terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Feliz Ano Novo Minha Vida

Mensagem


Em épocas como essa, deixamos transparecer com mais facilidade
nossos sentimentos e ficamos mais expostos.
Sentimos a felicidade entrar de verdade em nossas vidas, e acreditamos
ser esse o momento e o local mais importante do mundo.

As pessoas festejam réveillon e aproveitam o clima de harmonia,
para declararem o verdadeiro amor as pessoas que fazem parte
de suas vidas.

É exatamente assim que estou me sentindo hoje, querendo expor
minha alegria, disposta a compartilhar com todos a felicidade de ter
encontrado a pessoa certa, de ter conhecido o verdadeiro amor,
e estar participando desta festa ao lado dela.

Você chegou a minha vida, e me mostrou que era possível ser
realmente feliz.

Neste ano novo, quero estar ao seu lado, renovar a luz desta data
especial, meus sonhos e o desejo de tê-lo sempre comigo.
Aproveitando momentos assim, e experimentando emoções e
descobertas que nos levarão ainda mais para perto da felicidade.

Te amo e Feliz Ano Novo!

Coisas do nosso Nordeste

Preservação da caatinga começa com o agricultor



Clique para Ampliar
A caatinga é vegetação presente no semiárido brasileiro, com chuvas no primeiro semestre e estiagem no restante do ano
Clique para Ampliar
Em aulas de campo, os agricultores aprendem técnicas de queimadas controladas e manejo correto do solo. Ceará é um dos estados que mais devastou a caatinga 
DIVULGAÇÃO/SILVANIA CLAUDINO
Clique para Ampliar
Criado em 2006, o Pacto Ambiental reforça as ações conjuntos e o compromisso com preservação da caatinga
Projeto "No Clima da Caatinga" ensina comunidades a aliar proteção ambiental com trabalho agrícola

Crateús. O desmatamento e as queimadas são uma das principais causas da destruição da caatinga nordestina. No sertão brasileiro, as queimadas são usadas amplamente pelos agricultores para limpar a o terreno e preparar o solo para o plantio. E isso acontece justamente no período antes da chuva, quando a vegetação seca, o sol forte e os ventos favorecem o alastramento do fogo, podendo causar incêndios florestais. Dezembro é o mês em que mais ocorrem queimadas no Ceará.

Por isso uma das ações do projeto "No Clima da Caatinga", realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, está capacitando 300 agricultores e agricultoras de 20 comunidades do entorno da Reserva Natural Serra das Almas, neste Município. A ideia é ensinar aos agricultores técnicas de queimadas controladas e manejo correto do solo, reduzindo os impactos ambientais e evitando que a área entre em processo de desertificação.

Segundo a coordenadora de Tecnologias Sustentáveis do projeto, Railda Machado, a capacitação possibilita melhoria na qualidade de vida dos beneficiados, bem como maior sustentabilidade para uma dos biomas mais frágeis e degradados do País. "O projeto tende a melhorar a qualidade de vida das comunidades, de modo que possam desenvolver suas atividades na agricultura de maneira mais sustentável", reflete. A capacitação, transferência e apoio às comunidades na apropriação de tecnologias sustentáveis de conservação e uso sustentável da caatinga contribuirão para a redução da pressão degradadora sobre as matas.

Antes dos cursos, técnicos do projeto realizam reuniões nas comunidades para a apresentação do conteúdo aos agricultores. Após as reuniões, os agricultores que se interessam pela iniciativa já fazem suas inscrições. Seis novas capacitações acontecerão ainda este ano, a fim de ampliar o empoderamento dessas novas técnicas.

A Associação Caatinga, organização executora do projeto, é uma entidade sem fins lucrativos, reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e cadastrada no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas (CNEA).

Criada em Fortaleza em 1998 para conservar a biodiversidade de caatinga, mantém a Reserva Natural Serra das Almas em Crateús, uma área reconhecida como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), devido à conservação da natureza e de desenvolvimento sustentável desenvolvidos na região.

Com o projeto "No Clima da Caatinga", a Associação espera contribuir para a mitigação de efeitos potencializadores do aquecimento global através da conservação da caatinga e evitar consequente emissão de gases poluentes associados ao desmatamento. Promove de forma preventiva a conservação direta e o apoio à conservação de florestas em áreas susceptíveis ao desmatamento e às queimadas (incêndios florestais) e também apoia a restauração de áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos.

