sábado, 28 de maio de 2011

Para pensar um pouco sobre a vida!!!!


Viagem longa, destino incerto...


Esse é o mês em que sofro mais por causa de vocês, moços. Tenho dó. Ainda nem deixaram de ser adolescentes, e já são obrigados a comprar passagens para um destino desconhecido, passagens só de ida, as de volta são difíceis, raras, há uma longa lista de espera. Alguns me contestam: afirmam saber muito bem o lugar para onde estão indo. Assim são os adolescentes: sempre têm os bolsos cheios de certezas. Só muito tarde descobrem que certezas valem menos que um tostão.

Seria muito mais racional e menos doloroso que vocês fossem obrigados agora a escolher a mulher ou o marido. Hoje casamento é destino para o qual só se vende passagem de ida e volta. É muito fácil voltar ao ponto de partida e recomeçar: basta que os sentimentos e as idéias tenham mudado.

Mas a viagem para a qual vocês estão comprando passagens dura cinco anos, pelo menos. E se depois de chegar lá vocês não gostarem? Nada garante...Vocês nunca estiveram lá. E se quiserem voltar? Não é como no casamento. É complicado. Leva pelo menos outros cinco anos para chegar a um outro lugar, com esse bilhete que se chama vestibular e essa ferrovia que se chama universidade. E é duro voltar atrás, começar tudo de novo. Muitos não têm coragem para isso, e passam a vida inteira num lugar que odeiam, sonhando com um outro.

Em Minas, onde nasci, se diz que para se conhecer uma pessoa é preciso comer um saco de sal com ela. Os apaixonados desacreditam. Quem é acometido da febre da paixão desaprende a astúcia do pensamento, fica abobalhado, e passa a repetir as asneiras que os apaixonados têm repetido pelos séculos afora: "Ah! mãe, ele é diferente..." "Eu sei que o meu amor por ela é eterno. Sem ela eu morro..." E assim se casam, sem a paciência de comer um saco de sal. Se tivessem paciência descobririam a verdade de um outro ditado: "Por fora bela viola; por dentro pão bolorento..."

Coisa muito parecida acontece com a profissão: a gente se apaixona pela bela viola, e só tarde demais, no meio do saco de sal, se dá conta do pão bolorento.

O Pato Donald arranjou um emprego de porteiro, num edifício de ricos. Sentiu-se a pessoa mais importante do mundo e estufou o peito por causa do uniforme que lhe deram, cheio de botões brilhantes, fios dourados e dragonas...

Acontece assim também na escolha das profissões: cada uma delas tem seus uniformes multicoloridos, seus botões brilhantes, fios dourados e dragonas. Veja, por exemplo, o fascínio do uniforme do médico. Por razões que Freud explica qualquer mãe e qualquer pai desejam ter um filho médico. Lembram-se da "Sociedade dos Poetas Mortos"? O pai do jovem ator queria, por tudo nesse mundo, que o filho fosse médico. E ele não está sozinho. O médico é uma transformação poética do herói Clint Eastwood: o pistoleiro solitário, apenas com sua coragem e o seu revólver, entra no lugar da morte, para travar batalha com ela. Como São Jorge. O médico, em suas vestes sacerdotais verdes, apenas os olhos se mostrando atrás da máscara, a mão segurando a arma, o bisturi, o sangue escorrendo do corpo do inocente, em luta solitária contra a morte. Poderá haver imagem mais bela de um herói?

Todas as profissões têm seus uniformes, suas belas imagens, sua estética. Por isso nos apaixonamos e compramos o bilhete de ida... Mas a profissão não é isso. Por fora bela viola, por dentro pão bolorento...

Uma amiga me contou, feliz, que uma parente querida havia passado no vestibular de engenharia. "Que engenharia?", perguntei. "Civil", ela respondeu. "Por que esta escolha?" — insisti. "É que ela gosta muito de matemática". Pensei então na bela imagem do engenheiro — régua de cálculo, compasso e prumo nas mãos, em busca do ponto de apoio onde a alavanca levantaria o mundo! "Se ela tanto ama a matemática talvez tivesse feito melhor escolha estudando matemática".

