense doença do sono  e transmitida atravé da mosca tse-tse atinge o sistema nervoso e provoca lesões que determina um estado de sonolência contínua e progressiva levando a morte.

Esporozoários
São desprovidos de organelas de locomoção e vacúolos(spora-semente, zoon-animal)
Exemplos: Plasmódio (causador da malária). São introduzidos no ser humano através da picada do mosquito Anopheles. Quando o mosquito pica o homem injeta saliva que contem substâncias anticoagulante, esses esporos se instalam no fígado,baço e ficam incubado por vários dias depois entram na corrente sanguinea, onde se reproduz assexuadamente. Após gerações produz forma sexuada e quando o mosquito pica novamente a pessoa contaminada torna-se hospedeiro definitivo.
Ciliados
O movimento destes animais é realizado através dos cílios.
Exemplo: balantídeos (causador de desinterias). Os ciliados se alimentam por uma abertura chamada citostoma(boca da célula).Paramécium  utilizados em vários experimentos,por apresentar porte grande e fácil criação.
Balantidium coli – é o maior protozoário que parasita o homem, causador da disenteria. Seu hospedeiro são: porco, cavalo,macaco, rato. Os cistos entra no homem através da água contaminada.
A classificação dos protozoário – são classificados pela estrutura de locomoção.A locomoção se faz por batimento ciliar, flagelar, por emissão de pseudópodos e até por simples deslizamento de todo o corpo celular.
Toxoplasmose se dá pela contaminação das fezes de animais principalmente o gato, em mulheres grávidas  os protozoários pode atingir o feto causando  e até a morte.cegueira deficiência mental
TRICOMONAS
7. REINO PROTISTA
É referenciado na caracterização dos seres vivos uma característica específica: a reprodução. Por tal, convém fazer um “parêntesis” para abordar este assunto. Existem dois tipos de reprodução:
Reprodução assexuada – intervém um só progenitor que a partir de células somáticas (multiplicação vegetativa) ou de esporos, originam novos organismos, geneticamente iguais entre si e ao progenitor. No caso da multiplicação vegetativa existem vários tipos de reprodução:
a) – Divisão binária = bipartição = cissiparidade – ocorre em seres unicelulares (exs. bactérias, Amiba, Paramécia. etc.) que, por divisão mitótica, originam dois seres do mesmo tamanho.

b) - Gemiparidade = gemulação – ocorre em seres unicelulares (ex. leveduras, etc.) e em alguns pluricelulares (certos animais) que, por divisão mitótica, originam 2 seres de tamanhos diferentes.


c) - Fragmentação vegetativa – ocorre em seres pluricelulares ( algas, alguns animais…) que a partir de porções somáticas estas originam novos organismos.

Reprodução sexuada - intervém células sexuais = gâmetas que após fecundação dão um ovo = zigoto e este origina novo ser.
Considere-se um ciclo de vida genérico:

Os fungos

Reino Fungi

Aparecida Ramos Posted in Biologia,Tags: , ,
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Os fungos são popularmente conhecidos por bolores, mofos, fermentos, levedos, orelhas-de-pau, trufas e cogumelos-de-chapéu (champignon). É um grupo bastante numeroso, formado por cerca de 200.000 espécies espalhadas por praticamente qualquer tipo de ambiente.
Os Fungos e sua Importância
Ecológica
Os fungos apresentam grande variedade de modos de vida. Podem viver como saprófagos, quando obtêm seus alimentos decompondo organismos mortos; como parasitas, quando se alimentam de substâncias que retiram dos organismos vivos nos quais se instalam, prejudicando-o ou podendo estabelecer associações mutualísticas com outros organismos, em que ambos se beneficiam. Além desses modos mais comuns de vida, existem alguns grupos de fungos considerados predadores que capturam pequenos animais e deles se alimentam.
Em todos os casos mencionados, os fungos liberam enzimas digestivas para fora de seus corpos. Essas enzimas atuam imediatamente no meio orgânico no qual eles se instalam, degradando-o à moléculas simples, que são absorvidas pelo fungo como uma solução aquosa.

Fungos apodrecendo o morango.