Ceará é campeão

A caatinga (do tupi, mata branca) é a região semiárida mais rica em biodiversidade do mundo e também uma das mais populosas. De acordo com o Relatório de Monitoramento do Desmatamento na Caatinga de 2010, 45,4% da área total do bioma está alterada, fato que o coloca entre os biomas brasileiros mais modificados pelo homem. Este também é o bioma mais desprotegido, pois somente 1% dele é protegido legalmente por unidades de conservação de proteção integral.

Segundo a Associação Caatinga, entre 2002 e 2008, o Ceará atingiu uma triste marca: ficou entre os estados que mais desmataram a caatinga e que já teve quase 40% da sua reserva destruída. Sete dos 20 municípios campeões de desmatamento na caatinga estão no Ceará. Em apenas sete anos, o Estado ampliou em quase 3% a área total desmatada, o que corresponde a uma área de mais de 400 mil hectares.

Desmatamento

20 Municípios no País são campeões em desmatamentos em zonas de caatinga. Deste total, sete cidades estão no Estado do Ceará, com manejos incorretos que degradam o ambiente

MAIS INFORMAÇÕES 
Associação Caatinga
Rua Instituto Santa Inês, 658
Telefone: (88) 3691.8671, Crateús-CE Site: www.acaatinga.org.br

INHAMUNS
Pacto Ambiental celebra avanços

Quatro dos municípios signatários do Pacto conquistaram o Selo Verde, mostrando o resultado de suas ações

Independência. O Pacto Ambiental dos Sertões de Crateús e Região dos Inhamuns (Parisc) comemora a premiação de Crateús, Novo Oriente, Piquet Carneiro e Tauá no Selo Verde. O prefeito em exercício de Independência e presidente do Pacto, Bezaliel Pedrosa, comemora o desempenho dos signatários do Pacto, premiados com a mais importante certificação pública ambiental do Ceará, que reconhece o trabalho e os avanços em políticas ambientais.

"É para nós motivo de orgulho saber que estes municípios lograram êxito com seus projetos e programas. Esse consórcio ambiental regional agrega valores. A nossa meta será comemorar a obtenção do Selo Verde por todos os que compõem o Pacto Ambiental", declara.

Defensor do meio ambiente e especialmente do bioma caatinga, componente predominante da vegetação dos sertões de Crateús e Inhamuns, o Pacto Ambiental nasceu no âmbito do Programa Selo Município Verde. Foi criado por ocasião do I Seminário Regional do Programa Selo Verde, em maio de 2006, em Tauá. O objetivo é combater a degradação da caatinga através da adoção de políticas públicas e ações que detenham a degradação dos recursos naturais, priorizando a recuperação de áreas alteradas.

Por meio do Pacto, as cidades se comprometem em orientar a sociedade sobre a importância da preservação do patrimônio natural e sobre a Lei de Crimes Ambientais; sensibilizar os agricultores sobre queimadas e outras práticas agrícolas que agridam o meio ambiente; promover parcerias entre os municípios participantes; fortalecer seus Conselhos Municipais de Defesa do Meio Ambiente (Comdemas) e garantir a continuidade dos encontros de trabalho do Pacto Ambiental da Região dos Inhamuns, realizados a cada dois meses.

De acordo com o coordenador executivo, Jorge de Moura, em cinco anos de atuação o Pacto fortalece a ação voltada para a sustentabilidade ambiental. "Com a participação no Pacto, os municípios se fortalecem e gradativamente norteiam suas gestões com forte inspiração ambiental, passam a governar levando em conta a sustentabilidade", explica. O potencial ecoturístico também é desenvolvida. Segundo Jorge Moura, "muitos municípios estão vislumbrando estes potenciais, como os sítios arqueológicos de Independência".