Engenheiro, hoje, mexe pouco com matemática. Tudo já está definido em programas de computador. O dia a dia da maioria dos engenheiros é tomar conta de peão em canteiro de obra..."

Isso vale para todas as profissões. É preciso perguntar: "Como será o meu dia a dia, enquanto como o saco de sal que não se acaba nunca?"

Mas há outros destinos, outros trens. Não é verdade que o único caminho bom seja o caminho universitário. Acho que poucos jovens sequer consideram tal possibilidade. É que eles se comportam como bando de maritacas: onde vai uma vão todas. Não podem suportar a idéia de ver o "bando" partindo, enquanto ele não embarca, e fica sozinho na plataforma da estação...

Deixo aqui, como possibilidade não pensada, este poema de Walt Whitman, o poeta da "Sociedade dos Poetas Mortos":

"Em nome de vocês...
Que ao homem comum ensinem
a glória da rotina e das tarefas
de cada dia e de todos os dias;
que exaltem em canções
o quanto a química e o exercício
da vida não são desprezíveis nunca,
e o trabalho braçal de um e de todos
— arar, capinar, cavar,
plantar e enramar a árvore,
as frutinhas, os legumes, as flores:
que em tudo isso possa o homem ver
que está fazendo alguma coisa de verdade,
e também toda mulher
usar a serra e o martelo
ao comprido ou de través,
cultivar vocações para a carpintaria,
a alvenaria, a pintura,
trabalhar de alfaiate, costureira,
ama, hoteleiro, carregador,
inventar coisas, coisas engenhosas,
ajudar a lavar, cozinhar, arrumar,
e não considerar desgraça alguma
dar uma mão a si próprio."

                                         Desejo a vocês uma boa viagem. Lembrem-se do dito do João: "A coisa não está nem na partida e nem na chegada, mas na travessia..." Se, no meio da viagem, sentirem enjôo ou não gostarem dos cenários, puxem a alavanca de emergência e caiam fora. Se, depois de chegar lá, ouvirem falar de um destino mais alegre, ponham a mochila nas costas, e procurem um outro destino.Carpe Diem!

Por Rubem Alves

O texto acima foi extraído do livro "Estórias de quem gosta de ensinar — O fim dos Vestibulares", editora Ars Poetica — São Paulo, 1995, pág. 37.

Escolha do Livro Didático 2012

              Aconteceu nesta quarta-feira, 25 de maio de 2011 na E.E.M. ETELVINA GOMES BEZERRA a escolha do livro didático 2012, na Área de Ciências da Natureza. Para atingirmos esse fim, foram realizados além das apresentações das opções de livros, estudos e pesquisas com nossos professores que sem dúvida alguma fazem parte central desse tema.


                A E.E.M. Etelvina Gomes Bezerra de Pentecoste sabendo que o papel do livro é de fundamental importância na vida escolar e social dos nossos alunos, assim como no desenvolvimento onde o mesmo acaba sempre refletindo na instrução educacional, realizou na noite da ultima quarta-feira(25) a culminância da escolha do livro didático da área das Ciências da Natureza, escolha essa que já vinha sendo apresentada e discutida há algumas semanas.
                Estiveram presentes a Diretora Josenis Nunes, a Coordenadora do Centro de Multimeios Luiza de Marilac, além dos professores Maria da Conceição, Mota Uchoa, Francisco Carneiro(Tatá), Edmilsom, Pedro Paulo do Espírito Santo, Rubem, Régis, Afonso, Pedro de Paulo, Afonso, Isaac e Robson(P.C.A da área).