Os fungos saprófagos são responsáveis por grande parte da degradação da matéria orgânica, propiciando a reciclagem de nutrientes. Juntamente com as bactérias saprófagas, eles compõem o   grupos dos organismos decompositores, de grande importância ecológica. No processo da decomposição, a matéria orgânica contida em organismos mortos é devolvida ao ambiente, podendo ser novamente utilizada por outros organismos.
Apesar desse aspecto positivo da decomposição, os fungos são responsáveis pelo apodrecimento de alimentos, de madeira utilizada em diferentes tipos de construções de tecidos, provocando sérios prejuízos econômicos. Os fungos parasitas provocam doenças em plantas e em animais, inclusive no homem.
A ferrugem do cafeeiro, por exemplo, é uma parasitose provocada por fungo; as pequenas manchas negras, indicando necrose em folhas, como a da soja, ilustrada a seguir, são devidas ao ataque por fungos .

Folha da soja com sintomas da ferrugem asiática.

Em muitos casos os fungos parasitas das plantas possuem hifas especializadas – haustórios – que penetram nas células do hospedeiro usando os estomas como porta de entrada para a estrutura vegetal. Das células da planta captam açúcares para a sua alimentação.
Dentre os fungos mutualísticos, existem os que vivem associados a raízes de plantas formando as micorrizas (mico= fungo; rizas = raízes). Nesses casos os fungos degradam materiais do solo, absorvem esses materiais degradados e os transferem à planta, propiciando-lhe um crescimento sadio. A planta, por sua vez, cede ao fungo certos açucares e aminoácidos de que ele necessita para viver.

Algumas plantas que formam as micorrizas naturalmente são o tomateiro, o morangueiro, a macieira e as gramínias em geral.
As micorrizas são muito freqüentes também em plantas típicas de ambientes com solo pobre de nutrientes minerais, como os cerrados, no território brasileiro. Nesses casos, elas representam um fator importante de adaptação, melhorando as condições de nutrição da planta.
Certos grupos de fungos podem estabelecer associações mutualísticas com cianobactérias ou com algas verdes, dando origem a organismos denominados líquens. Estes serão discutidos posteriormente.

Econômica
Muito fungos são aeróbios, isto é, realizam a respiração, mas alguns são anaeróbios e realizam a fermentação.

Camembert
Destes últimos, alguns são utilizados no processo de fabricação de bebidas alcoólicas, como a cerveja e o vinho, e no processo de preparação do pão. Nesses processos, o fungo utilizado pertence à espécie Saccharomyces cerevisiae, capaz de transformar o açucar em álcool etílico e CO2 (fermentação alcoólica), na ausência de O2. Na presença de  O2 realizam a respiração. Eles são, por isso, chamados de anaeróbios facultativos.
Na fabricação de bebidas alcoólicas o importante é o álcool produzido na fermentação, enquanto, na preparação do pão, é o CO2. Neste último caso, o CO2 que vai sendo formado se acumula no interior da massa, originando pequenas bolhas que tornam o pão poroso e mais leve.

queijo roquefort

O aprisionamento do CO2 na massa só é possível devido ao alto teor de glúten na farinha de trigo, que dá a “liga” do pão. Pães feitos com farinhas pobres em glúten não crescem tanto quanto os feitos com farinha rica em glúten.
Imediatamente antes de ser assado, o teor alcoólico do pão chega a 0,5%; ao assar, esse álcool evapora, dando ao pão um aroma agradável.
Alguns fungos são utilizados na indústria de laticínios, como é o caso do Penicillium camemberti e do Penicillium roqueforte, empregados na fabricação dos queijos Camembert e Roquefort, respectivamente.
Algumas espécies de fungos são utilizadas diretamente como alimento pelo homem. É o caso da Morchella e da espécie Agaricus brunnescens, o popular cogumelo ou champignon, uma das mais amplamente cultivadas no mundo.

Morchella


Agaric
Doenças Causadas por Fungos
As micoses que aparecem comumente nos homens são doenças provocadas por fungos. As mais comuns ocorrem na pele, podendo-se manifestar em qualquer parte da superfície do corpo.
São comuns as micoses do couro cabeludo e da barba (ptiríase), das unhas e as que causam as frieiras (pé-de-atleta).
As micoses podem afetar também as mucosas como a da boca. É o caso so sapinho, muito comum em crianças. Essa doença se manifesta por multiplos pontos brancos na mucosa.
Existem, também, fungos que parasitam o interior do organismo, como é o caso do fungo causador da histoplasmose, doença grave que ataca os pulmões.