MAIS INFORMAÇÕES:
Pacto Ambiental dos Sertões de Crateús e Inhamuns (Parisc)
Telefone: (88) 9427.6837
Região dos Inhamuns


Silvania ClaudinoRepórter

Fonte: Diário do Nordeste

Aconteceu no dia 20/12

ENCERRAMENTO DO PROJETO SPE EM PENTECOSTE


Deu-se início a partir das 9 horas da manha o encerramento das atividades do SPE, Saúde e Prevenção nas Escolas. Com apresentação das diversas escolas que por meio de corais e poesias demonstraram quais foram as atividades desenvolvidas durante o ano de 2011.
O local escolhido para o encontro foi o Salão paroquial da Igreja Matriz.
Momento de descontração e interação entre os participantes das escolas que se deslocaram juntamente com seus professores para fazerem suas apresentações.
Entre as escolas que estiveram presentes podemos citar a Prefeita Margarida, Vicente Feijó de Melo, Francisco Sá, José de Anchieta, Edson Tabosa e outras. Todas trouxeram alguma apresentação para poder falar o que é o projeto dentro das escolas e qual é a intenção do projeto e diga-se de passagem, emocionou aos presentes pela diversidade e criatividades dos alunos. 

O QUE É O SPE?

 O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) é uma das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. 
A proposta do projeto é realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação. Com isso, espera-se contribuir para a redução da infecção pelo HIV/DST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência (ou juvenil), na população de 10 a 24 anos. 
Esse projeto, alicerçado em uma demanda da população, foi implantado nos 26 estados do Brasil, no Distrito Federal e em aproximadamente 600 municípios. (Portal do MEC)

Dentre as apresentações teve uma que chamou muito a tenção de todos: a peça GERAÇÃO EM DESENCANTO, com alunos do projeto AABB Comunidade, que tem a frente o Marcio Gine, que é um talento sem igual. A peça retrata exatamente o poder das drogas de destruir sonhos, família, liberdade. Ela entra de forma sutil na vida dos jovens e quando estes percebem já estão completamente dominados por ela. Ao estarem dominados estes tendem a isolar-se, rebelar-se, abandonar os estudos e toda uma vida de sucesso está ameaçada. A dramatização leva aos que assistem uma tomada de reflexão sobre o tema e suas complexidades.
Parabéns a todas as escolas que participaram do evento. Que haja cada vez mais compromisso dos gestores municipais em cuidar de nossos jovens antes que estes estejam na sarjeta. Esta já é uma iniciativa boa, mas é preciso muito mais. É preciso compromisso com a cultura, com o lazer para essas nossas crianças e adolescentes. Se não cuidarmos deles agora, que é bem mais barato para Estado, o Estado terá que cuidar deles de forma mais cara e mais drástica, quando estes estão nas ruas ameaçando a toda a sociedade e custando um valor em dinheiro inestimável ao país. Como sabemos o preço de um preso no Brasil custa uma fortuna. Se fosse investido em educação de qualidade quando estes jovem ainda estão distantes da maldita droga, com certeza pagaríamos menos por isso, tanto financeiramente quanto moralmente e socialmente. 
É preciso pensar em novas formas de mostrar ao jovem que há outras possibilidades para suas vidas que não seja as drogas. É preciso ocupar seu tempo livre, para que os que estão desocupados não entrem na vida deles e matem seus sonhos. Isso se faz com projetos sérios e duradouros. Não se pode ficar só no faz de conta e na execução de qualquer coisa para enganar ou dar satisfação a opinião pública. É preciso vontade de fazer a diferença. Investir tudo o que se pode para mudar essa realidade tão hostil que maltrata a  sociedade atual. 

 Texto : Professor Valdeni Cruz  
Agradeço a oportunidade de poder registrar este momento através do Professor Valdeny podendo publicar as reportagens que ele também publica.Abraços

Silenciar-se é tão terapêutico como o expressar-se

Silenciar-se é tão terapêutico como o expressar-se


No silêncio da alma encontra-se a presença de Deus



Imagem de DestaqueO silêncio das tardes parece ter se perdido no passado. As manhãs perderam o seu mistério no descortinar de um novo dia. O barulho ocupou todos os espaços que eram reservados ao silêncio. Em meio a um mundo agitado o silêncio foi, aos poucos, sendo esquecido.

Em pleno século XXI, o homem e a mulher contemporâneos redescobrem o valor do silêncio na confusa agitação da vida cotidiana. O que havia se perdido começa a ser redescoberto como fonte terapêutica. É grande o número de pessoas que procuram retiros e dias de pleno silêncio, nos quais podem estar desligadas das “redes sociais” e também da agitação da vida moderna.