Cada professor fez sua opção através do voto direto, votando somente para sua respectiva disciplina. Foram escolhidos primeira e segunda opção para as disciplinas de Matemática, Química, Física e Biologia.
Os livros pré-selecionados são os seguintes:
MATEMATICA-Manoel Paiva(Moderna) e Ciência da Fabricação(Saraiva).
QUIMICA-Tito e Canto(Moderna) e Ser Protagonista(SM)
FISICA-Aula por Aula(FTD) e Física(Saraiva)
BIOLOGIA-Mariano/Gilberto(Moderna) e Sonia/Sergio(Saraiva)








               Segundo a diretora da Escola Josenis Nunes “O Livro Mesmo não sendo o elemento central do aprendizado, tem parcela muito grande nessa questão, pois é um elo, professor e aluno. De posse desses conceitos iniciais, começamos aqui na escola Etelvina Gomes Bezerra a verificar a possibilidade de trabalhar o livro didático de uma forma mais dinâmica.

Maria da Conceição

fotos: Prof.Régis.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

125 Municipios cearenses participam hoje 25/05 do Dia do Desafio 2012

DIA DO DESAFIO 2012
Confira a lista completa dos 125 municipios do Estado do Ceará que estaram participando durante todo o dia de hoje do Dia do Desafio 2012. Acompanhando o nome da cidade vem seu respectivo numero de habitantes de acordo com o ultimo censo divulgado pelo IBGE.