Micose em couro cabeludo

Fungos Unicelulares
À primeira vista, parece que todo o fungo é macroscópico. Existem, porém, fungos microscópicos, unicelulares. Entre estes, pode ser citado o Saccharomyces cerevisiae. Esse fungo é utilizado para a fabricação de pão, cachaça, cerveja etc., graças à fermentação que ele realiza.

Saccharomyces: fungos unicelulares. Note que os pequenos brotos são novos indivíduos que estão sendo formados por reproduçãoo assexuada.

Fungos Pluricelulares
Os fungos pluricelulares possuem uma característica morfológica que os diferencia dos demais seres vivos. Seu corpo é constituído por dois componentes: o corpo de frutificação é responsável pela reprodução do fungo, por meio de células reprodutoras especiais, os esporos, e o micélio é constituído por uma trama de filamentos, onde cada filamento é chamado de hifa.
Na maioria dos fungos, a parede celular é complexa e constituída de quitina, a mesma substância encontrada no esqueleto dos artrópodes.
O carboidrato de reserva energética da maioria dos fungos é o glicogênio, do mesmo modo que acontece com os animais.

Tipos de Hifas
Dependendo do grupo de fungos, as hifas podem apresentar diferentes tipos de organização. Nas hifas cenocíticas, presentes em fungos simples, o fio é contínuo e o citoplasma contém numerosos núcleos nele inserido.
Fungos mais complexos, possuem hifas septadas, isto é, há paredes divisórias (septos) que separam o filamento internamente em segmentos mais ou menos parecidos. Em cada septo há poros que permitem o livre trânsito de material citoplasmático de um compartimento a outro.

Tipos de hifas- Pelos poros das hifas septadas ocorre trânsito de citoplasma e de núcleos de uma célula para outra. Nos fungos, os núcleos são haploides.

Reprodução nos fungos
Reprodução Assexuada
Fragmentação
A maneira mais simples de um fungo filamentoso se reproduzir assexuadamente é por fragmentação: um micélio se fragmenta originando novos micélios.
Brotamento
Leveduras como Saccharomyces cerevisae se reproduzem por brotamento ou gemulação. Os brotos (gêmulas) normalmente se separam do genitor mas, eventualmente, podem permanecer grudados, formando cadeias de células.
Esporulação
Nos fungos terrestres, os corpos de frutificação produzem, por mitose, células abundantes, leves, que são espalhadas pelo meio. Cada células dessas, um esporo conhecido como conidiósporo (do grego, kónis = poeira), ao cair em um material apropriado, é capaz de gerar sozinha um novo mofo, bolor etc.

Laranja contaminada com Penicillium sp , vista a olho nú.
Para a produção desse tipo de esporo a ponta de uma hifa destaca-se do substrato e, repentinamente, produz centenas de conidiósporos, que permanem unidos até serem liberados. É o que acontece com o fungo penicillium, que assim foi chamado devido ao fato de a estrutura produtora de esporos – o conídio – se assemelhar a um pincel.
Abaixo - Micografia eletrônica de varredura mostrando o corpo de frutificação do Penicillium sp. frequente bolor encontrado em frutas. Os pequenos e leves esporos esféricos (conidiósporos) brotam de conídios que surgem na extremidade de uma hifa especializada, o conidióforo.

Em certos fungos aquáticos, os esporos são dotados de flagelos, uma adaptação à dispersão em meio líquido. Por serem móveis e nadarem ativamente, esses esporos são chamados zoósporos.

Reprodução Sexuada
No   ciclo reprodutivo de alguns fungos aquáticos, há a produção de gametas flagelados, que se fundem e geram zigotos que produzirão novos indivíduos. Nos fungos terrestres, existe um ciclo de reprodução no qual há produção de esporos por meiose. Desenvolvendo-se, esses esporos geram hifas haploides que posteriormente se fundem e geram novas hifas diploides, dentro dos quais ocorrerão novas meioses para a produção de mais esporos meióticos. A alternância de meiose e fusão de hifas (que se comportam como gametas) caracteriza o processo como sexuado.
O esquema da figura  abaixo ilustra um ciclo de reprodução genérico, válido para a maioria dos fungos. Muitos alternam a reprodução sexuada com a assexuada. Em outros, pode ocorrer apenas reprodução sexuada ou apenas a reprodução assexuada.


