sexta-feira, 22 de abril de 2011

Planeta Terra

No Ano do Planeta, leia sobre o Planeta Terra,
tão amado, generoso e muitas vezes tão esquecido.
Aproveite a mobilização em relação
ao Meio Ambiente e reflita:
o que VOCÊ pode fazer?!


          O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta. Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global. Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais.

Consequências do Aquecimento Global

          As causas do aquecimento global são muito pesquisadas. Existe uma parcela da comunidade científica que atribui esse fenômeno como um processo natural, afirmando que o planeta Terra está numa fase de transição natural, um processo longo e dinâmico, saindo da era glacial para a interglacial, sendo o aumento da temperatura consequência desse fenômeno.
          No entanto, as principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas às atividades humanas, que intensificam o efeito de estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural. A queima dessas substâncias produz gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das radiações solares, como se funcionassem como o vidro de uma estufa de plantas, esse processo causa o aumento da temperatura. Outros fatores que contribuem de forma significativa para as alterações climáticas são os desmatamentos e a constante impermeabilização do solo.

Efeito de Estufa
         
          O degelo é outra consequência do aquecimento global, segundo especialistas, a região do oceano Ártico é a mais afetada. Nos últimos anos, a camada de gelo desse oceano tornou-se 40% mais fina e sua área sofreu redução de aproximadamente 15%. As principais cordilheiras do mundo também estão perdendo massa de gelo e neve. As geleiras dos Alpes recuaram cerca de 40%, e, conforme artigo da revista britânica Science, a capa de neve que cobre o monte Kilimanjaro, na Tanzânia, pode desaparecer nas próximas décadas.

O Degelo provocado pelas Alterações Climáticas
  
          Em busca de alternativas para minimizar o aquecimento global, 162 países assinaram o Protocolo de Kyoto em 1997. Conforme o documento, as nações desenvolvidas comprometem-se a reduzir sua emissão de gases que provocam o efeito de estufa, em pelo menos 5% em relação aos níveis de 1990. Essa meta tem que ser cumprida entre os anos de 2008 e 2012. Porém, vários países não fizeram nenhum esforço para que a meta seja atingida, o principal é os Estados Unidos.

          Atualmente os principais emissores dos gases do efeito de estufa são respectivamente: China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Brasil, Japão, Alemanha, Canadá, Reino Unido e Coreia do Sul.

Por Wagner de Cerqueira e Franscisco: Graduado em Geografia — Equipe Brasil Escola.

22 de Abril -Dia do Planeta Terra

No dia 22 de abril comemora-se o dia Planeta Terra

No dia 22 de abril comemora-se o dia do Planeta Terra, iniciativa que pretende despertar a consciência na população de todo o mundo sobre maneiras de colaborar na preservação do meio ambiente através de simples medidas cotidianas. Há 39 anos, no dia 22 de abril de 1970, aconteceu o primeiro protesto em caráter nacional contra a poluição do planeta. O então o Senador norte-americano Gaylord Nelson, na época estudante de Harvard, organizou eventos para discussão e desenvolvimento de projetos sobre o meio ambiente. O movimento ganhou, ano após ano, outros países como adeptos, incluindo o Brasil, que uniu-se oficialmente à causa em 1990.
O problema – Grande parte dos 510,3 milhões de m² do planeta Terra está sendo destruída por nós, humanos, que somos inconsequentes no proveito do meio ambiente. As florestas estão cada vez mais desmatadas, os rios mais poluídos, o ar mais carregado, o céu mais acinzentado. Como consequência disso tudo, vem o aquecimento global, que por sua vez derrete as geleiras, faz com que o nível do mar aumente, ameaça biosfera e contribui para a proliferação de doenças. Muito esgoto é lançado in natura nas águas, muito lixo é jogado nas ruas e a reciclagem ainda é uma palavra conhecida por poucos.
Para amenizar o quadro desolador, existem ONGs, empresas e outras iniciativas públicas e privadas preocupadas em fazer o mínimo que seja para que a Terra saia desta situação. Hoje, há uma estimativa de que 500 milhões de cidadãos em 85 países fazem algo especial pelo ambiente no dia 22 de abril. Não que a mobilização durante um dos 365 dias do ano possa mudar muita coisa, mas já é um passo para desenvolver a sensibilidade ambiental coletiva e tentar salvar o Planeta. Aproveite esta data para colaborar. Economize energia, evite desperdícios e poluição. Cuide do lixo que você produz.
Para mantermos o equilíbrio da Terra é necessário ter consciência do que deve ser feito. Se os recursos naturais, essenciais para a sobrevivência humana forem esgotados, não haverá maneira de repô-los. O pensamento global deve implantar as iniciativas locais e pessoais para que cada um comece a fazer a sua parte. (Fonte: Yahoo!)

sábado, 2 de abril de 2011

Medite...