MUNICIPIOS CEARENSES
1-CARIÚS CEARÁ BRASIL 18.729
2-QUIXERÉ CEARÁ BRASIL 19.412
3-ARARENDA CEARÁ BRASIL 10.491
4-SÃO GONÇALO DO AMARANTE CEARÁ BRASIL 43.890
5-ALTO SANTO CEARÁ BRASIL 16.359
6-JATI CEARÁ BRASIL 7.660
7-REDENÇÃO CEARÁ BRASIL 26.415
8-ICÓ CEARÁ BRASIL 65.456
9-PACAJUS CEARÁ BRASIL 61.838
10-SOLONÓPOLE CEARÁ BRASIL 17.665
11-ITAPIPOCA CEARÁ BRASIL 116.065
12-DEPUTADO IRAPUAN PINHEIRO CEARÁ BRASIL 9.041
13-FARIAS BRITO CEARÁ BRASIL 19.204
14-SÃO LUIS DO CURÚ CEARÁ BRASIL 12.332
15-IPAPORANGA CEARÁ BRASIL 11.353
16-PORTEIRAS CEARÁ BRASIL 15.061
17-BEBERIBE CEARÁ BRASIL 49.311
18-TRAIRI CEARÁ BRASIL 51.432
19-IGUATU CEARÁ BRASIL 96.495
20-ORÓS CEARÁ BRASIL 21.305
21-MILAGRES CEARÁ BRASIL 28.316
22-MAURITI CEARÁ BRASIL 44.240
23-ARACATI CEARÁ BRASIL 69.159
24-FORTALEZA CEARÁ BRASIL 2.452.415
25-PENTECOSTE CEARÁ BRASIL 35.400
26-CARNAUBAL CEARÁ BRASIL 16.746
27-JIJOCA DE JERICOACOARA CEARÁ BRASIL 17.002
28-PENAFORTE CEARÁ BRASIL 8.226
29-ITAIÇABA CEARÁ BRASIL 7.433
30-IPÚ CEARÁ BRASIL 40.296
31-ANTONINA DO NORTE CEARÁ BRASIL 6.761
32-MONSENHOR TABOSA CEARÁ BRASIL 16.557
33-AMONTADA CEARÁ BRASIL 39.232
34-MARCO CEARÁ BRASIL 24.703
35-QUIXELÔ CEARÁ BRASIL 15.000
36-OCARA CEARÁ BRASIL 24.007
37-TIANGUÁ CEARÁ BRASIL 68.892
38-TAUÁ CEARÁ BRASIL 55.716
39-CRATO CEARÁ BRASIL 121.428
40-ITAITINGA CEARÁ BRASIL 35.817
41-BARROQUINHA CEARÁ BRASIL 14.476
42-GUARACIABA DO NORTE CEARÁ BRASIL 37.775
43-SANTANA DO ACARAÚ CEARÁ BRASIL 29.946
44-CANIDÉ CEARÁ BRASIL 74.473
45-TEJUÇUOCA CEARÁ BRASIL 16.827
46-ARNEIROZ CEARÁ BRASIL 7.650
47-VÁRZEA ALEGRE CEARÁ BRASIL 38.434
48-ABAIARA CEARÁ BRASIL 10.496
49-MERUOCA CEARÁ BRASIL 13.693
50-ITAPIÚNA CEARÁ BRASIL 18.626
51-MISSÃO VELHA CEARÁ BRASIL 34.274
52-LIMOEIRO DO NORTE CEARÁ BRASIL 56.264
53-CARIRÉ CEARÁ BRASIL 18.347
54-NOVA OLINDA CEARÁ BRASIL 14.256
55-MADALENA CEARÁ BRASIL 17.022
56-HIDROLÂNDIA CEARÁ BRASIL 19.325
57-CEDRO CEARÁ BRASIL 24.622
58-URUOCA CEARÁ BRASIL 12.883
59-LAVRAS DA MANGABEIRA CEARÁ BRASIL 31.090
60-HORIZONTE CEARÁ BRASIL 49.067
61-CAUCAIA CEARÁ BRASIL 325.441
62-CROATÁ CEARÁ BRASIL 17.341
63-APUIARÉS CEARÁ BRASIL 13.925
64-SANTANA DO CARIRI CEARÁ BRASIL 17.170
65-GROAÍRAS CEARÁ BRASIL 9.546
66-ALCÂNTARAS CEARÁ BRASIL 10.771
67-PALHANO CEARÁ BRASIL 8.866
68-JAGUARUANA CEARÁ BRASIL 32.236
69-GENERAL SAMPAIO CEARÁ BRASIL 6.542
70-ACOPIARA CEARÁ BRASIL 48.795
71-CARIRIAÇU CEARÁ BRASIL 26.490
72-PARACURÚ CEARÁ BRASIL 31.636
73-FRECHEIRINHA CEARÁ BRASIL 12.968
74-MIRAÍMA CEARÁ BRASIL 12.800
75-CHORÓ CEARÁ BRASIL 12.780
76-BARBALHA CEARÁ BRASIL 49.882
77-CRATEÚS CEARÁ BRASIL 72.812
78-CRUZ CEARÁ BRASIL 22.365
79-TURURU CEARÁ BRASIL 14.408
80-BARRO CEARÁ BRASIL 21.574
81-JUCÁS CEARÁ BRASIL 23.807
82-PARAMBU CEARÁ BRASIL 31.309
83-PARAIPABA CEARÁ BRASIL 30.041
84-CAMPOS SALES CEARÁ BRASIL 26.505
85-ARARIPE CEARÁ BRASIL 20.685
86-IBIAPINA CEARÁ BRASIL 23.808
87-NOVO ORIENTE CEARÁ BRASIL 27.497
88-FORQUILHA CEARÁ BRASIL 21.786
89-JUAZEIRO DO NORTE CEARÁ BRASIL 249.936
90-MASSAPÊ CEARÁ BRASIL 35.191
91-CHAVAL CEARÁ BRASIL 12.615
92-CAMOCIM CEARÁ BRASIL 60.158
93-PALMÁCIA CEARÁ BRASIL 12.005
94-VIÇOSA DO CEARÁ CEARÁ BRASIL 54.955
95-BARREIRA CEARÁ BRASIL 19.573
96-SALITRE CEARÁ BRASIL 15.453
97-JARDIM CEARÁ BRASIL 26.688
98-SENADOR SÁ CEARÁ BRASIL 6.852
99-PINDORETAMA CEARÁ BRASIL 118.683
100-AURORA CEARÁ BRASIL 24.532
101-PARAMOTI CEARÁ BRASIL 11.503
102-NOVA RUSSAS CEARÁ BRASIL 30.632
103-MARANGUAPE CEARÁ BRASIL 113.561
104-QUEITERIANOPOLES CEARÁ BRASIL 20.085
105-JAGUARIBE CEARÁ BRASIL 34.409
106-TAMBORIL CEARÁ BRASIL 25.483
107-PIQUET CARNEIRO CEARÁ BRASIL 14.746
108-BREJO SANTO CEARÁ BRASIL 45.193
109-ITAPAJÉ CEARÁ BRASIL 48.350
110-QUIXERAMOBIM CEARÁ BRASIL 71.887
111-MOMBAÇA CEARÁ BRASIL 42.690
112-IBARETAMA CEARÁ BRASIL 12.922
113-MARTINOPOLE CEARÁ BRASIL 10.304
114-TABULEIRO DO NORTE CEARÁ BRASIL 29.204
115-CATUNDA CEARÁ BRASIL 9.951
116-MILHÃ CEARÁ BRASIL 13.086
117-ALTANEIRA CEARÁ BRASIL 6.856
118-PEDRA BRANCA CEARÁ BRASIL 41.890
119-UBAJARA CEARÁ BRASIL 31.787
120-INDEPENDÊNCIA CEARÁ BRASIL 25.387
121-ASSARÉ CEARÁ BRASIL 22.445
122-MARACANAÚ CEARÁ BRASIL 209.057
123-SOBRAL CEARÁ BRASIL 188.233
124-BOA VIAGEM CEARÁ BRASIL 52.498
125-SÃO BENEDITO CEARÁ BRASIL 44.178