De modo geral, a reprodução sexuada dos fungos se inicia com a fusão de hifas haploides, caracterizando a plasmogamia (fusão de citoplasmas). Os núcleos haploides geneticamente diferentes, provenientes de cada hifa parental, permanecem separados (fase heterocariótica, n + n).
Posteriormente, a fusão nuclear (cariogamia) gera núcleos diploides que, dividindo-se por meiose, produzem esporos haploides. Esporos formados por meiose são considerados sexuados (pela variedade decorrente do processo meiótico).
Algumas curiosidades merecem ser citadas a respeito da fase sexuada da reprodução:
  • antes de ocorrer plasmogamia, é preciso que uma hifa “atraia” a outra. Isso ocorre por meio da produção de feromônios, substâncias de “atração sexual” produzidas por hifas compatíveis;
  • em muitos fungos, após a plasmogamia decorre muito tempo (dias, meses, anos) até que ocorra a cariogamia;
  • a produção de esporos meióticos, após a ocorrência de cariogamia, se dá em estruturas especiais, freqüentemente chamadas de esporângios.

Classificação dos Fungos
Classificar fungos não é tarefa fácil. Trata-se de um grupo muito antigo (mais de 540 milhões de anos) e existem muitas dúvidas a respeito de sua origem e evolução.

Os quitridiomicetos, constituídos por cerca de 790 espécies, são os prováveis ancestrais dos fungos. Vivem em meio aquático e em solos úmidos próximos a represas, rios e lagos. Vivem da absorção da matéria orgânica que decompõe e, muitas vezes, parasitam algas, protozoários, outros fungos, plantas e animais. Algumas espécies causam considerável prejuízo em plantas de cultivo (alfafa e milho).
Os ascomicetos, com cerca de 32.000 espécies, são os que formam estruturas reprodutivas sexuadas, conhecidas como ascos, dentro das quais são produzidos esporos meióticos, os ascósporos. Incluem diversos tipos de bolores, as trufas, as Morchellas, todos filamentos, e as leveduras (Saccharomyces sp.), que são unicelulares.
Os basidiomicetos, com cerca de 22.000 espécies, são os que produzem estruturas reprodutoras sexuadas, denominadas de basídios, produtores de esporos meióticos, os basidiósporos. O grupo inclui cogumelos, orelhas-de-pau, as ferrugens e os carvões, esses dois últimos causadores de doenças em plantas.
Os zigomicetos, com cerca de 1.000 espécies, são fungos profusamente distribuídos pelo ambiente, podendo atuar como decompositores ou como parasitas de animais. Os mais conhecidos é o Rhizobux stolonifer, bolor que cresce em frutas, pães e doces – seu corpo de frutificação é uma penugem branca que lembra filamentos de algodão, recheados de pontos escuros que representam os esporângios.
Os deuteromicetos, ou fungos conidiais, que já foram conhecidos como fungos imperfeitos, costituem um grupo de fungos que não se enquadra no dos anteriores citados. Em muitos deles, a fase sexuada não é conhecida ou pode ter sido simplesmente perdida ao longo do processo evolutivo. De modo geral, reproduzem-se assexuadamente por meio da produção de conidiósporos. A esse grupo pertencem diversas espécies de Penicillium (entre as quais a que produz penicilina) e Aspergillus (algumas espécies produzem toxinas cancerígenas).

 Fonte: http://cida.r.animac.com.br/

I love...

Muito mesmo!!!!

#DICA...



Pesquisadores desenvolvem microcápsulas da fruta para prevenir e tratar o mal. Ricas em antioxidantes, elas podem ser adicionadas a sucos sem alterar o sabor e sem causar efeitos colaterais.