Silenciar-se é tão terapêutico como o expressar-se. Desde a Antiguidade, principalmente entre os monges do deserto, conhecidos também como "Terapeutas do Deserto", o silêncio era uma riqueza terapêutica. Através dele homens e mulheres encontravam-se com Deus e consigo. Hoje o ser humano tem sede de silêncio e de paz. A agitação da vida moderna roubou este tesouro que pertence à alma.

Para os monges do deserto o silêncio era um remédio para a agitação que afligia o ser humano, pois nele [silêncio] a pessoa entra em contato com aquilo que ela possui de mais sagrado, ou seja, a sua própria alma.E nos recônditos da alma se encontram as respostas que tanto se busca para o cotidiano da vida. No silêncio da alma encontra-se a presença de Deus.

Acho complicado quem busca Deus na agitação dos megashows e encontros. Barulho, som em nível altíssimo, gritos... Fico me perguntando: Como será a experiência de alguém que faz um encontro consigo e com Deus em meio à tanta agitação? É possível esse encontro? Qual o nível de experiência espiritual que a pessoa leva para a sua vida cotidiana?

Parece-me tão lógico que o silêncio das tardes, das flores, da chuva, das paisagens, nos mostrem tão claramente que Deus se encontra lá, escondido no mistério... Como ouvir um amigo no meio de um show? Mesmo que ele grite ao nosso ouvido, vamos compreender, ainda que com muito esforço, absolutamente quase nada do que ele tentou nos dizer. Como pensar na vida participando de um show, mesmo que este seja cristão? O máximo que conseguiremos é voltar para casa com os tímpanos afetados pelos estragos dos altos decibéis.

A arte do silêncio consiste em ouvir a voz de Deus, que nos espera numa tarde serena, na chuva que irriga a terra para despertar a vida adormecida pela longa seca, nas flores que cumprem o seu papel de falar da beleza da vida, nas paisagens que revelam o mistério que não precisa de palavras...

Se no silêncio que cala toda agitação encontramos Deus, então também nos encontraremos com aquilo que sempre buscamos: nós mesmos. Onde tudo se cala o mistério da vida nos aponta a beleza do que não pode ser expresso verbalmente.

Foto
Padre Flávio Sobreiro
Bacharel em Filosofia pela PUCCAMP. Teólogo pela Faculdade Católica de Pouso Alegre - MG.
Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Cambuí-MG). Padre da Arquidiocese de Pouso Alegre - MG.
http://www.flaviosobreiro.com



http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=12607

Você me trouxe a paz

Mensagem de Amizade


Obrigado não é bem a palavra que eu queria lhe dizer.
Eu queria poder encontrar outra forma de lhe falar
o quanto você foi e é importante para mim
e um simples Obrigado não possibilitaria isso.
Um dia eu vi a tristeza chegar de mansinho,
o vento bater na janela, a chuva cair no telhado...
e eu tive medo!
Parecia que tudo a minha volta estava errado,
que o mundo estava virado,
eu não tinha mais aquela alegria de viver,
que geralmente percebemos nos olhos das crianças.
Então, eu te encontrei...
e foi tão estranho porque você sempre esteve ali...
mas só então eu te senti e melhorei.
O sorriso aos poucos foi ficando nos meus lábios,
cada vez que eu te tinha do meu lado.
Hoje eu sei que não importa o tamanho da tragédia,
se você tem um amigo.
E amigo não é só aquele que mora na outra casa,
que você conheceu no trabalho, na escola.
Amigo também é aquele que você tanto ama,
seu namorado ou namorada,
sua mãe, seu pai, avô...
amigo, pra mim, é você!

Amizade

Mensagem de Amizade

Amigo é o horizonte mais sereno ao amanhecer.
é o sol que se põe brilhante, ao anoitecer.
É ternura, entusiasmo, é renascer a cada dia,
ser fiel a quem se quer na amizade que principia!
É aconchego, descanso, é porto seguro, sempre futuro.
é guarida, a sinceridade que a alma sustenta,
é um ombro a mais que debruça, que ampara e alimenta!
Amigo é o vinho que não embriaga, mas que anima.
é o calor que não queima, aquece!
é o amparo e o sossego. Em tudo combina!
Alguém que silencia, mas nunca emudece.
É o remédio pra todos os males.
É o degrau mais alto de uma escada infinda!
Alguém que sempre bate à porta.
Quando? a qualquer hora! não importa!
Amigo é o melhor caminho pra ir e voltar,
pra sorrir e saborear em todos os momentos:
no silêncio, na alegria...
E num olhar sorrateiro, há sempre um amigo a desejar!