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Meio Ambiente PARA PENSAR UM POUCO!

Esta se aproximando o mes do Meio Ambiente e precisamos pensar nele todos os dias!!!
   O meio ambiente é um tema transversal, que deve ser explorado nas diversas disciplinas. E para orientar você sobre como fazer a gestão da aprendizagem deste assunto tão importante, preparamos este especial. Confira abaixo reportagens e entrevistas sobre como incluir o tema no dia a dia da escola e sequências didáticas para trabalhá-lo em cada etapa de ensino. Boa leitura!

Combater a destruição do que resta da Mata Atlântica não é prioridade. Desmatamento recente (data da foto: 08/10/2010), às margens do rio Itajaí, no entorno da RPPN Corredeiras do Rio Itajaí, em Santa Terezinha (SC)
O título deste artigo é o tema do novo vídeo “História do CAP & TRADE” lançado pela ONG norte-americana que produziu “A história das coisas”, que critica o mercado de carbono, citando o exemplo da Indonésia onde estão devastando as florestas tropicais, riquíssimas em biodiversidade, para plantar árvores e gerar créditos para o mercado de carbono.

Quando li um artigo com o alerta de que o mercado de carbono representava uma ameaça aos ecossistemas, não levei a sério. Não acreditava que o ser humano pudesse ser tão perverso. Porém, mudei de ideia quando fui procurado por uma dessas empresas que neutralizam carbono que fez proposta de parceria na prospecção de áreas para plantar árvores. Eu expliquei que o desmatamento na Mata Atlântica é intenso, que está muito difícil salvar as matas preservadas que restam e todo o esforço deveria ser empreendido para salvá-las. A resposta, muito sincera, deles para aliviar minha angústia foi decepcionante: “Não se preocupe! Deixe que os proprietários desmatem estas matas de árvores velhas que não servem para nada, não sequestram carbono, e plante árvores novas que vão ajudar o Planeta a combater o aquecimento global e gerar renda para os proprietários”.

Esta é a lógica por trás de qualquer campanha para “ajudar” a natureza, que vão de reciclagem até a milionária indústria da “restauração” de matas ciliares e corredores ecológicos. Ignora-se a realidade do ritmo alucinante de desmatamento na mesma região onde estes milionários projetos de restauração são implantados.