A literatura sugere que consumir casca de romã pode ser um jeito simples e eficaz para prevenir e tratar o mal de Alzheimer. O problema está no gosto. O sabor adstringente da casca da fruta não atrai o consumidor. Pensando nisso, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram microcápsulas contendo extrato de casca de romã que podem ser diluídas em sucos sem incomodar o paladar.
Segundo Maressa Morzella, engenheira de alimentos que desenvolveu a pesquisa durante seu mestrado, a casca da romã tem grande quantidade de antioxidantes – compostos essenciais para prevenir doença de Alzheimer. “A casca é riquíssima em  flavonoides, antioxidantes que impedem a ação de radicais livres e evitam a morte de neurônios”, explica.
Na doença neurodegenerativa, a produção de radicais livres aumenta por conta da ligação de substâncias tóxicas chamadas oligômeros aos neurônios. Esses radicais livres provocam perda de função e morte dessas células. “O cérebro é altamente susceptível ao ataque de radicais livres já que, entre outros aspectos, tem pouca glutationa, um antioxidante natural do corpo humano”, diz Morzella.
Apesar de ter quase dez vezes mais antioxidantes do que a polpa, o gosto ruim da casca da romã faz com que ela seja pouco consumida. Para mascarar esse sabor, Morzella revestiu extratos da casca com um filme protetor feito de polímeros, compondo uma microcápsula. “A microencapsulação elimina o sabor desagradável da casca de romã sem perder os compostos que atuam contra o Alzheimer”, explica.
Para testar a eficácia da microencapsulação na eliminação do gosto ruim, os pesquisadores desenvolveram duas receitas de suco de uva – uma comum e outra enriquecida com 4% de microcápsulas de casca de romã. Dos 44 consumidores que provaram os dois sucos sem saber qual era qual, apenas 9 conseguiram identificar diferenças entre os sabores. 

Em favor das lembranças

Além de prevenir, as microcápsulas de romã podem auxiliar no tratamento do mal de Alzheimer ao impedir a degradação da acetilcolina, neurotransmissor essencial para o processo de formação da memória e que se encontra em baixa quantidade no cérebro de quem tem a doença. “A ação conjunta de compostos da casca pertencentes às classes dos alcaloides e flavonoides inibe a enzima acetilcolinesterase, que é responsável pela degradação da acetilcolina”, explica Morzella.
De acordo com o estudo, a ingestão de 2,48 miligramas de extrato da casca de romã consegue fazer com que a atividade da acetilcolinesterase caia pela metade, o que permite o funcionamento de neurônios que usam esse neurotransmissor para se comunicar. Atualmente, o mal de Alzheimer já é tratado com medicamentos que inibem a enzima, mas que são caros e provocam efeitos colaterais como náusea e vômito.
De acordo com a orientadora do estudo Jocelem Salgado, pesquisadora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP, as microcápsulas passarão por novos testes antes da comercialização. “No momento, estamos fazendo testes para detectar exatamente quais dos compostos presentes na casca apresentam maior contribuição para prevenir e tratar o mal de Alzheimer e, depois disso, serão desenvolvidos estudos com animais e humanos”, diz a pesquisadora.
 

Fonte Ciência Hoje On-line/ Mariana Rocha

Esta semana teve o Dia dos Namorados!!!

Não podia deixar d epostar algo aqui...Então la´vai!
Primeiro uma oração para pedir proteção a Deus!!!
 Todos precisam orar e pedir proteção...sempre!
 Lembrar que devemos sempre estar disposto(a) a se doar ao outro!


Que tem que rolar química, física e BIOLOGIA pra não virar apenas mais uma história!!!
 
E que ele O AMOR é o mais importante dos sentimentos e deve sempre ser levado em consideração!!!!

FELIZ DIA DOS NAMORADOS A TODOS OS NAMORADOS!!!!

A IMPORTANCIA DO PAPEL DO PROFESSOR COMO EDUCADOR

"Brincar e estudar é possivel?" foi o tema apresentado no segundo dia da IX Semana de Biologia da UEPB

Em entrevista para o Blog da IX Semana de Biologia da UEPB, o Dr. Marcos de Sousa descreve a importância da sua palestra para os alunos da instituição.
Texto por Mauricélia Macário, Regislane Azevedo e Márcia Michele
Blog: Dr. Marcos, como você avalia a importancia da sua palestra e a realção do mesmo com os alunos?

Marcos:
Essa palestra leva a gente a ter uma visão a respeito do ato de ensinar, buscando novas formas de transmitir o conhecimento de uma forma mais divertida e inovadora,utilizando jogos didáticos em sala de aula e levando a uma reflexão sobre o papel do professor no ensino de biologia.
*Veja abaixo alguns slides mostrados na sua palestra:



Para quem optar por ver o material apresentado na íntegra, acesse o link abaixo. O material se encontra disponível para download em formado PDF (lido por qualquer Adobe Reader ou programa semelhante).
 