Para um Ano Novo cheio de bençãos

Nesse fim de ano envie uma mensagem com lindas imagens, música natalinas
e muita emoção para toda família e amigos!

 
Façamos de nossa vida uma extensão da noite de Natal,
renascendo continuamente em amor e fraternidade.
Natal, noite de alegria, Canções, festejos, bonança.
Que seu coração floresça Em amor e esperança!


Maria da Conceição

sábado, 10 de dezembro de 2011

Ultimo projeto do ano 2011



Projeto: Conhecendo os Continentes - Escola Etelvina Gomes Bezerra


Hoje foi a culminância do Projeto "Conhecendo os Continentes" da Escola Etelvina Gomes Bezerra. Alunos de todas as turmas e turnos fizeram apresentações sobre os continentes da ÁSIA, OCEANIA, AMÉRICA, ÁFRICA, ANTÁRTIDA, EUROPA. 
Através de cartazes, vídeos, músicas e  apresentação de slides, foi possível aprender um pouco mais sobre a diversidade cultural, econômica, politica, religiosa e social desses continentes.
Cada turma, orientado pelos professores de Geografia, tentaram fazer sua parte. Uns desenharam as bandeiras, outros confeccionaram cartazes, outros fizeram resumo do assunto, e falaram para os presentes em forma de narração e assim foi sendo montado a teia de apresentações.
Na parte da tarde houve apresentação de slides no data show, com imagens dos continentes asiático, oceânicos e também da America, no caso, América Central. Na apresentação dos alunos do 3º D foi demonstrado a Luta de KARATÊ, uma luta específica Oriental mas que tem alcançado o mundo todo pela filosofia que carrega nesse tipo de Luta. Esta apresentação foi feita por alunos da própria escola e outros convidados que fazem parte do projeto. 
Dona Vilma a PCA das humanas direcionou e ajudou da melhor forma para que tivéssemos um bom retorno na aprendizagem.
Parabéns mais uma vez a todos da Escola Etelvina por tentar fazer o melhor, sabendo entretanto, que ainda falta muito. Porém, precisamos nos ajudar para que tudo que programamos possa ter resultados positivos como foi o caso de de hoje.  

Professor Valdeni Cruz

As coisas cada dia me impressionam mais...

OAB-CE irá entrar com ação contra internauta acusada de preconceito contra Nordestinos

Reprodução da internet
A Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) informou nesta sexta-feira (9) que está reunindo evidências que constatam a xenofobia expressada pela internauta gaúcha, Sophia Fernandes, de 18 anos, na rede social Twitter.
A OAB-CE pretende entrar com uma notícia-crime para que Sophia responda judicialmente pelo crime de racismo. De acordo com a Ordem, as constatações serão enviadas ao Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul.
Entenda o caso
A usuária identificada como Sophia Fernandes (@SophiaofDreams) começou a postar desde a quinta-feira (8) agressões e provocações contra nordestinos.
A conta da estudante já tem quase 40 mil seguidores.
Uma das mensagens mais agressivas foi postada no final da manhã da sexta-feira (9): “Não me acho uma pessoa “Superior” ao povo nordestino.. porque na realidade.. nordestino não é gente né?”
Outros casos
Esta é pelo menos a quinta vez que os nordestinos sofrem preconceito pelas redes sociais. Em outubro os nordestinos, principalemnte os cearenses, foram vítimas de preconceito de internautas de outra regiões do país, por conta da polêmica envolvendo as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São ameaças e termos pejorativos que começaram ser veiculados em redes sociais, como o Twitter.
Um deles diz: “se fosse eles, soltava um bomba no Nordeste, que matava quem antecipou a prova e todos os nordestinos”. Outra escreveu: “se esses nordestinos aprontarem ano que vem, eu jogo uma bomba nuclear lá”. A maioria são exemplos de demonstrações gratuitas de intolerância: “nordestinos de m****, que povinho inútil”.
No mês de maio, a internauta Carolina Beloni (@cah_cmb) publicou, no twitter, comentários preconceituosos acerca do atacante Magno Alves (ex-jogador do Ceará). O comentário dizia: “Magno Alves é a prova viva de que nordestino serve pra p**** nenhuma além de ser porteiro”.
Algumas dias antes do comentário de Carolina, a internauta Amanda Regis (@_AmandaRegis) também havia postado, na página pessoal dela no microblog, frases ofensivas sobre aqueles que nasceram no Nordeste. “Esses nordestinos pardos, bugres, índios acham que tem moral, cambada de feios. Não é atoa que não gosto desse tipo de raça”, disse Amanda.
Em outubro de 2010, outro caso de preconceito contra nordestinos pelo Twitter também ganhou repercussão nacional. A estudante de Direito, Mayara Petruso, que mora em São Paulo, proferiu comentários ofensivos sobre o povo do Nordeste, logo após o anúncio da vitória de Dilma Rousseff à Presidência da República.
Da redação Jangadeiro Online