Centenas de quilômetros de matas ciliares são destruídas todos os dias sem que ninguém se importe porque o combate à devastação não dá dinheiro, não gera renda para as comunidades, só encrenca para o doido que se preocupar com estas “bobagens” de perda de biodiversidade, manutenção da integridade de ecossistemas etc. Recursos para a fiscalização do IBAMA combater a devastação não tem, mas para a milionária indústria da “restauração” está sobrando. Quanto mais devastação, mais dinheiro se ganha.

No ano passado o BNDES deu R$ 2,5 milhões (dinheiro público) para um projeto de implantação de um bosque de 50 hectares em Minas Gerais, um estado que desmata mais de 12.000 hectares por ano de Mata Atlântica, puxados pelo desenvolvimento que o próprio BNDES incentiva financeiramente. Na propaganda, o BNDES ilude a sociedade, passando a ideia de que um bosque de árvores plantadas compensa a destruição um ecossistema tropical de Mata Atlântica com milhares de espécies de plantas e animais para fornecer carvão para as siderurgias. Do ponto de vista educativo, com esta proposta de plantar um bosque para supostamente compensar a devastação, dá um péssimo exemplo para as pessoas ao minimizar a gravidade que é destruir um ecossistema e aniquilar toda sua biodiversidade.

A fonte destes recursos para satisfazer o ego e alimentar a ignorância de poucos com a implantação de bosques e sustentar a milionária indústria da restauração é uma só: o bolso do contribuinte. Não seria mais racional primeiro deter a devastação da Mata Atlântica destinando estes recursos milionários à fiscalização do IBAMA? O órgão está à míngua, com salários defasados que tira a motivação dos funcionários e sem estrutura adequada de pessoal e equipamentos.

O mais bizarro de todos os exemplos da moda de salvar o planeta e ganhar dinheiro é uma campanha de internet chamada de Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. Com este ritmo de devastação da Mata Atlântica alucinante, totalmente fora de controle, não seria mais óbvio um pacto para salvar o que resta? Qualquer fragmento de mata está sendo atacado impiedosamente. Constatei isso até aqui, em São José dos Campos (SP), quando visitei recentemente quase todos os fragmentos de Mata Atlântica nos arredores da área urbana, o que não foi difícil porque são apenas alguns. Em todos eles, constatei que estão sendo destruídos aos poucos com supressão paulatina das árvores maiores e o sub-bosque destruído com o uso frequente de roçadeiras.

Dias atrás, os idealizadores do pacto divulgaram uma nota à imprensa bastante curiosa e suspeita. Segundo eles, já tinham restaurando 20 mil hectares nos primeiros dois anos do “projeto”. Restauração em dois anos? Como é possível restaurar a Mata Atlântica em dois anos, se na situação mais favorável de uma área adjacente a uma mata preservada leva mais de 150 anos para se regenerar? A propaganda era mais enganosa do que se imaginava.

Não se tratava do total de áreas com reflorestamentos de mudas para formar bosques – e denominar erroneamente de Mata Atlântica –, que na maioria destes projetos de plantio de árvores nem um bosque se forma. As mudas são plantadas para ganhar dinheiro e abandonadas depois, permitindo, por exemplo, que o capim braquiária colonize novamente a área e sufoque tudo o que tenta crescer ali, conforme mostra a imagem abaixo, que é de um projeto caro de “restauração da Mata Atlântica”.

É inacreditável, mas o número divulgado tratava-se de adesões com cliques no site, manifestando intenções, promessas. A meta de 15 milhões de hectares até o ano de 2050 será tranquilamente atingida, porque duas semanas após anunciarem que atingiram 20 mil hectares, o número dobrou. Neste ritmo em poucos meses eles deverão atingir os 15 milhões. Para efeito de marketing este truque proporcionado pela internet funciona.

A facilidade da internet permite números impressionantes de adesões em qualquer tipo de campanha, mas acabam causando grandes frustrações quando se tenta converter este poderoso capital virtual de adesões para o mundo real. Um exemplo recente foi o caso a mamãe que amamentava seu bebê em uma exposição de artes no Itaú Cultural e foi repreendida pela funcionária da instituição, de forma muito desumana. Através do Facebook ela convocou outras mães para um protesto contra o Itaú Cultural, conquistando 50 mil adesões de mães que confirmaram ir ao protesto em frente ao edifico da instituição. Mas só compareceram 30 mães, todas do seu círculo de amigas e parentas (fora da rede social virtual).