#Dica de como iniciar a aula de Biologia

O professor de Biologia pode iniciar a aula, do primeiro dia do ano letivo, com a seguinte brincadeira de traço dinâmico para atrair a atenção da turma:

- Diga aos alunos que sou uma CIÊNCIA.
- Busco resposta para o que ocorre na natureza.
- Estudo como a vida surgiu e evoluiu no planeta.
- Meu nome significa: estudo da vida.
- Sou a ciência da vida.
- Tenho várias ramificações, como a zoologia, a botânica e a ecologia.
- Sou muito importante para quem quer compreender a vida.

Resposta: Eu sou a BIOLOGIA.

Legal, não?

No campo da educação escolar, inúmeros fatos tristes, causados pela falta de criatividade do professor e desinteresse de alguns estudantes, se multiplicam o tempo todo, embora seja possível e muito simples eliminar esses fatos através do uso da motivação.

Citarei dois deles, e o professor de Ciências Biológicas, se quiser, pode usá-los como introdução à primeira aula de Biologia, ou durante em alguma aula já em andamento, de modo a serem servidos como exemplos de erros absurdos para os alunos serem orientados a não cometê-los:

a) Num programa de entrevistas, o apresentador e a entrevistada juraram de joelhos que aranha é inseto, e não um aracnídeo.

O jornal afirmou que os dois faltaram à aula de biologia na escola. Talvez nem se trata apenas de faltar ou não, pois podem acontecer outras hipóteses - o aluno estar na sala e ignorar a explicação do professor, ou o próprio professor não conhece o conteúdo que transmite, ou ainda aquela velha desculpa, gerada há séculos, de tudo que se aprende é esquecido depois, ao final do ensino médio.

b) Faltando alguns minutos para as provas serem recolhidas, durante uma disputa de vagas universitárias em várias carreiras na área de saúde, um dos candidatos já havia terminado e, assim que entregou a prova ao fiscal, fez a seguinte pergunta:

"O que Biologia tem a ver com Educação Física?"

A ação questionadora do candidato foi o suficiente para servir de base, dentre muitas outras, de quanto anda a má informação e pouco conhecimento de muitos estudantes, como ele, nesse país que já lê tão pouco e não valoriza o ensino que deveria ser a maior prioridade.

Gostaria muito de ter me informado mais desse triste candidato sobre a razão do seu questionamento sem alguma relação de sentido.

Supostamente, esse candidato equivocado, quando tiver filhos (ou se já os tem), passará para eles as mesmas ideias erradas. É dessa forma, dentre outras, que os chamados futuros jovens desse país recebem informações defeituosas, graças à falta de instrução adequada tanto dos pais quanto dos profissionais de ensino mal preparados.

Portanto, que os dois fatos apresentados nos itens a e b sirvam de referência para que o aluno jamais critique destrutivamente a importância do estudo da Biologia.

Todo universitário da área biológica - Medicina, Nutrição, Odontologia, Educação Física, Ciências Biológicas - tem aulas de Anatomia, Fisiologia, Bioquímica, Embriologia, enfim, de várias divisões da Biologia.

E por falar em Divisões da Biologia, após a discusão em sala a respeito dos fatos, que tal o professor prosseguir a primeira aula com debate sobre os vários ramos da disciplina para a aula ser mais incentivadora?

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Só pra descontrair!!!!



Lista daquelas aleatórias que você lê na caixinha à direita.

  • O que a bolacha de água e sal era antes?
    Bolacha de ácido e base.

  • Pra quem o hidrogênio ligou quando foi preso?
    Pra ninguém, ele não tem família.

  • Como o oxigênio se suicidou?
    Pulando de uma ponte de hidrogênio.

  • Dois ursos pulam na água, mas só um se dissolve, por quê?
    Porque ele era um urso polar.

  • Por que o hexano fugiu da cadeia?
    Porque a cadeia era aberta.

  • O que o carbono disse ao ser preso?
    Tenho direito a quatro ligações.

  • Por que o índio nunca pega sol?
    Porque ele está embaixo do gálio.

  • Por que o frâncio está sempre bem informado?
    Porque ele vive ao lado do rádio.

  • Porque não se pode comer um elétron?
    Porque ele tem spin.

  • O que o nêutron falou para o elétron ao atender seu telefonema?
    Próton.

  • Onde o eletrón joga futebol?
    No campo eletromagnético.

  • Qual o barulho de um químico caindo de um edifício?
    IUUU... PAC!

  • Qual elemento nunca ri das piadinhas do átomo risonho?
    O cério.

  • O que o químico disse ao ver uma pessoa se afogando?
    O homem não é solúvel na água...