Aconteça o que acontecer, esteja em paz com você mesmo.
Aconteça o que acontecer, medite sobre a sua postura perante a vida, diante do seu próximo.
Aconteça o que acontecer, esteja alerta aos seus sentimentos em relação a si e aos outros.
Aconteça o que acontecer, esteja em paz com Deus, que o criou e que quer-lhe bem.
Aconteça o que acontecer, esteja feliz, porque a vida é a melhor escola para que você cresça.
Aconteça o que acontecer, esteja em todos os corações com sua bondade, sua generosidade e sua doação.
Aconteça o que acontecer, esteja ativa na vida, pois passiva e trancada, nada lucrarás, a não ser, a estagnação.
Aconteça o que acontecer, ame, apoie, agasalhe, ajude ao próximo.
Aconteça o que acontecer, esteja em paz.

Aconteça o que acontecer, lembre-se que Deus está com você ai do seu lado, tentando tomar a direção de sua vida. Ele não invade a privacidade de ninguém, mas aguarda pacientemente o convite para entrar em sua morada (coração). Quando permitimos ele faz morada conosco e fará com nossa vida seja, a partir desse momento, uma nova vida.  

Lição 5

LIÇÃO 5:  O fim da procrastinação
Até agora você recebeu várias dicas que serão de grande ajuda que te  auxiliarão  no efetivo gerenciamento da sala de aula. O objetivo destas lições é ensinar-lhe como desenvolver uma abordagem proativa na sala de aula.
 
Entretanto, mesmo que você esteja usando todas as dicas, mesmo que você faça uso das estratégias “registrar” e “ compartilhar”, mesmo que você esteja usando vídeo ou curtas, esteja fazendo mais perguntas que instiguem a reflexão e crítica, esteja criando conexões entre o ensino e os interesses dos alunos, mesmo que você esteja deixando claro o seu roteiro de aula, esteja checando periodicamente o entendimento dos alunos, e mesmo que você esteja dando instruções bem específicas.....ainda assim os problemas vão aparecer.
 
A questão é, não importa o quão proativa você seja ou quantos truques você tenha na manga para deixar os alunos envolvidos na aula, o fato é, alguns alunos ainda não renderão nada, eles simplesmente vão procrastinar o quanto eles puderem.
 
Não me leve a mal, estes alunos são muito capazes, mas eles simplesmente vão sempre arranjar desculpas. Eles são aqueles que sempre dizem “ não entendi a matéria” , como desculpa para não realizarem o que foi solicitado.
 
O truque para resolver este problema frustrante, é “monitorar” a sala após ter dado as instruções para a tarefa. Primeiramente, você precisa compreender que ensinar hoje em dia não é mais ficar sentada na mesa do professor, ou em pé em um determinado local da sala. Um professor que coloca em prática o efetivo gerenciamento da sala de aula está constantemente se movendo pela sala. Que outra forma você conseguiria monitorar todos se não estivesse ao lado de cada um deles ?
 
Agora aqui vai um alerta. Existe a tendência dos professores irem  primeiro na direção  daqueles alunos que apresentam dificuldades. Isto é natural, entretanto é também um erro. Se você for primeiro, ajudar os alunos em dificuldades, que requerem mais do seu tempo, os alunos que procrastinam simplesmente terão mais tempo para procrastinar. Por outro lado, se você for primeiro até os procrastinadores vai deixá-los sem justificativas.
 
Aqui estão algumas dicas para lidar com os procrastinadores:
Primeiro, dê as instruções bem específicas para todos os alunos. Depois, vá imediatamente ao aluno que procrastina e diga-lhe, “Voltarei em 30 segundos (estipule o tempo que você achar melhor), e quero ver a pergunta no. 1 respondida.
 
Após o tempo estipulado retorne e verifique a atividade, dê novas instruções tais como: “ Muito bem João, agora responda as próximas três perguntas, voltarei em 1 minuto e meio”, e continue assim até que ele tenha executado toda a tarefa.
 
Saiba que a procrastinação é intencional e planejada. Assim, manter os alunos na tarefa não requer muito esforço, apenas muita persistência.
 
Use esta estratégia algumas vezes e você verá que os procrastinadores vão parar de procrastinar com as tarefas. O fato é que eles preferirão fazer as tarefas do que ver você a todo instante “pegando no pé “ deles .
 
Colocando os procrastinadores na linha, mantendo-os envolvidos nas tarefas, fará com que eles não desperdicem mais o tempo da aula se ocupando com coisas que distraem os demais alunos. Além do mais você terá mais tempo com os alunos que realmente precisam de ajuda.
 
Eu realmente espero que você tenha apreciado as 5 lições do nosso curso de gerenciamento da sala de aula.
Lembre-se, conhecimento sem uso é apenas informação sem valor. Por isso coloque-as em prática já.
 
Roseli Brito
Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora e  Coach 
========================================================
Curso por email sobre Gerenciamento da Sala de Aula.
Nossa meta, neste ano, é ajudar 50.000 Educadores a transformar a sala de aula.
Inscrição gratuita no site http://www.sosprofessor.com.br