Isso só mostra que o precisamos estar sempre lutando contra todos os tipos de preconceitos!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Linda mensagem

Aparências


Não acuse o irmão que parece mais abastado. Talvez seja simples escravo de compromissos.
Não condene o companheiro guindado à autoridade. É provável seja ele mero devedor da multidão.
Não inveje aquele que administra, enquanto você obedece. Muitas vezes, é um torturado.
Não menospreze o colega conduzido a maior destaque. A responsabilidade que lhe pesa nos ombros pode ser um tormento incessante.
Não censure a mulher que se apresenta suntuosamente. O luxo, provavelmente, lhe constitui amarga provação.
Não se agaste com o amigo mal-humorado. Você não lhe conhece todas as dificuldades íntimas.
Não se aborreça com a pessoa de conversação ainda fútil. Você também era assim quando lhe faltava experiência.
Não murmure contra os jovens menos responsáveis. Ajude-os, quanto estiver ao seu alcance, recordando que você já foi leviano para muita gente.
Não seja intolerante em situação alguma. O relógio bate, incessante, e você será surpreendido por inúmeros problemas difíceis em seu caminho e no caminho daqueles que você ama.

Livro: Agenda Cristã
André Luiz & Divaldo P. Franco



Imagem retirada do Google

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Um pouco mais sobre AIDS.

Dia Mundial de Prevenção contra a AIDS


Laço vermelho – símbolo da campanha mundial contra a AIDSO dia primeiro de dezembro foi escolhido como o Dia Mundial de Prevenção contra a AIDS, doença transmitida por contato entre o sangue contaminado e o sangue não contaminado.

A sigla AIDS significa síndrome da imunodeficiência adquirida, mas sua origem vem do inglês – Acquired immunodefiecience syndrome.

A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de fazer dela um dia de batalha contra a doença, visando mobilizar a opinião pública sobre a gravidade da doença, mas de amenizar o preconceito sofrido pelos portadores do HIV, o vírus causador da doença.

No Brasil, a data foi estabelecida desde 1988, a fim de alertar a população sobre as formas de transmissão da doença e os avanços dela pelo país.

Normalmente, as pessoas que adquirem o vírus HIV (vírus humano da imunodeficiência) desenvolvem várias doenças, pois o mesmo destrói os glóbulos brancos, conhecidos como linfócitos T-CD4, que dá imunidade ao organismo, enfraquecendo o meio de defesa natural. Com essa destruição, o corpo fica abatido, sujeito a adquirir doenças oportunistas, como pneumonias, infecções, herpes, diarreias e alguns tipos de câncer. Na fase mais avançada da doença, podem aparecer doenças mais graves, como tuberculose, meningite, dentre outras.

Os sintomas da doença podem demorar a aparecer, um dos grandes problemas para a contaminação. A pessoa contaminada com o vírus HIV pode transmiti-lo através de relações sexuais ou de formas mais simples, quando o seu sangue entra em contato com o sangue de uma pessoa saudável. Isso é muito sério, pois esse contágio tem ocorrido em salões de beleza, através de alicates de unha, no uso compartilhado de agulhas, ao colocar piercings e fazer tatuagens, em consultórios odontológicos e etc.

Existem casos de pessoas que já foram contaminadas em transfusões de sangue, mulheres grávidas também podem transmitir o vírus para os bebês.