  • Por que os químicos são bons em resolver problemas?
    Porque eles têm todas as soluções...

  • Por que o sal sempre leva um cantil no carro?
    Porque ele não conduz bem sem água.


  • Por que a cantina italiana do elétron não vai pra frente?
    Porque a massa é desprezível.


  • Por que o hidrogênio paga a conta de telefone mais barata?
    Porque só faz uma ligação e não tem família.


  • Por que quando o Aladim esfregou a lâmpada, saiu gás cloro dela?
    Porque ele disse: "Alô gênio"!
  • O que é um dente dentro de um copo com água no laboratório?
    É uma solução Molar!
  • Lembre-se sempre: se você não é faz parte da solução, você faz parte do precipitado!

  • A química é mesmo divertida.. tem até pessoas que riem do óxido nitroso..

  • My name is bond. Covalent Bond.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Seminário aborda Educação Ambiental

05/06/13
Brasília (04/05/2013) – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promove, nesta terça (4) e quatra (5), por meio da Estação Ecológica (Esec) de Tupinambás, localizada no litoral de São Paulo, o Seminário Integrado de Educação Ambiental das Unidades de Conservação (UCs) do Litoral Norte. Ao todo, o litoral norte de São Paulo possui sete UCs responsáveis pela preservação do território remanescente de Mata Atlântica e área marinha, incluindo ilhas, manguezais e estuários. Seis delas são estaduais, administradas pela Fundação Florestal, e uma federal, a Esec de Tupinambás, gerida pelo ICMBio. Aberto na manhã de terça no Teatro Municipal de São Sebastião, o encontro é voltado para professores das redes municipais, estaduais e particulares de ensino de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. O evento faz parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo é levar aos educadores informações sobre a importância das unidades de conservação da região para a preservação dos recursos naturais, bem como o seu papel na formação da consciência ambiental das crianças e jovens. A ideia é que os professores trabalhem o assunto em sala de aula e utilizem as UCs como ferramentas de educação ambiental. Entre os temas discutidos no seminário, estão Mudanças Climáticas; Educação ambiental e prevenção de riscos no contexto das UCs do Litoral Norte Paulista; Produção Biológica em Ambientes Marinhos; Cidadania; Biodiversidade Educação Ambiental Crítica e a Participação popular na Gestão Pública da Biodiversidade Ameaçada; Apresentação do Projeto Trilha interpretativa Subaquática nas Escolas e Educação Ambiental como ferramenta Gestão Ambiental no Contexto Territorial do Litoral Norte. Além dos representantes de cada UC, participam das palestras professores, doutores e especialistas. O evento é uma realização do ICMBio, em parceria com a Fundação Florestal, e tem o apoio da ONG Pés no Chão, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN) do ICMBio, Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo, Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, OAB, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e do Ministério do Meio Ambiente.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Entrevista a um Verdadeiro EDUCADOR


Entrevista a um Verdadeiro EDUCADOR

Orientações: pare pense, olhe dentro de você e responda. 

* O que na vida fez você decidir se tornar um professor? 
Sempre admirei a profissão e brincava de ser professora achava lindo dar aulas.

* O que você vê a si mesmo estar fazendo dentro de cinco anos a partir de agora? 
Acredito que estarei bem mais capacitada para encorajar os meus educando e a formá-los para a cidadania

* Você é mais de um pessimista ou otimista? Dê pelo menos um exemplo para justificar sua resposta.
Otimista sempre vejo o lado bom das coisas, buscando a realização das coisas da melhor maneira possível me esforçando sempre para fazer o melhor.

* Você é um paciente de qualquer tipo? 
Bem calmo que sabe aceitar as coisas que me são impostas.

* Quais são seus pontos fortes e fracos? 
Pontos fortes: sou sincera, responsável, dedicada e gosto de fazer amizades, entre outras;
Pontos fracos: sou ansiosa, agitada e me irrito fácil.
*Quanto tempo você se vê trabalhando conosco se for dada a oportunidade?
Muito tempo …

* Quais são todos os assuntos que você ensinou, e quais são os assuntos que você se sente mais confortável? 
Aqueles que dizem respeito a vida de seres humanos e animais .E falar sobre o meio ambiente é aquele que me sinto mais confortável.

