quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Dicas de Como Preservar o Nosso Planeta Terra

Aqui seguem algumas dicas simples que todos podemos fazer para preservar e melhorar a qualidade de vida no planeta.
Você pode ajudar regulando seu ar condicionado… Subir o termostato apenas 1,5ºC no verão e baixar 1,5ºC no inverno pode economizar mais de 400 kilos de emissões de CO2 por ano. Use um ventilador em vez de ar condicionado para não sentir calor. E se sentir frio, vista um casaquinho antes de aumentar a temperatura.
Você pode ajudar comprando produtos da estação… Frutas e verduras fora da temporada custam combustível, energia e embalagem para chegar às suas mãos. Um kiwi colhido na Nova Zelândia e vendido no Reino Unido, por exemplo, gera cinco vezes o peso em emissões de CO2.

     
Você pode ajudar comprando produtos em embalagens reutilizáveis e recicláveis… Escolha os produtos que usam menos embalagens e que com embalagens que podem ser recicladas ou reutilizadas. Melhor ainda: compre produtos feitos com material reciclado e que possam ser reutilizados e reciclados de novo.

 
Você pode ajudar a salvar o planeta reciclando.. Se fossem colocados um ao lado do outro, os cartuchos de impressoras jogados no lixo em um ano poderiam dar a volta a terra. Mas você não precisa ir até a ponta do mundo para reciclá-los, não é?


Você pode ajudar a salvar o planeta trabalhando menos.. um computador que fica ligado durante a noite consome energia suficiente para imprimir até 10 mil copias. Será que isso é o fim das horas extras?


Você pode ajudar a salvar o planeta tirando o carregador da tomada… Se 10% dos donos de celulares do mundo tirassem os carregadores da tomada quando as baterias já estão carregadas, o consumo de energia seria equivalente à utilizada por 60 mil residências européias. Então, tire da tomada e comece a economizar energia. (essa foi para mim, meu carregador só ficava na tomada. Agora não fica mais!)

Você pode ajudar a salvar o planeta escrevendo…. Uma lapiseira de plástico média pode levar até mil anos para se decompor ao ser jogada no lixo. Então, coloque grafite e continue escrevendo, escrevendo, escrevendo…

 
Você pode ajudar a salvar o planeta usando menos o grampeador… Se cada um dos 10 milhões de funcionários de escritório utilizasse um grampo a menos por dia, seriam economizadas quase 100 toneladas de aço por ano. Se você se distanciou de alguém do trabalho, imagine a ponte que poderia construir entre vocês com esse material?


Você pode ajudar a salvar o planeta dizendo simplesmente “ NÃO” … Todos os anos mais de 50 milhões de árvores e 75 milhões de litros de água são utilizados para produzir mais de 7 milhões de toneladas de correspondências não desejadas. Desse total, mais de 40% vão par ao lixo sem nem serem abertas. Da próxima vez que uma empresa mandar algo assim para você, ligue e peça para tirarem você da lista!




Você pode ajudar a salvar o planeta usando o transporte público… Em cada percurso de 1,8 quilômetros o transporte público utiliza quase a metade do combustível consumido pelos carros de passeio e quase um terço do gasto pelas caminhonetes. O que você está esperando? O Ônibus? O trem? Fica esperto!

Essas dicas são de fundamental importancia pois se cada um fizer sua parte o Planeta AGRADECERÁ!!!!
Fonte:diariodebiologia.com

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Um assunto interessante

Um assunto interessante apresentado por nossos alunos na I Mostra dos Trabalhos do   SPE foi este que hoje também foi postado no Diário de Biologia :
O cigarro é na verdade um preparado com um vegetal chamado tacabo de nome científico Nicotiana tabacum que já vem sendo usado a mais de 6 mil anos a.C. Desde de estes tempos, já havia este preconceito com as propriedades deste vegetal. Isso por que, fumar ou mastigar (algumas pessoas mastigam) tabaco ao mesmo tempo que transmite uma boa sensação também pode resultar em doenças.
Existem milhares de substâncias tóxicas na planta do tabaco (e na fabricação do cigarro ainda são adicionados muitos outros), mas o mais expressivo é a nicotina. É ela que produz todas as sensações “boas” que levam as pessoas a fumar mais um cigarro ou mastigar um pouco de tabaco. Nicotina é um alcalóide líquido que ocorre espontaneamente na natureza, cuja fórmula química é C10H14N2. Alcalóides, para quem não sabe, são compostos orgânicos formados por carbono, hidrogênio, nitrogênio e, algumas vezes, oxigênio. Esses compostos são poderosos sobre o nosso corpo. Um bom exemplo de alcalóide é a cafeína presente no café.
Da massa total do tabaco, pelo menos 5% é composto por nicotina, um número bastante expressivo! O cigarro industrial, dependendo da marca, pode conter de 8 a 20 mg de nicotina, mas nosso corpo absorve somente cerca de 1 mg quando fumamos um cigarro. O poder da nicotina não é pouco,  é uma droga psicoativa, ou seja, causa dependência, pois altera o funcionamento do nosso cérebro e de todo corpo podendo tanto estimular quanto relaxar um fumante, dependendo de quanto e com que freqüência ele fuma. Inicialmente, a nicotina causa uma rápida liberação de adrenalina causando o aumento da frequencia cardíaca e pressão arterial e respiração rápida. A nicotina também pode bloquear a liberação de insulina, deixando as pessoas com o nível de glicose alto. Não existem vantagens em usar tabaco, pare de fumar agora!
“Menos alcatrão, menos nicotina” Não caia nessa propaganda, o alcatrão é altamente cancerígeno, dando início à formação de tumores!
  UM VERDADEIRO SHOW DE PESQUISA.

Novidades e Eventos importantes

Aconteceram na Escola Etelvina alguns eventos importantes este fim de semestre .
O primeiro foi dia 10/12/2010 a IV Feira Cultural das Regiões -Uma viagem pelo Brasil.Foi um verdadeiro SHOW!
O segundo foi na segunda dia 13/12/2010a I Mostra dos Trabalhos do Projeto SPE- Saúde e Prevenção nas Escolas.Novamente outro SUCESSO!
O Terceiro acontece hoje,14/12/2010 é a Culminância do Projeto de Leitura -Contos de Fadas no Ensino Médio com certeza será mais um grande momento de muito TALENTO!
Vivenciamos grandes momentos protagonizados pelos nossos alunos!!!
Em breve fotos dos melhores momentos...

sábado, 11 de dezembro de 2010

AGENDA LOTADA

Ando com a agenda um pouco cheia mais procurarei tempo pra escrever aqui!
Desculpa não ter respondido ainda todas as perguntas em breve estarão todsa respondidas .
Beijo no coração!!!