A falta de seriedade neste tipo de proposta do “pacto” é muito fácil de ser percebida, assim como seus propósitos de servirem como marketing verde (enganoso). Dizem na propaganda que o pacto é formado por organizações “que estão trabalhando efetivamente para recuperar um dos biomas mais importantes e ameaçados do planeta”,. No entanto, uma destas adesões é a maior empresa do setor florestal (papel e celulose) que está cobrindo a serra da Mantiqueira com eucaliptos, a ponto de a Defensoria Pública do Estado de São Paulo propor ações, bem sucedidas, na justiça para impedir a expansão. A empresa está prospectando desesperadamente áreas baratas para plantar eucalipto devido às exportações de pasta de celulose para a China que não param de crescer e, desta forma, exerce uma pressão muito forte sobre os remanescentes de Mata Atlântica.

As propriedades rurais abandonadas devido à ascensão social dos herdeiros, que hoje vivem nas cidades, permitiram que a Mata Atlântica regenerasse espontaneamente. São áreas de mata secundária, mas que abrigam uma fabulosa biodiversidade refugiada nestas poucas áreas. A empresa do “pacto” mira justamente nestas propriedades para arredamento ou parceria para plantar eucalipto. Estes proprietários, geralmente bem sucedidos economicamente nas cidades, que já consideravam a possibilidade de deixar a propriedade para a natureza, não resistem às propostas tentadoras de arrendamento. Se incluírem estas áreas que estão sendo destruídas para plantar eucalipto, os números do pacto da restauração ficariam negativos e déficit aumentaria todos os dias.

O tema meio ambiente é bastante amplo e a moda verde criou uma infinidade de oportunidades de ganhar dinheiro explorando a ignorância das pessoas como o chamado marketing verde. A reciclagem, uma atividade econômica que sempre existiu, nos últimos anos virou apelo do marketing verde para justificar a exploração de mão de obra infantil e de pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza. Quem está na ponta final do comércio de recicláveis consegue ficar rico facilmente.

O Banco Itaú tem um programa para financiar projetos sociais, que se chamava FIES (Fundo Itaú Excelência Social) e agora, dentro de uma estratégia de marketing, mudou de nome para Itaú Unicef. Então, os marqueteiros do Itaú, atentos a onda do marketing verde, resolveram denominar indevidamente de educação ambiental os projetos sociais que envolvessem algum tipo de exploração de mão de obra infantil para gerar renda para alguém com catação de lixo (materiais recicláveis). Manusear lixo é atividade econômica de alta periculosidade para as crianças, porque pode estar contaminado com a bactéria da leptospirose, vírus da hepatite etc.

Imagine que perspectiva do futuro tem estas crianças participantes do projeto ao lhes ser ensinado que podem ganhar dinheiro catando lixo, vivendo das sobras das classes mais abastadas. Os marqueteiros do Banco Itaú não querem que as crianças brasileiras pobres estudem a ascendam socialmente. Patrocinam projetos que condicione as crianças e adolescentes a permanecerem pobres para o resto da vida e tirarem o sustento daquilo que as pessoas jogam fora. A escola é o único caminho para a igualdade social e, pelo jeito, os marqueteiros do Itaú ignoram isto e empurram o Brasil para o terceiro mundo.

Nas regiões pobres do Brasil há centenas de crianças que poderão ser grandes cientistas, engenheiros, médicos, professores, marqueteiros com valores éticos, administradores etc. Mas para que isto aconteça é necessário incentivar o ensino de ciências e de outras disciplinas o que pode ser feito através de uma educação ambiental séria, estimulando o contato com a natureza, o conhecimento da biodiversidade e dos ecossistemas brasileiros, ambientes que os estudantes não valorizam e não se importam com sua destruição porque não conhecem. Construir uma sociedade melhor não é incentivar a exploração de crianças na coleta de lixo para adultos ganharem dinheiro.