* Na sua opinião, qual destes é o mais importante e qual é o mínimo, e por quê? - Disciplina, métodos de planejamento, avaliação. 
Os métodos de planejamento é o mais importante pois é apartir dele que se inicia a aprendizagem. O minimo é a disciplina pois todas dependem de esforço e dedicação de quem vai leciona-la.

* Você poderia me dizer o que você ama e odeia mais a respeito da profissão docente? 
Eu amo dar aulas e odeio a falta de interesse dos alunos e o desleixo de alguns colegas.

* Você acha que construir um relacionamento com os alunos é importante, e por quê? 
Sim por que se não há um bom relacionamento entre professor e aluno não há aprendizagem.
* Qual seria o seu curso de ação se um aluno em particular não cumprir um prazo. 
Daria uma nova chance (Já fiz muito isso), mas deixando claro que não irá se repetir e que tenha um motivo justo para a não entrega.

* Como você lidaria com um aluno que tem um problema de disciplina, mas academicamente é muito brilhante. 
Buscaria me tornar amiga dele para tentar ajudá-la .

* O que você acha sobre o uso de computadores e da tecnologia na sala de aula? 
Adoro.Hoje em dia todos os nossos alunos estão conectados nas novas tecnologias e nas novidades da internet pois ela é uma ferramenta de interação e de conhecimento muito vasto.
* Você exigir o respeito dos alunos ou ganhá-lo, e como? 
Acho que ganhá-lo é mais interessante e deve ser mais prazeroso conquistar o respeito dos alunos.
* Como você lidaria com uma sala de aula barulhenta? 
Procuraria conquistar os alunos para o silêncio e a disciplina.

* Como você faria para reclamar de um pai sobre um garoto problemático? 
Procuraria conhecê-lo e sua família para melhor desenvolver uma conquista com o aluno.
* Você tem algum pessoalmente elaboradas estratégias de ensino eficazes? 
Gosto d eusar a internet e o blog para dar aulas desperta o interesse e o desenvolvimento da aula é bem prazeroso.

* Quando o principal visita sua sala de aula, o que seria o aspecto mais impressionante que ele / ela iria encontrar? 
Depende do dia procuro sempre inovar para atender as necessidades de curiosidades dos alunos.

* Qual seria o seu curso de ação se um de seus alunos traziam em algum projeto que foi obviamente feito pelo pai? 
Isso já aconteceu uma aluna trouxe um trabalho que ao ler percebi que não foi feito por ela . Chamei a aluna e conversei com ela para que ela assumisse e ela acabou confessando que não havia sido feito por ela e pedi pra ela refazer.
*Qual é o aspecto mais desafiador de ensino de acordo com seu ponto de vista pessoal? 
São os impecilhos que aparecem no nosso caminho no dia a dia. A cada dia é uma nova conquista, ode precisamos não desitir nunca.
* Se você tivesse a chance de realizar um workshop, o tema que você escolheria? 
Falaria sobre As dificuldades de se realizar uma aula diferenciada.
* É o fim do ano lectivo, como você determinar se você foi bem sucedido ou não, e em que medida? 
    Avaliando as minhas atitudes e as suas consequencias , levando em consideração o aprendizado dos meus educandos


  • Qual seu pensamento sobre a educação?
    A educação é a única arma capaz de mudar o mundo , pois começa mudando as pessoas.
  • Se pudesse deixaria de ser professor? Justifique sua resposta
    Acho que não gosto do faço mais gostaria de não depender apenas da educação.
  • Qual tipo de formação continuada você acha que os professores de biologia precisam?
    Creio que todas são bem vindos , precismaos sempre estar nos capacitando .
  • Dê suas sugestões melhorar o trabalho dos professores das escolas estaduais?
Creio que a melhor forma é a valorização dos professores e as condições de Trabalho em que se encontram fazendo uma escuta dos principais queixas e duvidas!!!!Ouvir pode ser o melhor remédio!!!!



Dia 05 de Junho Dia do Meio Ambiente

5 de junho foi a data escolhida para celebrar anualmente o Dia Mundial do Meio Ambiente. O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972  com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.
Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano (durou até dia 16) e por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.

Tema do Dia Mundial do Meio Ambiente

Todos os anos, as Nações Unidas dão um tema diferente ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Os temas para o Dia Mundial do Meio Ambiente são uma maneira de dar idéias para atividades de conscientização das populações e de proteção do meio ambiente.
O tema para o Dia Mundial do Meio Ambiente 2013 é: "Pense - Coma - Poupe".