O preconceito faz com que as pessoas acreditem que possam ser contaminadas por outras formas. Isso não é verdade! O vírus HIV não é transmitido através de relações sexuais com o uso de preservativos (camisinhas), beijo no rosto ou na boca, picada de insetos, abraços, contato com o suor do doente, compartilhar objetos, como toalhas, sabonetes, talheres, assentos de ônibus, piscinas e muito menos pelo ar.

Diferente do que muitos pensam, os doentes de AIDS ficam muito fragilizados emocionalmente, precisando de atenção, amor e carinho, amizade e proximidade das pessoas.

No mundo todo, o continente africano é o mais contaminado com essa doença, mas os índices de maior aumento da contaminação pelo HIV aparecem na Ásia Central e no Leste Europeu.

No Brasil, o governo oferece tratamento gratuito para os contaminados, mas nem sempre os medicamentos são encontrados nos hospitais que oferecem o tratamento. São coquetéis montados especificamente para combater a doença, sendo o custo  muito alto, dificultando a distribuição para os doentes. O remédio é muito agressivo para o organismo, que já se encontra fragilizado, causando efeitos colaterais muito sérios, como problemas renais e de fígado.

O governo brasileiro oferece exame para constatar a doença, através dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), que dão todo o apoio para os infectados.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.


Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

DIA DE PREVENÇÃO CONTRA A AIDS

DIA DE PREVENÇÃO CONTRA A AIDS

No dia de Prevenção contra a AIDS, a O Município de Pentecoste faz passeata pelas ruas, com faixas, cartazes e carros de som, conscientizando as pessoas para os riscos de se contrair essa doença e também alertando para as formas de prevenção.
Uma multidão de alunos das mais diversas Escolas Municipais e Estaduais, se fizeram presentes numa demonstração de consciência e cidadania. Para acompanhar esses alunos vários professores de várias escolas se fizeram presentes passeata, bem como alguns profissionais da Secretaria da Educação.



Mas afinal, o que é a AIDS



AIDS é a sigla da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, provocada por uma vírus chamado HIV.


O HIV pode contaminar indivíduos que se envolvem em situações de risco sem proteção. Essas situações estão muito bem definidas e caracterizadas, sendo, portanto, facilmente evitáveis.

Em casos de AIDS, manifestam-se diversas doenças, porque o sistema de defesa do organismo humano fica desorganizado pela ação do HIV.

Como o HIV pode ser transmitido?

Através de três maneiras muito bem definidas e caracterizadas:

- Contato com esperma e secreção vaginal (líquidos que estão presentes no corpo do homem e da mulher no momento da transa) contaminados, em práticas sexuais com penetração sem o uso da camisinha;
- Contato com sangue contaminado, seja através de transfusões, seja através do compartilhamento de agulhas e seringas, principalmente entre usuários de drogas injetáveis;
- Da mãe para criança durante a gestação, parto e aleitamento.
Como pode ser evitada a transmissão pelo HIV?

- No caso de prática sexual com penetração, seja anal, vaginal ou oral, use sempre camisinha de forma correta. Sabendo usar o preservativo você diminui sensivelmente a possibilidade de rompimento;
- Pratique sempre sexo mais seguro, que são formas de transar através das quais você não entra em contato com esperma, secreção vaginal ou sangue;
- Exija sangue previamente testado nas transfusões, seja em hospitais públicos ou privados;
- Dê preferência a agulhas e seringas descartáveis, nessa impossibilidade, as esterilize no calor ou com água sanitária, principalmente no uso de drogas injetáveis.
Lembre-se:

Não há nenhum risco de se contrair o HIV nos contatos de convívio familiar, social ou profissional. Por isso, não tenha receio de conviver com alguém que tenha HIV ou AIDS.
Faça sempre uso de sexo mais seguro nas suas transas. Assim, você continua sentindo prazer e elimina o risco de contaminação pelo vírus da AIDS.
Seja criativo, não deixe de sentir prazer por medo do vírus. Se não houver camisinha, invente outra forma de transar. Negocie com o seu parceiro (a) uma outra maneira de ser feliz no sexo, sem riscos.