As fontes de energia alternativas, como painéis para energia solar, cuja fabricação é extremamente cara e causa gravíssimos impactos ao meio ambiente, são também exploradas pelo marketing verde e estão deixando muitas pessoas ricas. O mesmo ocorre com os parques eólicos que estão devastando ecossistemas raros e frágeis e são vendidos erroneamente como “energia limpa”.

Com estes tipos de ajuda, o Planeta está pedindo socorro: “Parem de me ajudar, pelo Amor de Deus”.

Projeto caro de restauração de Mata Atlântica após 5 anos. Todas as mudas plantadas foram sufocadas pela braquiária.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Aconteceu em treze de maio- A festa das mães na Escola Etelvina


FESTA DAS MÃES - ESCOLA ETELVINA GOMES BEZERRA

 Nesta tarde de sexta-feira aconteceu na Escola Etelvina Gomes uma comemoração em homenagens as mães. Momento de muita alegria e festa. Na ocasião foram apresentadas peças, poesias, danças, músicas. Muitos alunos dos turnos manhã, tarde e noite, declararam mensagens de amor as suas mães. 
A DIRETORA Josenys conduziu as apresentações. Muitas mães participaram das brincadeiras e muitas delas receberam presentes doados pela escola e pelos professores.
Para finalizar as apresentações, foi apresentada uma homenagem a Nossa Senhora- Mãe das Mães,onde a Professora Maria fez o papel de Nossa Senhora. Foi um momento de muita emoção.  Juntando-se a essa festa, também lembrou-se do dia de Nossa SENHORA DE FÁTIMA. 13 de maio. 
Ao final foi oferecido às mães um lanche



PARABÉNS PARA TODAS AS MAMÃES.


Redação e imagens
Professor Valdeni Cruz







Obrigada Professor Valdeni !!!



quarta-feira, 4 de maio de 2011

Páscoa Tempo de Renovação

ACONTECEU!


ESCOLA ETELVINA GOMES BEZERRA PROMOVE PASCOA NA
ESCOLA


Nesta quinta-feira a Escola Etelvina Gomes Bezerra viveu um momento muito importante: a celebração da páscoa. Na ocasião foram, desenvolvidas pelos alunos e professores, diversas atividades que pudesse tornar vivo a páscoa do Senhor Jesus Cristo. Entre essas apresentações, peças, músicas, leitura bíblica, cartazes, paradas para reflexão... Foi um momento de muita paz e, porque não dizer, de reavivamento de nossa fé cristã.
Tivemos apresentação de peças como a parábola do filho pródigo, o bom samaritano. Todos os presentes estavam bastante atentos a tudo o que era apresentado no pátio da escola.
Entre os que conduziram as reflexões, destacaram-se, a diretora Josenys, que conduziu a programação, o professor Eneudo, o professor Luciano, professor Valdeni e outros. Todos estiveram envolvidos de uma forma ou de outra. O mérito aqui não é destinado a quem fez ou deixou de fazer, mas sim, ao momento vivenciado por todos.
Para completar toda essa festividade, na sexta-feira a noite foi à culminância de toda essa programação da páscoa na escola, bem como comemorar o aniversário de 39 anos da Escola Etelvina Gomes Bezerra. Padre DAVI celebrou a missa juntamente, mais uma vez, com toda a comunidade escolar. Foi um momento para agradecer a Deus por todas as suas maravilhas realizadas em nossas vidas nesse período em que estamos tomados por esses ares de celebração da páscoa.



PARABENS ESCOLA ETELVINA!

  A TODOS OS QUE FAZEM ESSA ESCOLA ACONTECER.
DEUS ABENÇOE A TODOS NÓS E NOS ENVOLVA COM SUA PAZ E PROTEÇÃO. AMEM!!!





Redação e imagens de
Professor Valdeni Cruz