  
As DST podem ser transmitidas:

Nas relações sexuais: anal, vaginal e oral
Ao compartilhar agulhas e seringas, no uso de drogas injetáveis
Da mãe para o filho, durante a gravidez, o parto e a amamentação
Quando se recebe transfusão de sangue contaminado
As DTS mais importantes são:

Sífilis
Gonorréia
Uretrite não Gonocóica (Gota Matinal)
Cancro Mole
Herpes Genital
Condiloma Acuminado (Crista de Galo)
Tricomaníase
Linfogranuloma Venéreo (Mula)
Hepatite B
AIDS
Como se proteger

Use camisinha em todas as relações sexuais. (Saiba como usa-la corretamente)
Só utilize agulhas e seringas descartáveis ou desinfetadas. O uso deve ser pessoal. Não divida nunca com outras pessoas
Sinais e Sintomas de DST

Sífilis: Feridas sem dor, nos órgãos sexuais, caroços e ínguas na virilha, manchas em várias partes do corpo, queda de cabelo. Toda mulher grávida deve fazer o exame de sangue, pois o filho poderá nascer com a doença.

Gonorréia (blenorragia) (pingadeira): Ardência ou formigamento ao urinar, corrimento de cor amarelada ou com sangue, gota de pus.

Cancro Mole (cavalo): Várias feridas dolorosas com pus nos órgãos sexuais, dor e íngua.

Linfogranuloma Venéreo (mula): Íngua dolorosa, geralmente de um lado só.

Tricomoníase Vaginal: Corrimento amarelado com mau cheiro, coceira, dor durante o ato sexual, ardência ao urinar.

Condiloma Acuminado (crista de galo): Verrugas no pênis, vagina ou ânus.

Candidíase Vaginal: Coceira forte, corrimento de cor branca sem cheiro, dor, órgão genitais avermelhados, ardência ao urinar.

Herpes Genital: Pequenas bolhas nas partes externas dos órgãos sexuais, ardência e coceira. As bolhas se transformam em feridas.

Reportagem de Valdeni Cruz


palestras na Escola Etelvina.

Combate a violência e o uso de drogas - Palestras na EEM Etelvina Gomes Bezerra


No dia 28 de novembro de 2011 a Polícia Civil está desenvolvendo na Escola Etelvina palestras de combate a violência e o uso de drogas.






A Polícia Civil do Ceará já atendeu, até outubro deste ano, a quase 68 mil pessoas através de palestras, oficinas e cursos de prevenção à violência e ao uso indevido de drogas. A iniciativa é da Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre). Foram 20.424 pessoas e 68 instituições em Fortaleza e 10.559 pessoas e 39 instituições na região Metropolitana. No interior do estado, 36.865 pessoas, 18 municípios, 113 escolas. Além disso, a Dipre também realizou curso de prevenção no Estado do Rio Grande do Norte, atendendo a cerca de 3.641 pessoas. O público alvo são jovens acima de 12 anos.




De acordo com o diretor da Divisão, Dr. Germano Camelo, a Dipre está elaborando projeto chamado “Jovens Estudantes longe das drogas”, que buscará atender também a crianças menores de 12 anos. “É um projeto através do qual teremos mais contato com os adolescentes. Vamos passar uma semana nas escolas, dentro da sala de aula trabalhando com esses jovens, abordando diversos assuntos.”, disse o delegado. O Governo do Estado do Ceará foi o primeiro do País a investir nesse modelo de prevenção às drogas, que já é feita em vários outros países. “A Dipre busca fazer com que os jovens não enveredem para o caminho das drogas, que por muitos é considerado irreversível.”, declarou Dr. Nival Freire, Delegado Geral Adjunto e um dos idealizadores da divisão.DIPRE - A Dipre é um projeto da Delegacia Geral da Polícia Civil e subordinada ao Departamento de Polícia Especializada. Tem como objetivo a articulação, coordenação e execução de atividades de prevenção a violência e ao uso indevido de drogas.


Criado em de 1995, funciona em âmbito estadual. Por meio de palestras, oficinas e cursos, a divisão atende, além dos estudantes, as famílias e as pessoas que estão inseridas dentro do contexto social da vida desses jovens. Através do projeto “Uma Ciranda pela Vida” visa a formação de agentes multiplicadores, ou seja, pessoas que ajudam na disseminação das formas prevenção. Está localizada na Rua do Rosário, 199, 4º andar, em Fortaleza. Os telefones são, 3101-7416/ 7417. Contatos também atravpes dos emails: dipre@policiacivil.ce.gov.br e diprece@yahoo.com.br
video